A Intenção Genuína

Eric de Gaia
3 min readJun 28, 2020

--

Muito se tem falado sobre propósito. Estou até com um certo ranço desta palavra e já escrevi sobre isso em outro texto aqui. Hoje, pra mim, vibra mais usar a expressão "Intenção Genuína". Intenção Genuína é aquela vontade que vem da sua essência, a qual não se pode negar. Você pode não dar ouvidos à ela, mas ela está lá, dentro de você, desde o dia que você nasceu. Não estou dizendo que esta vontade seja imutável, pois ela é viva e se auto-regenera de acordo com o nosso momento de vida. Porém, essa intenção é como uma semente. A semente de abacate, por exemplo, só germina abacate, mas ao longo de sua jornada de crescer abacateiro e frutificar outros abacates, ela se transforma diariamente, de acordo com o seu momento de vida, estação do ano, rega, poda, luz, sombra, etc. Acredito que deu pra pegar a essência do que chamo de Intenção Genuína, certo? (Caso queira trocar mais sobre isso e aprofundar a reflexão, me chama que adoro refletir sobre esse tema).

Hoje compreendo que a minha Intenção Genuína é:

Regenerar Relações → Eu comigo mesmo. Eu com o(s) outro(s). Eu com Gaia.

Venho manifestando essa Intenção Genuína de várias formas: na relação com as minhas filhas, na relação com a minha companheira, na relação com os projetos com os quais me envolvo e/ou manifesto com a Quimera. Recentemente me comprometi (comigo mesmo) de somente me envolver em iniciativas que manifestem, de alguma forma, esta Intenção Genuína. Um compromisso desafiador, que tem impactado profundamente em minhas relações de trabalho e de manifestação da prosperidade. Este não é o foco aqui, porém acredito que em um projeto no qual me transbordo — que não cabe mais em mim — este compromisso deva ser visceral e essencial e que, por consequência, deva se manifestar de maneira próspera e abundante.

Photo by Nur Afni Setiyaningrum on Unsplash

Aqui acredito que seja válido clarear o meu entendimento sobre REGENERAÇÃO. Este vem sendo outro tema muito falado ultimamente. Diria até que se tornou a palavra da moda, tomando o pedestal do Propósito. Brincadeiras a parte, a Regeneração se tornou fundamental para que possamos seguir vivendo como humanidade.

Para Daniel Christian Wall, autor do livro Design de Culturas Regenerativas, a Regeneração é uma evolução do conceito de sustentabilidade. De maneira bem resumida, a visão Regenerativa traz um olhar sistêmico sobre a vida, resgatando o pensamento ancestral de unicidade e interdependência entre a humanidade e a natureza. A não separação é a base desse pensamento. Diferente do paradigma mecanicista (que separa em partes), o modelo Regenerativo se sustenta pelo paradigma Ecológico (somos todos partes integrantes de um único organismo vivo / Gaia). Indivíduos e Natureza como um grande organismo vivo e complexo e, assim, emerge o conceito de INTERSER.

Para Thich Nhat Hanh, monge Budista Vietnamita criador deste conceito, INTERSER é o princípio fundamental da vida. Diz ele:

“Interser é uma nova palavra, não está no dicionário ainda,
mas espero que, breve, estará…
Temos palavra “ser”,
mas o que eu proponho é a palavra “inter” ser
interser…
Porque não é possível ser sozinho, ser por si só.
Você precisa de outras pessoas para ser,
você precisa de outros seres para ser,
não apenas de um pai e uma mãe,
mas também de um tio, irmão, irmã,
da sociedade, você também precisa
do brilho do sol, dos rios, do ar,
das árvores, pássaros, elefantes, etc.
Assim, é impossível ser por si mesmo, sozinho.
Você tem de inter ser com todos e tudo o mais.
Portanto, ser significa interser.
O homem é feito de elementos não-homem,
este é o insight que emerge da prática da Plena Consciência.”

Vejo a Regeneração — e intrinsicamente o princípio de INTERSER — como o único caminho viável para a sobrevivência próspera e pacífica da humanidade.

Que assim seja e assim é!

OBS: Este texto é um trecho do texto "Eu sou porque nós somos — Parte 1: Intencionando Comunidades Regenerativas", no qual apresento reflexões sobre a cocriação de Comunidades Regenerativas.

--

--

Eric de Gaia

Pai da Rosamarina e da Romã; Facilitador de Projetos Colaborativos e Catalisador de Comunidades Regenerativas na Quimera/Lab. de Inovação Regenerativa.