Os erros da jornada

Como aprender a levantar após uma queda? Só caindo pra saber.

Se o caminho está errado, em algum momento ele irá lhe informar.

Eu confesso que já levei muita porrada da vida. Os mais íntimos sabem bem disso. E acredito que boa parte da nossa experiência de vida vem dos aprendizados com erros. É natural aprender com eles, afinal quem iria querer cometer o mesmo erro uma segunda vez?

Sempre foi assim na vida pessoal e profissional. E por incrivel que pareça, os erros da vida profissional são os que mais doem. Erros de escolha, erros de execução. O lado profissional não deveria ser amador a ponto de errar, pelo menos na minha humilde visão.

Aqueles erros que mais doem, que nos fazem pensar por dias, até meses…são, obviamente, os que mais nos preocupamos em corrigir. E isso faz total sentido para o crescimento, pois foi na base do erro e aprendizado que muitas pessoas bem sucedidas chegaram aonde estão. Principalmente quando um único erro poderia ter colocado tudo a perder.

O grande problema, ao meu ver, são os "espectadores". Aqueles cuja consciência está coberta pelo ego, impedindo que possam ver os seus próprios erros sob suas virtudes. Aqueles que possuem o martelo da justiça e apontam, condenam e descartam os que falham. Estes não sabem o poder do "feedback".

Feedback é tão importante para o aprendizado que a falta dele faz com que o erro tenha sido em vão. É preciso ter mais paciência com o processo de crescimento pessoal/profissional de um indivíduo. Ou você acredita no potencial em questão, ou você estará sendo hipócrita. Isso também vale para a execução de uma idéia.

Eles estão por toda parte…desde seu chefe até a sua própria família.

Como desenvolvedor, criei alguns projetos do zero, participei de 0utros projetos em andamento e até concluí projetos engavetados com uma estrutura completamente antiquada. Em absolutamente TODOS os projetos ocorreram erros. Em algum lugar o projeto estava falhando? Ou a constante desses projetos era a minha incompetência em trabalhar de forma perfeita?

O mais engraçado é que grandes empresas mundiais como o Google, a Apple, entre outras, vivem de lançar update para corrigir bugs, aprimorar seus serviços e oferecer cada vez mais a melhor qualidade de software e hardware que seja possível. Mas quando foi que entregaram de primeira sem erros?

Nem a toda poderosa Tesla se salvou dos erros…e isso incluiu uma vida humana perdida.

Com toda a consciência, nossa equipe sempre esteve preparada para cometer erros. Da teoria dos livros para a prática do mundo real, sabiamos desde o início que cometer erros seria fundamental para o crescimento do negócio. Usamos isso ao nosso favor, como determina o manual. Hoje sabemos o peso da importância de errar e, de preferência, aprender rápido e corrigir.

Já cometi erros em projetos, em empregos, em relacionamentos, amizades, família, escolhas de vida…quem nunca? Erros não são crimes. O que é grandioso, afinal, é reconhece-los e buscar aprender com eles. Buscar se aprimorar, evoluir, ser uma pessoa e um profissional melhor. A perfeição não existe, o que existe é a taxa mínima de erro que leva tempo para ser extremamente minimizada.

Parafraseando uma passagem bíblica: “Quem nunca errou, atire a primeira pedra!”. E esse mundo está cheio de bons arremessadores…