API, endpoint, Swagger, Query, Json, Monolito, Devops, CI/CD ……Tende ao infinito e além.

Ao fundo monitores com tela preta e código fonte nas cores brancas, azul, verde e vermelho, na frente um óculos direcionado para telas.
Imagem https://unsplash.com/@ikukevk

Essas e muitas outras palavras e termos técnicos estão inseridos no dia a dia de uma pessoa que trabalha na área de produtos digitais, e por vezes ficar igual a Nazaré pensando e perdida é comum, ainda mais se a pessoa não tiver nenhum background técnico.


Falando um pouco de como estar na comunidade de Mulheres de Produtos (e contar também com amigos) me faz bem e me ajuda nos momentos complicados

Quem nunca ficou com uma imensa dúvida ao criar um MVP, lidar com um produto novo, saber como fazer uma pesquisa ou ainda em fatiar uma história?

Photo by Brett Jordan on Unsplash

Bem, eu já, e o que fiz neste momento foi pedir ajuda, tanto na comunidade como para amigos do setor (isso inclui dev’s, design, PM), e isto me ajudou a ter um Norte! …


Você está promovendo uma cultura saudável de produtos ou está apenas exaltando o microgerenciando

Photo by dylan nolte on Unsplash

Estar em uma posição de gestão incorre no desafio de guiar sua equipe e produto para direção certa, em outras palavras, é preciso conhecer a situação atual para determinar seu estado e o quão próximo dos objetivos se está.

Mas quando este entendimento da situação atual leva a uma supervisão minuciosa e até controladora? Quando passa de um acompanhamento de resultados para uma micro gestão?

Para iniciar este reflexão precisamos nos aprofundar no entendimento do que vem a ser o microgerenciamento. Se gerenciar é coordenar e gerir uma empresa, negócio ou equipe, o microgerenciamento está atrelado a executar esta função de forma excessivamente controladora, com muita insegurança e sufocando o processo e as pessoas.

Líderes que fazem microgerenciamento podem ter características bem fortes, como:

  • Insegurança e…

O método de priorização vivido por muitas pessoas de produto

Muito se discute sobre métodos de priorização, afinal saber onde focar e no que dar prioridade é um importante atributo de quem trabalha na área de produtos. E dentre os muitos métodos conhecidos, talvez tenha um que todo PO/PM tenha passado: a priorização por DECIBÉIS!

Photo by Oleg Laptev on Unsplash

Esta priorização é baseada em quem consegue trazer em mais alto tom a ordem de priorização, geralmente vem acompanhada da solução pronta e bem formatada, bem como um direcionamento totalmente claro do que deve ser feito e como deve ser feito, e sim, frequentemente acompanha…


O ano de 2020 com certeza entrará nos livros de histórias, teremos no futuro um resumo de como um vírus transformou as relações entre pessoas, entre empresas e afetou o consumo, de como o uso da tecnologia e formas para reduzir o contato foram amplamente utilizados.

E por isso, queremos compartilhar o desafio que o isolamento social trouxe aos produtos que cuidamos aqui na M4U, batemos um papo com quatro PO’s para compreender como foi a receptividade com mudanças tão fortes, não apenas na maneira de trabalhar, mas no que trabalhar, afinal o roadmap tem que estar alinhado com o…


Usar a criatividade para resolver problemas e tomar decisões.

Photo by Xavi Cabrera on Unsplash

Em tempos de crise, muito se escuta que um novo olhar e um novo uso para o que “já temos” fará com que as empresas resistam e cresçam, assim determinando a saída do conhecido oceano vermelho. Para se destacar no mercado e sobreviver é preciso ser disruptivo, logo o uso da criatividade é essencial.

Então a pergunta que fica é: você tem usado a sua criatividade?

Para ficar mais claro o entendimento do que se trata criatividade busquei seu significado no dicionário:

  • Qualidade da pessoa criativa, de quem tem capacidade, inteligência e talento para criar, inventar ou fazer inovações na…

O uso da rede social de compartilhamento de imagens para aprender sobre o universo de produtos e mais

A minha rede social favorita é o instagram, gosto de como os conteúdos são visuais, curtos, interessantes e do dinamismo por conta do carrossel de histórias.

Photo by lalo Hernandez on Unsplash

Por isso utilizo esta rede para consumir pequenos conteúdos sobre produtos, agilidade, métricas e experiência do usuário. Além de ser fácil a leitura das informações publicadas, ainda é possível ter uma interação com os geradores do conteúdo.

Sendo este último ponto o que mais me anima e incentiva a continuar utilizando esta plataforma. …


E o funcionamento do Management 3.0

Você já trabalhou em algum lugar onde há pessoas tipo super star?

É aquela pessoa que é chamada para resolver todos os problemas: se alguém tem alguma dúvida pergunta direto para ela, se precisa de brainstorm para alguma solução fala direto com ela. Se apareceu um problema manda direto para esta pessoa resolver. Parece bom, mas será que realmente é?

Photo by Toni Cuenca on Unsplash. #Pracegover: Imagem com fundo rosa onde tem um pintinho amarelo correndo.

No Tedx apresentado por Margaret Heffernan, ela usa o exemplo de um estudo científico com galinhas feito por Willian Muer para traçar de forma surpreendente um paralelo entre o nosso sistema de times e de gestão.

Neste estudo, foram criados…


Um pouco dos nossos primeiros passos, origem e perspectivas

Existe uma “máxima” de que mulheres competem entre si, que não ficam felizes com as vitórias umas das outras, que mulheres não trabalham bem juntas e por aí vai; eu particularmente nunca acreditei nisso. E no que me deparei?

Sim! Existem muitas pessoas que acreditam nisso e repetem esse tipo de frase com convicção, mesmo que não tenham tido uma experiência real.

Contudo, para minha surpresa, conheci na M4U duas mulheres cheias de energia: Lilian e Jacqueline, elas queriam muito que nós mulheres da Mobile for You nos conhecêssemos melhor. …


Uma experiência bem frustante em um site de e-commerce

Photo by Bruno Kelzer on Unsplash. #pracegover: carrinho de compras vazio em tons gris.

Dia das Mães chegando, e tudo que eu quero nesse tempo de quarentena é conseguir, mesmo distante, fazer um agrado para minha mãe e para minha sogra. O que eu não imaginava é que conseguir concluir uma compra bem sucedida em um site de e-commerce fosse algo que exigisse tanto esforço.

O primeiro passo foi fácil: selecionar a loja. Escolhi uma que gosto muito no mundo físico, que é antiga em nosso país e traz produtos de perfumaria, cuidados pessoais, cuidados com o pet e aqueles mimos para deixar sua casa…

Éricka Padilha

Carioca questionadora que ama fazer produtos! Também curto ler e estudar sobre o mercado tech, protagonismo feminino, meios de pagamentos e produtos digitais.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store