Sprint Triathlon 7: O dia chegou!

Erika Noguchi Health Coach
5 min readJul 18, 2023

--

New Jersey State Triathlon 2023.

Preciso deixar aqui um registro resumido de como foi participar desse evento sensacional!

Mercer County Park, Trenton — New Jersey.

A prova aconteceu no Mercer County Park, em Trenton, New Jersey.

Saímos da nossa casa na tarde do dia anterior, para pegar as nossas bicicletas alugadas na Diamond Cycle, em Montclair. Enquanto o Leandro pegava nossos kits de prova, seguimos para o QG da Equipe Famíliaaaaaaaaaaa! para os ajustes finais com os amigos queridos. Rolou aquele macarrão à bolonhesa e até a comemoração do aniversário da Gabi, com direito a bolo de sorvete do amado Zita’s! Glicogênio estocado o suficiente para o dia seguinte!

A equipe, devidamente abastecida.

Acordamos às 4am. Nos alimentamos e partimos para o Mercer County Park, 1h de carro até lá.

Durante o percurso de carro, aquele medo, aquela ansiedade… taquicardia, pupilas dilatadas, corpo pronto para a luta!

Lá chegando, primeira vez, vamos entender como tudo funciona!

Paramos no estacionamento, escrevemos nossos números de identificação nos nossos corpos, estacionamos as bicicletas organizando nossos equipamentos e suplementos para cada uma das transições. E partimos para o ponto de largada, no lago.

Ao chegar lá, uma neblina cobria o lago todo, parecia um filme de terror. O medo fica ainda maior… e se eu me desesperar e panicar durante o percurso? Já era… Mas fui fazendo os exercícios de respiração para diminuir minha ansiedade, fui aquecendo segundo as orientações do meu coach… e tudo foi melhorando.

Eu ficava repetindo pra mim mesma que estava pronta pra prova, várias vezes… precisava acreditar.

Chegou a hora da minha bateria. Wave 6, eu e várias mulheres na faixa de 50 a 54 anos. Éramos 43. Mais algumas outras categorias, mas meus pares estavam ali ao meu lado. E não houve clima de rivalidade em nenhum momento, muito pelo contrário. Todas se cumprimentando, se olhando nos olhos e sorrindo, desejando uma boa prova. Lindo demais!

Wave 6, mulheres de 50 a 54 anos.

8:15h foi dada a minha largada!

Aquele lago… aquela sensação estranha de não enxergar um palmo à frente… aquele medo de errar a curva e parar lá do outro lado… aquele medo de cansar e não conseguir concluir.

Calma. Respira. Passa pelos primeiros 100m que o resto vem tranquilo. Dito e feito. Consegui manter a calma, não me desesperei e mantive a constância nas braçadas e pernadas, contando a respiração, quase meditando enquanto nadava.

16 minutos depois, eu saía do lago com aquela sensação boa. Nem consegui correr, queria sentir mais aquela sensação boa de “eu consegui”.

Eu, viajando…

Viajei tanto nessa onda que demorei quase 10 minutos na transição para a bicicleta.

8:41h começo no ciclismo.

A bicicleta é uma delícia! O céu ainda estava nublado. Eu estava molhada da natação. Que maravilha. O vento batendo no meu rosto, parecia que eu voava. Passei algumas pessoas, fui ultrapassada várias vezes. Mas, de novo, o clima de fair play era incrível. Quando ultrapassada, recebia um “good job! keep going! you’re doing great!”… sensacional! E passei a fazer isso quando ultrapassava também. Olha o efeito cascata positivo. Gentileza gera gentileza.

Melhor parte da prova!

Cheguei um pouco mais cansada, pois acho que dei o meu melhor nessa parte. Estava mais esperta na transição, que demorou 4 minutos dessa vez.

9:28h começa o terror!

As nuvens vão embora e o céu se escancara, lindo… e lá vem o sol… que caloooor!

Apesar de ter consumido meu carbo em gel, já estou bem cansada… está muito quente e não tenho nem uma musiquinha pra me distrair na corrida. Caminho por uns 600m, dou um trote, paro na estação de hidratação pra fazer uma horinha… volto a trotar, paro na outra estação de hidratação. Tenho que continuar!

Encontro o Leandro voltando e vibramos! Me deparo com um senhor, que também estava voltando, que me dá um tchau e fala “you can do it!”. Parece que a chave virou ali! Acho que o carbo também começou a fazer efeito.

Eu, feliz, correndo?!

Eu corria com passadas altas, saltitando… feliz. O cansaço já não pesava, mas eu não me empolguei ao ponto de correr num pace mais rápido do que estava acostumada. E continuei na minha cadência de 1 milha em 11 minutos (pace de 6,9), curtindo o trajeto, como nunca aconteceu antes.

Quando estou quase chegando, vejo os amigos. Que felicidade!

E ali, alguns metros à frente, vejo o Marcello, gritando e correndo junto comigo pelo lado de fora da grade, me filmando, vibrando muito. Nossa… isso não tem preço! Eu explodia de felicidade, que emoção!

Meu parceiro de vida!

Parece que nasci de novo e terei mais 50 anos pela frente. Estou curtindo a minha felicidade até agora!

  • A felicidade de ter cumprido a prova sem intercorrências.
  • A felicidade de ter me recuperado muito bem após a prova.
  • A felicidade de ter me permitido aceitar sair da minha zona de conforto e me desafiar em algo diferente.
  • A felicidade de saber que tenho, em minha vida, pessoas tão especiais. Gratidão a vocês! Marcello, Siman, Guilherme, Iracema, Ricardo, Leandro e Fernanda (que não foi na prova mas ficou torcendo por nós e tomando conta das nossas crias).

Dedico essa minha conquista ao velho Noguchi e à atleta, que é minha inspiração desde mais nova, Fernanda Keller.

Agora, vou curtir a Lumi, que vai passar um tempo longe, na sua primeira experiência em acampamento de verão, e me permitir desfrutar dessa minha conquista.

Também vou planejar o que farei nos próximos seis meses. Mas já posso adiantar que saí dessa experiência com gostinho de quero mais.

--

--

Erika Noguchi Health Coach

Te apoio na construção de um estilo de vida mais equilibrado e feliz. O bem-estar é um direito seu. Lute por ele!