Não se critique

Erika Yamauti
2 min readJan 28, 2018

--

Não existe essa tal de “crítica construtiva”. Toda e qualquer espécie de crítica é negativa, e deve ser eliminada totalmente. Quando me deparei com esse conceito revolucionário, pensei no primeiro momento que não fazia sentido.

Afinal, eu, como uma virginiana clássica, estava super acostumada a criticar a tudo e a todos, e especialmente, a mim mesma. Com os outros, até conseguia manter um olhar mais suave, gentil e compreensivo, mas comigo mesma, era implacável: me destruía lentamente por dentro, com minha autocrítica feroz, que minava a minha (naquele momento baixa) autoestima.

Aos poucos, fui entendendo esse ensinamento, que realmente mudou a minha vida. É triste perceber que o ser humano tem um certo prazer sádico em criticar os outros, julgando as atitudes alheias através dos seus próprios (pre)conceitos, apontando o dedo para aqueles que, supostamente, considera culpados.

Fazemos isso como se fossemos seres superiores, sem perceber que quando julgamos o outro, na verdade, estamos tentando desviar o olhar de algo que está dentro de nós mesmos e que causa um certo desconforto, que não conseguimos definir em palavras. Afinal, é mais fácil criticar o outro, reclamar, espernear, do que olhar para dentro e entender essa angústia, que consome a alegria.

É muito triste pensar que tanta gente vive dessa forma nociva, desperdiçando tempo e energia criticando os outros, sem fazer o caminho natural para dentro. Depois de muito trabalho e treinamento, eu consegui me curar do vício na crítica. Simplesmente decidi que iria parar de criticar e julgar os outros, e fui em frente, adotando uma visão de empatia e compaixão pelas pessoas. Me recompensando a cada passo correto, e me questionando quando insistia no erro.

É um processo difícil, muito doloroso, e às vezes, tenho recaídas, pois sou humana. Mas melhorei 1000% em relação ao que era no começo dessa jornada. E também me tornei a minha melhor amiga. Sem culpa, sem julgamento, sem crítica, com um olhar mais maduro e generoso em relação ao mundo. Vale a pena fazer essa experiência: tente passar 1 mês sem criticar ninguém e sem reclamar de nada. Se eu consegui, você consegue também!

--

--

Erika Yamauti

Journalist, marketing and event specialist, discovering the living Japan in Brazil.