Autoria: Bianca Erthal, Kwan Yin, Erik Dana e Leo Napoli

A autogestão é uma metodologia de gestão de organizações que permite autonomia e colaboração.

O Vértice Coletivo implementa autogestão desde 2017, a fim de não ter imposições e permitir liberdade de atuação para todas as pessoas que participam e com ele interagem. Muito empolgado com educação não-formal e desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, Erik Dana teve a iniciativa de oferecer oficinas sobre os métodos utilizados pelo Vértice Coletivo. A ideia consistia em compartilhar experiências, escutar outras pessoas e desenvolver aprendizados de forma participativa.

A primeira foi sobre a divisão de recursos, um método reconhecido como pilha de dinheiro, ou Moneypile (você pode demonstrar seu interesse em ser notificado sobre as próximas oficinas nesse formulário). …


Todo mundo já deve ter passado pelo processo de tentar alinhar tarefas e projetos com grupos e falhar terrivelmente kkkkk é um horror.

Eu sigo estudando muito e tentando diversos métodos, mas ainda erro muito. Várias vezes entro nas discussões, aí acho divertido ou fico puto e quando vejo já passou meia hora do tempo que eu podia ficar e tudo piora.

Registrei aqui um método que tenho usado recentemente, baseado no O2, uma metodologia de gestão organizacional desenvolvida pelo pessoal da Target Teal, inspirado na Holacracia.

Esse método é um sucesso! As reuniões são rápidas e ágeis, a gente fala das tarefas e tensões. É muito importante manter a regularidade, um dos truques que percebi é esse: estar em contato frequente. Idealmente toda semana e presencial, mas em tempos de Corona vírus tem que ser virtual, né?! …


Image for post
Image for post

No coletivo que faço parte usamos essa metodologia pra dividir o que recebemos por projeto. A intenção é considerar os gastos, a situação financeira de cada e o envolvimento no projeto.

Não sei de onde veio isso, procurei pouco mas também não encontrei referências confiáveis, ou seja “só sei que foi assim”.

Eu venho aprendendo que isso ajuda muito a desenvolver as relações também. Fico cada vez mais contente com esse formato, vem trazendo muitos aprendizados sobre como lidar com dinheiro.

Vale deixar claro que fizemos adaptações do que aprendemos e estamos usando esse método desde o início de 2018.

Na minha experiência pessoal

O momento de divisão pode ser olhado como um ritual de agradecimento e revisão da relação das pessoas com o projeto. …


Image for post
Image for post
FACULDADES INTEGRADAS HÉLIO ALONSO
COMUNICAÇÃO SOCIAL — PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Erik Ribeiro Dana

Rio de Janeiro

2014

Artigo científico de conclusão do curso de graduação de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Hélio Alonso, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social — Publicidade e Propaganda, sob a orientação do Prof. Luiz Carlos Agner.

RESUMO

O teste de usabilidade tem como objetivo analisar o comportamento do usuário a fim de melhorar o uso de uma interface, a partir disso é feito um estudo para avaliar as mudanças necessárias para que o usuário alcance os principais objetivos com facilidade. O processo consiste, basicamente, em definir os objetivos de uso, encontrar e selecionar participantes que representem o público-alvo, realizar e observar o teste do usuário, analisar os dados obtidos e desenvolver um relatório do teste realizado. Esse artigo analisa esse processo além de estudar o case do ecommerce de camisas mesclado.com.br. Diante das constantes inovações da modernidade, a quantidade de interfaces de interação entre humanos e computadores vêm aumentando bastante, com isso a preocupação com a facilidade de uso da mesma mostra-se cada vez mais necessário. …


Image for post
Image for post

“Se você fica feliz ao ver alguém sorrindo, você entendeu tudo!”

Você já se divertiu vendo uma criança se divertindo? E quando você vê alguém que você ama, feliz, mas com outra pessoa?

Então o que é a Compersão?

"É a felicidade que as pessoas sentem de saber que seus companheiros e companheiras estão sendo amados, estão se sentindo felizes em outras relações." Mônica Barbosa, em A ideia de estabilidade é extremamente questionável.

Compersão é um termo cunhado pela sociedade Kerista, que também criou a polifidelidade — tinha que ser né kkkkkk.

Isso é um assunto muito interessante que sempre me envolveu, sempre culpo minha vênus em gêmeos, que dizem influenciar pra ter "múltiplas possibilidades de entender as formas de se relacionar". Eu sempre me vi muito diferente nesse sentido. Já fui considerado insensível — às vezes eu era mesmo — mas entendi que a minha forma de lidar com o afeto não é tão comum. …

About

Erik Dana

Amar e mudar as coisas: educação, relacionamentos, tecnologia e processos colaborativos

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store