Estilo de codificação com EditorConfig!
Desde de que decidi que iria começar a programar do jeito certo, o PHP Code Sniffer tem sido meu leal amigo. Ele me ajuda a verificar se o meu estilo de código está no padrão PSR-2, mas eu sempre esqueço os tabs e a linha no final do arquivo, tudo bem, ele corrige sozinho isso e outros vacilos meu, mas e se eu quiser diminuir o trabalho dele e acertar isso enquanto eu trabalho? É ai que entra o EditorConfig.
O EditorConfig nada mais é que um plugin na sua IDE/Editor de Text que altera seu arquivo para o padrão que você especificar assim que você salvar o arquivo. Tudo configurado de acordo com um arquivo chamado .editorconfig.
Ótimo para quem trabalha sozinho e sempre esquece de checar a PSR, melhor ainda pra quem trabalha em uma equipe com vários devs usando vários editores diferente.
Como instalar
Instalar o EditorConfig é simples, ele tem suporte pra quase tudo, é só você escolher seu Editor de Texto/IDE e seguir os passos para instalar:
No sublime, basta abrir o PackageControl: Install Package(ctrl+shift+p) e teclar EditorConfig para encontrar o plugin.
Da uma olhada lá se você usa outro Editor/IDE, tem muita opção, muita mesmo.
Como usar o EditorConfig?
É mais simples ainda, nem precisava deste artigo.
Basta você criar um arquivo novo chamado .editorconfig na raiz do projeto com as configurações, eu uso assim:
Você ainda pode tentar usar o do CakePHP 3:
Este é o arquivo de exemplo no site oficial (na data de publicação deste artigo):
Aqui o link direto para o arquivo no site: http://editorconfig.org/#example-file
Indo mais a fundo!
Pra você entender como funcionam cada um dos elementos de configuração do arquivo .editorconfig basta dar uma olhadinha na documentação oficial, mas convenhamos, é simples, não?
Conclusão
O EditorConfig é uma ferramenta incrível para se manter um padrão de trabalho comum para várias extensões de arquivos. Estou usando muito por aqui. E como eu sei que vai rolar a pergunta: Não! Ele não substituiu o PHP Code Sniffer! Mas somou muito!
Se você curtiu este artigo, que tal me ajudar a espalhar boas práticas pra toda a comunidade?