Érica Martinez
Aug 25, 2017 · 4 min read

“O boom do wellness” e Netuno em Peixes.

Marilyn Monroe fazendo Pilates nos anos 50

O @wgsnbr (que é um bureau de tendências de comportamento) fez um post recentemente em seu instagram falando sobre “O Boom do Wellness”:

“ Yoga com cabras e produtos que tem a habilidade física de mudar emoções e alterar os níveis de serotonina no cérebro. Esses foram alguns dos tópicos abordados na palestra “O Boom do Wellness” apresentada pela @ninagiglio, Executiva de Marketing WGSN #wgsntrendtalks “.

E algumas discussões de bastidores tem trazido uma certa “preocupação” sobre a banalização de algumas linhas/crenças/rituais/filosofias, ou como quisermos chamar. Penso sobre e trago comigo um pouco da filosofia dos @floraisdeminas que diz que o conhecimento é para ser, com muito respeito, compartilhado e a ideia de trazer luz tantas sabedorias que durante tanto tempo pertencia a um certo Lado B da vida, desde muito antes dos anos 50, nos ajuda a derrubar alguns tabus.

Entendo que essa mudança não aconteceu de uma hora para outra e relaciono essa vontade — de bem-estar e a necessidade de entrar em contato com esferas mais profundas da vida — a NETUNO que entrou em Peixes em 2012. Netuno é o planeta da transcendência e em Peixes domiciliado e pleno. Todo o universo sutil e poético se faz necessário e vem se transformando desde então.

Pesquisando, encontrei um texto da astróloga Vanessa Tuleski que fala um pouco disso e de algumas coisas que viemos sentindo e que, acredito, nos tem levado à essa busca de auto-entendimento e auto-cuidado que explica bastante esse “boom”. Separei uns trechos aqui: acho que vale a leitura e “segue o fluxo”.

“Em 2012, o jornal britânico “The Telegraph” publicou uma matéria com o título “London 2012 Olympics: The Crying Games”, que poderíamos traduzir livremente como “Londres 2012, as Olimpíadas do Choro”. O texto, de autoria de Michael Leapman, comentava sobre a onda de choro e emoção das últimas Olimpíadas, e teve a (apropriada) ousadia de avisar: “estamos em uma época de um novo tipo de emocionalismo, na qual não só é aceitável, como também desejável, colocar tudo para fora, dando livre curso aos nossos sentimentos mais íntimos”.

A emotiva olimpíada de Londres foi primeira a ocorrer com Netuno já no signo de Peixes. O jornalista provavelmente desconhecia o que os astrólogos já sabiam: que Netuno poderia agora dar livre vazão à emotividade, criatividade, intuição e sensibilidade.

De 1998 a 2012, quando transitou por Aquário, Netuno consagrou a música eletrônica, os DJs, a diversidade dos gêneros e os cantores com um perfil mais questionador. Aquário também rege os aparelhos. E Netuno, que dissolve barreiras, representou a música (Netuno) invadindo todos os meios eletrônicos (Aquário), deixando de estar restrita a discos de vinil, CDs e DVDs. Agora ela está em todo lugar, acessível a todos.

COLETIVO É PALAVRA-CHAVE

Outras coisas que viemos sentindo: Você não quer mais viver sozinho: precisa mais das pessoas. E está estranhando isto, porque durante o período em que Netuno transitou em Aquário, todo o seu ideal concentrou-se em ser independente e livre. Parece que esse modelo não lhe satisfaz mais, mas você ainda tem medo de mergulhar nas estranhas (e mais turbulentas) águas da emoção, em que suas defesas cuidadosamente construídas já não mantém você tão a salvo. No entanto, como é uma energia ainda nova, de vez em quando você pode sentir necessidade de se isolar e entender o que está acontecendo, além de organizar a sua cabeça, que, apesar de continuar funcionando muito bem, parece que ficou mais caótica e menos linear. As emoções chegam mais rapidamente à mente e você tem mais necessidade de música e beleza em sua vida como um todo. De alguma forma, depois de tantos anos de Netuno em Aquário, você se adequou aos valores deste posicionamento. Isto é, não cobrar, manter a independência, a distância, controlar as emoções, exigir pouco do outro e não se deixar ser exigido. Estes valores lhe pareceram corretos durante muito tempo, ainda que, nos últimos dois anos, possivelmente uma parte de você, mesmo que estivesse acostumada a eles, também se via exausta com tanto esforço em manter-se apartado, separado, racional e individual. Você se cansou de, na maior parte do tempo, não ter alguém em que se apoiar e hoje anseia cada vez mais por partilhar sua vida com outras pessoas — e isso no mundo real, não mais só nos computadores ou celulares.

Você está menos verbal. Antigamente, almoçava agitado, talvez conversando com alguém, mexendo no celular ou com a cabeça a mil por ora. Hoje, às vezes só quer aproveitar aquele momento de refúgio para realmente comer e pensar um pouco. Sente que precisa de um pouco de calma, mesmo tendo ainda uma vida alucinada.

Na correria da vida, algumas vezes você tinha se perguntado se a sua capacidade de apreciar a beleza havia se extraviado, fosse com distrações ou com racionalizações, e hoje uma lua cheia no céu e um punhado de estrelas é capaz de alterar algo dentro de você, provocando uma emoção que você julgou que jamais sentiria novamente.”

Taí, Netuno… Até 2026 teremos muuuito o que fazer.

)

Written by

astróloga, terapeuta holística. virgo+saggitarius e, sim, romântica incurável.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade