Natureza: Jardinagem na Escola (Parte 1)

Escola Em Ação
4 min readFeb 11, 2016

O contato com a natureza tem poder terapêutico e pode trazer muitos benefícios quando inserido no ambiente escolar, sendo um dos aspectos para manutenção de uma boa qualidade de vida. Nesse post, você poderá aprender mais sobre esses benefícios e aprender como realizar uma oficina de Jardinagem na sua escola ou com seus filhos.

Imagem 01 — Exemplo de Jardim na Escola

Por quê?

Segundo pesquisa realizada por Pilotto em 1997, um projeto realizado em Los Angeles, com o objetivo de reverter a violência entre os jovens, adotou um método no qual a comunidade escolhia terrenos abandonados, muitas vezes usados por gangues e traficantes, implantando ali um jardim-laboratório, onde os jovens, quase todos desempregados e péssimos alunos, aprendiam a cultivar flores, reduzindo assim a delinquência juvenil.

Existem evidências apontando para uma melhora dos níveis de atenção de crianças com déficits de atenção; melhora emocional, cognitiva e do desenvolvimento relacionado com valores durante a infância e adolescência precoce quando as crianças e jovens mantém contato com a natureza.

Uma comunidade escolar — alunos, professores, funcionários e pais — que estabelece uma ligação afetiva com o ambiente escolar têm maiores condições de desenvolver o seu potencial criativo.

Como?

A Jardinagem, portanto, se apresenta como uma ótima forma de inserir o contato com a Natureza nas escolas, proporcionando diversos benefícios para as crianças e adolescentes envolvidos.

Através da Jardinagem também é possível inserir conteúdos como Sustentabilidade, Espécies de Plantas e Preservação Ambiental. As crianças e adolescentes também poderão desenvolver diversas competências, como responsabilidade e comprometimento, pois será preciso realizar a manutenção do jardim — despertando senso de cuidado e pertencimento ao ambiente escolar nos estudantes.

O que?

Agora é hora da mão na massa!! Vamos te mostrar como realizar uma Oficina de Jardinagem na sua escola.

Primeiramente, é preciso sonhar e planejar o jardim! É importante que as crianças participem desse momento para estimular a criatividade e o desenvolvimento de outras competências, como apesquisa e autonomia, por exemplo. O facilitador pode solicitar que as crianças desenhem como imaginam o Jardim dos Sonhos. Depois disso, para guiar a pesquisa e planejamento o facilitador da oficina pode dividir os estudantes em grupos para que eles respondam algumas perguntas necessárias para fazer o Jardim:

“Quais materiais vamos precisar? Quantas plantas podemos ter no nosso jardim? Qual o tamnho do nosso espaço? Quais as etapas para fazer o jardim? Quais espécies de plantas se adaptam melhor ao clima da minha cidade?” — É importante que o facilitador também pesquise sobre o tema para guiar e ajudar as crianças e adolescentes.

Nesse momento alguns pontos necessitam ser definidos: onde será o jardim, quais os materiais necessários e onde conseguiremos, quem ficará responsável por cada parte na execução, quais sementes serão necessárias e a “planta” do jardim. Os estudantes também pesquisarão sobre tipos de solo, plantas e clima. Essa parte poderá ser feita em conjunto com o professor de Ciências da Escola (Ensino fundamental) ou Biologia/Geografia (Ensino Médio). É interessante incluir nessa uma breve apresentação sobre Sustentabilidade e como fazer um Jardim Sustentável para que eles se familiarizem ao tema e possam aplicar na execução do Jardim.

Agora vamos ao Passo a Passo para fazer o nosso Jardim:

  1. Limpe o local onde será o Jardim, se necessário;
  2. Pinte os pneus ou garrafas pets onde serão colocadas as mudas (observe na imagem 02);
  3. Separe os alunos em grupos e cada grupo ficará responsável por um tipo de planta;
  4. Abra as covas* utilizando uma pá de jardinagem e cavadores (nesse momento seria bom contar com a ajuda de outros adultos);
  5. Após isso adiciona-se o adubo;
  6. As mudas devem ser retiradas cuidadosamente dos sacos que as envolviam
  7. Replante as mudas no solo e cubra-as com a mesma areia retirada na abertura da cova.
Imagem 02 — Pneus decorados

*As covas devem ser um pouco maiores que os saquinhos das mudas tanto em largura quanto em profundidade

Para facilitar a realização da oficina, aqui vai uma lista com algumas sugestões de plantas:

  1. As orelhas de lebre crescem com facilidade e têm toque macio;

2. Para estimular a visão, a arquiteta recomenda calêndula, boca-de-leão e girassol. Outras opções: petúnia, violeta, lírios da paz e gerânio;

3. Para o olfato, uma boa pedida são as plantas de tempero, como alecrim, hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha, coentro, menta, orégano, erva doce ou erva cidreira. Mas há também as plantas de perfume, como cravo, jasmim-estrela, madressilva, mini gardênia;

4. Para estimular o paladar, nada melhor do que frutas e legumes: morango, tomate — eles crescem em um suporte e vão girando em torno dele -, jabuticaba, romã, acerola, pitanga, ou ainda verduras e legumes, como alface e cenoura;

Mas lembre-se: o mais importante na escola das plantas para fazer um Jardim Sustentável, é utilizar plantas regionais.

Além disso, também é importante ficar atenta(o) aos materiais necessários. Aqui vai um checklist:

Terra, adubo, um vaso ou floreira (garrafas pets usadas)ou espaço para o jardim, mini pá, um pequeno regador, tesoura de poda, luvas plásticas, plaquinhas de identificação para as plantas, mudas, tinta e pneus.

Quer saber mais?! Aproveita esses links com mais conteúdo:

Projeto de Jardinagem em Escola

Mais dicas

E outras dicas aqui

Compartilhe sua experiência com a gente. Qualquer dúvida só deixar um comentário: 1, 2, 3 AÇÃO!!!!

--

--

Escola Em Ação

Educação pela qualidade de vida e empreendedora. Blog do Projeto Escola Em Ação.