Os 4 PQs em 4 minutos

Algumas dicas para você nunca mais errar

Periodicamente, o Escrever Sem Frescura vai trazer um artigo abordando as dúvidas de português mais comuns.

Este é o primeiro da série.

Por que escolhi este tema? Você quer saber por quê? Oras, porque é uma dúvida que muita gente tem, eis o porquê.

Enquanto escrevo este texto, sinto inveja da minha esposa, professora de inglês. Pergunta? Why. Resposta? Because. E pronto, tchau e bênção.

Ou melhor, bye and blessing.

Mas aqui é Brasil, amigo. Falamos a língua portuguesa, o idioma de Camões, a última flor do Lácio. Com um pouquinho de huehueBR.

Não sou professor, muito menos, gramático. Sou apenas um redator publicitário latino-americano e tudo que posso prometer é simplificar ao máximo a explicação.

E, claro, fazer algumas piadinhas durante o processo.

SPOILER: uma fala clássica do Prof. Girafales será citada neste texto.

Para começo de conversa, vamos pegar nossos quatro amiguinhos (por que, por quê, porque e porquê) e, só por enquanto, chamar todos carinhosamente de PQ.

Você já faz isso pelas redes sociais afora mesmo, não vai ser um grande sacrifício. Na vida profissional, entretanto, o emprego do PQ não é uma opção aceitável. Usar a variação errada, então, é pior ainda.

Eu sei, eu sei: todo mundo comete pelo menos uma das gafes supracitadas mas, nas imortais palavras de qualquer mãe que já tenha habitado o planeta Terra, você não é todo mundo.

Sabendo usar os PQs, então...


PQ SEPARADO

SEM acento

O PQ separado é usado, geralmente, em perguntas. Se estiver no começo da frase, nunca leva acento. Por exemplo:

Por que você não amadurece?
Pir qii vici nii imidirici?

O PQ separado sem acento também aparece nas perguntas implícitas. O que é isso? É quando, mesmo sem ponto de interrogação, o contexto indica um questionamento.

Eu não entendo por que meu time leva tanto gol.

Uma dica, neste caso, é observar a possibilidade de complementar o PQ em questão com a palavra causa, motivo, razão ou circunstância. ;)

Eu não entendo por que RAZÃO meu time leva tanto gol. Porra! Esse goleiro mão-de-alface, cada bola que vai é uma bola que entra, assim não dá…

Desculpe, me empolguei.

Mais um exemplo, para fixar o conceito de pergunta implícita:

“Me diiiiiz por que é que o céu é azul”.

É errado começar a frase com pronome oblíquo, mas não misturemos assuntos. O que precisa grudar na cabeça é: esse PQ no meio da frase, que não responde nem explica nada, é separado e sem acento.

Sinto muito: agora, você está com “Pais e Filhos” grudada na cabeça.

COM acento

Se o PQ aparecer no final da pergunta, leva acento.

As pessoas precisam escrever melhor, por quê?

Se o coitado estiver isolado, forever alone, o acento serve de companhia.

- Vamos até a casa do Coringa.
- Por quê?

Pegadinha: às vezes, o PQ separado aparece no final da frase sem denotar uma pergunta. Neste caso, também vale o critério Girafales: o PQ pode dar lugar a “por que causa/motivo/razão/circunstância”? Então, acentue.

A pipa do vovô não sobe mais. Descubra por quê.

PQ JUNTO

SEM acento

Se o seu PQ for uma resposta ou explicação, é junto sem acento. Uma característica deste PQ é que ele pode ser substituído pela conjunção “pois”.

Criei o Escrever Sem Frescura porque (pois) acredito que todo mundo pode escrever melhor.

COM acento

O PQ junto leva acento se estiver sendo usado como substantivo. Como saber se é o caso? Fácil: ele estará precedido pelo artigo “o”.

Um exemplo bastante atual é o título da nova febre da Netflix, “13 Reasons Why”, traduzido corretamente como “Os 13 Porquês”.

Por fim, uma saída rápida é conferir se dá para substituir o PQ da vez pela palavra “motivo”.

A pipa do vovô não sobe mais. Descubra o porquê (motivo).

E não foi por falta de criatividade que usei o exemplo repetido, mas para reforçar que, nos dois casos, o sentido da frase não se altera. Fica a seu critério.

Sem crase.


É isso, amigos do Escrever Sem Frescura. Espero que esta modesta explicação tenha sido útil e, principalmente, que não tenha sido chata. Escreva nos comentários se você gostaria de ver mais posts como este.

Gostou? Compartilhe e ajude mais amigos a escrever sem frescura.