Um novo Vitória e uma Desportiva desligada - ANÁLISE TÁTICA: VITÓRIA 1 x 0 DESPORTIVA

Esquadra Tática
Sep 7, 2018 · 4 min read

Por Juliano Rangel

O duelo entre Vitória e Desportiva colocou frente a frente duas equipes que vivam momentos diferentes. A equipe Grená precisando de um triunfo simples para ficar bem próxima da classificação, e o Alvianil só pensando na vitória. Melhor para o Vitória, que soube pressionar e atacar nos erros da Desportiva para sair com os três pontos do jogo.

No Vitória, Wesley Martinelli armou a equipe num 4–3–3, com Ferrugem, Rodrigo César e Deivison formando o trio de meio-campo. Na linha de ataque, Nilo atuava pela direita, Henrique atacava pela esquerda e Carlos Vitor jogava mais centralizado.

Pressão era a palavra chave da equipe Alvianil, principalmente na primeira etapa. A ideia era avançar as linhas, com o trio de ataque contando com o apoio de Rodrigo César para pressionar a saída de bola da equipe Grená, que era obrigada a arriscar as bolas altas.

Pelo lado da Desportiva, o técnico Vevé resolveu manter uma novidade dos últimos jogos, durante os 20 primeiros minutos iniciais: Gean Miller mais avançado no meio-campo, atuando pelo lado esquerdo.

A equipe fazia a saída em três, com Ramón se aproximando do trio Sorriso, David e Marco Antônio. O lateral-esquerdo, Ratinho, avançava mais para o ataque, dando mais apoio nas investidas de Edinho por aquele lado.

O Vitória, fazia um jogo bastante apoiado, com os dois laterais gerando amplitude nos ataques, Ferrugem trabalhando junto com a dupla de zaga, e Deivison e Rodrigo César atuando por dentro.

Com a bola, a Desportiva atacava num 4–3–3, e sem ela, a equipe variava para o 4–4–2, com Mádisson retornando a linha de meio-campo, pela direita, e Willy e Edinho ficando mais adiantados no comando de ataque.

No Vitória, Wesley deixou Nilo bem aberto na direita, dando espaços para as ultrapassagens e infiltrações, pelo meio, do lateral Cássio. Após 20 minutos iniciais, com o Alvianil ganhando muitas bolas no espaço à frente da linha defensiva da Desportiva, o técnico Vevé, retornou com Gean Miller para esse espaço, e liberou Ramón para atuar mais adiantado. Dinda passou a ocupar o lado esquerdo do meio-campo, com Mádisson fazendo o lado direito.

A mobilidade do ataque do Vitória, a partir dos 30 minutos, começou a ganhar mais espaços. A equipe atacava sempre buscando os espaços deixados pela linha defensiva da Desportiva, seja pelos lados ou no pelo meio.

Com a linha de defesa da Desportiva tendo muitas dificuldades para marcar e apresentando uma recomposição defensiva muito lenta, o Alvianil chegou a distribuir oito homens no campo de ataque.

Na segunda etapa, Vevé retornou com David Dener atuando ao lado de Edinho. Willy foi recuado para o jogar no lado esquerdo da linha de meio-campo.

Era natural pensar que David Dever fosse a referência, mas quem acabou desempenhando esse papel foi Edinho, que buscava atacar nas transições ofensivas os espaços entre o lateral-esquerdo e o zagueiro Alvianil.

Mádisson também apoiava a dupla de ataque nas pressões durante a saída de bola do Vitória. Logo depois, João Vitor entrou no lugar de Willy e passou a atuar pelo lado direito, também se aproximando de Edinho e David Dener nos momentos ofensivos. Os laterais Sorriso e Ratinho se apresentavam mais no ataque.

A equipe continuou tendo liberdade para transitar na frente da linha de defesa da Desportiva. E foi com essa facilidade, aliada a desatenção defensiva Grená, que o Vitória marcou o gol, com o lateral Cássio.

A triunfo não só deixou o Vitória vivo na disputa por uma vaga na disputa por uma vaga nas semifinais da Copa Espírito Santo 2018, como também o fez superar a Desportiva na tabela.


DE OLHO NO LANCE #7

No vídeo desta semana, analisaremos o gol do lateral-direito Cássio, marcado no triunfo do Vitória sobre a Desportiva por 1 a 0. Confere aí!

Você pode seguir a Esquadra Tática no Twitter (@esquadra_tatica), Instagram (@esquadra_tatica), na página do Facebook (fb.com/esquadratatica) e no canal do YouTube (Esquadra Tática).

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade