Ciência dos Afetos em Espinosa

“ Esta clínica espinosista buscará construir mapas afetivos, onde as possibilidade de afetar e ser afetado aumentem: clínica dos encontros, clínica das composições.”
(…)
“Para fundar uma psicologia juntamente com Espinosa, precisamos encontrar as brechas de um corpo, onde a potência pode se compor e realizar bons encontros. O filósofo sabe que somos esforço (conatus) constante para sermos felizes em ato, ele não subestima este importante fato. Outro cuidado que ele toma é a diferença sutil entre as alegrias tristes e as tristezas alegres.

Partimos do simples fato de que o homem pode conhecer seus afetos. Esta é a primeira grande contribuição de Espinosa: mente e corpo são um só. Parece pouco, mas é uma revolução, ao tornar mente e corpo atributos de uma mesma substância, abre-se o caminho para pensar sua relação em paralelo, não como concorrência.

Com Espinosa, isso muda, quanto mais o corpo é capaz de afetar e ser afetado, quanto mais o corpo age, maior a força da mente para pensar.”

“O corpo se abre, como um mapa, para os campos afetivos dos quais pode ser afetado. Existem regiões que não queremos ir, terrenos íngremes, perigosos, selvagens, onde podemos nos perder. Já outros são pradarias agradáveis, ou campos inexplorados, que segredos eles guardam? A tristeza e a alegria medem nossos afetos, são o termômetro que nos ensina como nos apropriar da existência.”

“Integrar pensamento e ação.”

https://razaoinadequada.com/2016/06/15/espinosa-o-que-e-psicologia/

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Estela’s story.