
Fast food: Sfiha
Dentre os muitos fast foods que sinto falta do Brasil estão as deliciosas e econômicas sfihas abertas. Este sabor árabe abrasileirado que me leva às noites frias e chuvosas de Curitiba, que a gente passava no drive-through e comprava uma caixa com sfihas e kibes quentes, saborosos e sem pesar no bolso.
Aos poucos a gente aprende a apreciar cada vez mais as comidas daqui, mas quando a saudade bate o negócio é botar a mão na massa e tentar replicar nossas comidinhas favoritas.
Esta não é uma receita igual a do restaurante mais popular de comidas árabes do Brasil, até porque já testei algumas destas receitas e, acredite, nenhuma fica igual, mas esta fica muito boa e nos aquece por dentro nas noites também frias e chuvosas de Portugal.
Ingredientes:
Massa
3 xic. trigo
1 c. (sopa) de açúcar
1 c. (sopa) óleo
1 c. (chá) de sal
1 e 1/2 c. (chá) fermento biológico seco
1 xic. leite morno
Recheio
5oog carne moída
1 dente de alho moído
1 cebola média picada
salsinha
1 c. (chá) sal
pimenta do reino a gosto
Para preparar a massa, misture todos os ingredientes e sove com a mão ou com o gancho da batedeira (aquele que ninguém usa) próprio para massas pesadas. Sove até obter uma massa lisa, se estiver muito dura adicione um pouco mais de leite.
Divida a massa em bolinhas do tamanho de bolinhas de ping-pong, dá aproximadamente 20 unidades. Achate as bolinhas em cima de um prato com fubá até aproximadamente 7cm de diâmetro, deixe os pequenos discos de massa, com a crosta de fubá embaixo, descansar por aproximadamente 30min em uma forma ou papel manteiga.

Enquanto a massa descansa, misture todos os ingredientes do recheio.
Para rechear as sfihas, coloque uma porção de recheio do tamanho de bolinhas de ping-pong (novamente) encima dos discos de massa e vá achatando o recheio encima da massa, esta também irá abrir e formar um disco maior.

Preaqueça o forno em 180º. Asse em forma untada e enfarinhada ou em papel manteiga. Está pronto quando dourada a massa, aproximadamente 20min. (dependendo de cada forno).

Vai muito bem com limão e azeite!