Sinergia e transformação pessoal

Ester Sabino
Sep 6, 2018 · 5 min read

Na última semana eu vivi uma transformação pessoal muito significante. Para alinhar, esse texto é um compilado de sensações, emoções e observações na tentativa de transmitir em palavras, então talvez não exista nexo em tudo que escrevo. Mas existe sentido para mim, hehe. ❤

Ao final de cada grande experiência impactante, assim como o Nova Geração do JUSES, JMJ 2013, ENEJ 2015, Rondon Cinquentenário, mais uma experiência vem pra lista de grandes eventos memoráveis na minha vida. Porém tem uma coisa que é diferente nesse processo que eu ainda não sei explicar exatamente o que é, mas vamos lá!

O que me encanta em todos esses movimentos que fiz parte é a sensação de ápice sinérgica que alcançamos. Parece que vai ser pra sempre, que a sua vida melhorou 100%. Duas semanas depois o fogo já se apagou. Ficam boas lembranças, ou não, mas de alguma forma aquela experiência te formatou, fogo formata. Tenho características de personalidade (e humor, hehe) muito latentes, para o bem e para o mal. É um processo entender o que é o meu ser e estar no mundo. Só que agora eu tenho um pouco mais de clareza sobre tudo, pois acabei de passar por um fogo.

Ritual de acolhida e fogo!

Os últimos meses foram muito importantes para mim para minha percepção profissional. Estava descobrindo um caminho profissional novo, e várias oportunidades diferentes iam surgindo sem muita explicação, passivamente. Não me cabia mais um posicionamento só de aprendizado como eu sempre gostei de me portar, mas de responsabilidade também. Apesar dessa última não ser um esforço, ela vem acompanhada de várias incertezas de se o meu ser e estar estavam corretos. Mas o ponto é: temos que aprender a tomar decisões, e temos que aprender a lidar com as consequência delas. Somos uma geração que quer viver por um propósito, mas tem dificuldade de ver clareza nesse propósito. O incerto é uma afronta, quando, na verdade, em algum momento decidimos por ele. As experiências sinérgicas que citei anteriormente são preciosas justamente por isso: conexões certas acontecem. Temos que ter a habilidade de considerá-las.

Cheguei na Social Good Brasil por acaso, e pelo acaso me inscrevi no processo seletivo para ser Fellow SGB. Passei na primeira etapa, ok. Segunda etapa… decisões deveriam ser tomadas. E aqui vai a minha próxima reflexão: achamos que a transformação vem pelo grandioso, inovador. Transformação é mudança de status. Tomei uma decisão simples me fez ir para a próxima etapa. A última etapa do processo era a mais fácil e mais difícil pois era aliar minha maior habilidade com minha maior fragilidade. Eu decidi equalizar, e a habilidade superou a fragilidade. Passei.

A vivência do treinamento de Fellow da SGB era o ápice. Foi o ápice de decisões pessoais. Pra começar, tive que ponderar pois não consegui concluir todos os trabalhos que me eram cabíveis antes da viagem. Anteriormente, passivamente cederia a necessidade do outro, e não a minha. Tudo bem, deu-se um jeito. Não consegui me planejar, viajei sem ter onde ficar na primeira noite. Ok, algumas ligações no estacionamento do aeroporto na outra cidade e na quarta tentativa, consigo uma hospedagem. Hostel. Outra péssima experiência nesse que é uma das revoluções do modo de hospedagem juvenil (não adianta, por mais simples que eu seja, preciso que respeitem meu sono! haha). Ok, vou pousar na próxima noite na casa de uma desconhecida. Meu primeiro couchsurfing. Foi ótimo. Também tive uma segundo experiência de acolhimento na casa de outra pessoas pós-festival e foi ainda melhor.

No treinamento um monte de gente que não conhecia. Expectativa pelo o que se sucederia. Não tem muito o que dizer. Eu estava entre fazedores incríveis (e ainda com várias incertezas do meu papel e do meu potencial). Pessoas de todo lugar do Brasil, as mais diversas profissões e aptidões, uns mais ricos outros mais pobres, uns mais periféricos, outros mais viajados. Aqui questiono novamente o entendimento de sinergia. É sinergia a palavra certa pra descrever? Acho que sim.

sinergia,

substantivo feminino

  1. FISIOLOGIA
  2. Ação associada de dois ou mais órgãos, sistemas ou elementos anatômicos ou biológicos, cujo resultado seja a execução de um movimento ou a realização de uma função orgânica.
  3. Ação ou esforço simultâneos; cooperação, coesão; trabalho ou operação associados.

Sim, é sinergia.

Sinergia menos com essa vara, hehe (entendedores entenderão).

Fomos convidados a sermos protagonistas de mudanças sociais. Eu tenho certeza que uns vão impactar mais que outros. Tenho certeza que uns vão conseguir se apoiar nessa tal sinergia com mais convicção,com mais organismos, e outros terão que ter mais esforço para essa operação associada. Mas o bonito é saber que a energia não vem de um lugar só. Prometo que a minha estará sempre aqui, para completar a coesão de quem decidiu fazer parte desse corpo e principalmente para aqueles, que como eu, tem seu protagonismo ainda em construção.

O Festival da Social Good Brasil é uma das grandes realizações anuais do movimento. O festival é incrível, impecável nos mínimos detalhes. Várias pessoas fazedoras compartilham suas descobertas e resultados, conscientes do impacto do seu trabalho. A cada pessoas que eu via, esbarrava, conversava, descobria que aquela pessoa era muito mais incrível que se imaginava. E descobri (ou tive certeza) que quero viver em um mundo assim, cheio de fazedores, de pessoas incríveis.

Que eu posso a partir do meu trabalho e como fellow estar junto de pessoas incríveis e, principalmente, favorecer a conexão com essa tal sinergia. Estou ansiosa para os próximos passos e espero muito contribuir na construção de uma Brasília mais criativa e fazedora.

Quem quiser saber mais sobre tudo isso, como pode ajudar a fazer acontecer as atividades de Inovação social ou como participar, só entrar em contato comigo, por aqui, redes sociais ou e-mail estersabinos@gmail.com. Precisarei de ajuda!

Para saber mais sobre a Social Good Brasil e principalmente sobre o trabalho que será realizado em terras candangas, veja aqui.

Indico também, para ter um outro ponto de vista e comentários mais detalhados sobre o treinamento, o festival, e o que foi essa experiência, olhar os posts do Oceano na Estrada, que traduziu tudo que penso e sinto.

Para acompanhar meu projeto de experiências criativas, que apesar de ainda estar em consolidação, já tem algumas coisas compartilhadas, clica aqui.

Vamos ser exponenciais!

Ester Sabino

Written by

Cultura & Criatividade & Design & Lifestyle & Mindset & Inovação & Aleatoriedades.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade