🏛 Quem foi Epicteto?【GUIA DO ESTOICISMO】
Quem foi Epiteto?
Epicteto, ou Epiteto, foi um filósofo grego estoico que viveu entre 50 e 135 d.C. Apesar de ter nascido escravo na Frígia (atual Turquia), ele se tornou um dos mais influentes filósofos de sua época, deixando um legado duradouro de ensinamentos sobre ética, liberdade e felicidade.
Epicteto nasceu em Hierápolis, na Frígia, e era coxo desde a infância. Quando jovem, foi levado a Roma como escravo de Epafrodito, um liberto de Nero. Apesar de sua condição servil, Epicteto teve a oportunidade de estudar filosofia com Musônio Rufo, um importante filósofo estoico.
Filosofia de Epicteto
Epicteto era um seguidor do estoicismo, uma filosofia que enfatiza a importância da razão e da virtude para alcançar a felicidade. Ele ensinava que a verdadeira liberdade não depende de fatores externos, mas sim da capacidade de controlar as próprias reações e emoções.
Ensinamentos de Epicteto
Epicteto nunca escreveu nenhum livro, mas seus ensinamentos foram registrados por seu aluno Arrian em duas obras: “Discursos” e “Manual”.
Epicteto Influências
Os ensinamentos de Epicteto tiveram uma grande influência em pensadores posteriores, como Marco Aurélio, Montaigne e William Shakespeare.
Legado de Epicteto
Embora tenha vivido como escravo, Epicteto é considerado um dos mais importantes filósofos da história. Seus ensinamentos sobre ética, liberdade e felicidade continuam a inspirar pessoas em todo o mundo.
Frases famosas de Epicteto que visam transformar desafios em oportunidades:
“Primeiro diga a si mesmo o que você seria; então faça o que precisa ser feito.”
“A riqueza não consiste em ter grandes posses, mas em ter poucas necessidades.”
“Se você quer melhorar, alegre-se quando for considerado tolo e estúpido pelos outros.”
“É impossível para um homem aprender o que pensa que já sabe.”
“As circunstâncias não fazem o homem, apenas o revelam a si mesmo.”
“O que perturba as pessoas não são as coisas, mas as opiniões que elas têm sobre as coisas” ou “As pessoas não se perturbam com as coisas, mas com os pontos de vista que têm das coisas.”
“A felicidade não depende do que você tem, mas do que você faz com o que tem.”
“É impossível viver sem falhar em alguma coisa. Mas não falhar na mesma coisa duas vezes.”
“Não explique sua filosofia, mas sim incorpore-a.”
Epicteto de Hierápolis nasceu na condição de escravo, mas desde a juventude praticou algumas das virtudes que viriam a se tornar o fio condutor de sua ética filosófica, como a tolerância, a paciência e a fortaleza.
Depois de liberto, conheceu a filosofia estoica e veio a representar, com Sêneca e Marco Aurélio, a terceira fase do estoicismo.
Segundo consta na Suda, Epicteto viveu até o reinado de Marco Aurélio, mas de acordo com Aulo Gélio, Epicteto já estava morto quando Marco Aurélio chegou ao poder. Acredita-se que ele tenha ensinado Júnio Rústico, que mais tarde se tornou o professor de Marco Aurélio e o apresentou à filosofia estóica, notadamente por meio de Epicteto.
Seu estilo de vida simples e sóbrio atraiu um incontável número de discípulos. Dentre eles, Flávio Arriano, que viria a transcrever e compilar seus ensinamentos orais, posteriormente publicados como o Manual que temos em mãos.
Epicteto não constituiu família nem deixou descendentes, mas legou à humanidade sua filosofia sobre a arte do bem viver.
Esta resenha é apenas uma breve introdução à vida e obra de Epicteto. Para um estudo mais aprofundado, recomendamos a leitura de suas obras e de estudos biográficos sobre ele.
Pratique o Estoicismo
Desperte o potencial interior com o ‘Guia Estoicismo na Prática’. Neste importante guia, você aprenderá 10 estratégias fundamentais para transformar sua vida diária aplicando as lições no seu próprio caminho.
Você aprenderá neste livro como focar nas suas obrigações sem perder seu tempo com problemas flutuantes e distrações externas, controlando suas emoções.
Saberá como dominar suas reações diante de pessoas negativas, tóxicas, invejosas, frente à desafios, momentos de estresse, fracassos, perdas, derrotas, sucesso, conquistas, provocações, insinuações.
Com este guia você passa a cultivar resiliência, gratidão, coragem, justiça, temperança, em meio as adversidades e no seio de uma humanidade desorientada, corrupta e cruel que nos rodeia.
Descubra o poder transformador da aceitação e liberte-se das amarras do passado, encontrando uma paz profunda no presente vivendo com uma intenção renovada e com sua mente reprogramada.
🏛 Este livro não é apenas um guia, é um mapa para uma vida mais significativa e equilibrada.
Estudando estoicismo você passa a compreender como os desafios sociais daquela época são exatamente os mesmos nos dias de hoje.
Incorporando o estoicismo na sua vida, você se apoia, antes de tudo, na ética e na verdade, que elenca o fundamento estoico da justiça. O que não é seu, não te pertence.
Dessa forma, segue uma conduta e uma existência sempre justa, sem procurar levar vantagem das situações (como pensa e age a maioria que a exemplo, fica com o troco errado da padaria e ainda comemora, enquanto a diferença é descontada no pagamento do funcionário), e sem se preocupar com o que não tem, mas, alegrando-se com o tem.
Ao integrar os princípios do estoicismo, você abre sua mente para uma existência mais serena, com propósito, autocontrole, livre de vícios, com tolerância, foco no autodesenvolvimento, resiliência profunda e confiança interna.