As cores que vão dominar a nova década!

estrala estúdio
3 min readJan 11, 2021

--

A WGSN, uma agência britânica especializada em tendências, lançou uma previsão das cores que irão dominar o mundo da moda, do design, da fotografia e das tendências em geral. Já não é novidade que tivemos um começo de década turbulenta, com eventos surpreendentes que nos fizeram dar um passo para trás e reavaliar tudo que consideramos útil, como nossos hábitos, principalmente, o de consumo desenfreado e como ele vem impactando o mundo, o meio ambiente. A inserção do isolamento social na rotina chacoalhou o nosso normal, tão acostumado a sair de casa para trabalhar, comprar e se divertir. Um mundo que aprendeu a ficar em casa, aprendeu também a comprar do conforto do lar, estimulando a criação de novos e-commerces, que tiveram um boom durante 2020.

Global Palette A/W 22/23)

A própria WGSN lançou um outro estudo, intitulado Consumidor do futuro 2022, frisando como a pandemia foi impulsionadora de uma mudança global dos hábitos de consumo, e como previsões que estavam previstas para se concretizarem em anos, se concretizaram em semanas. De acordo com o estudo, tanto as empresas quanto os consumidores agora buscam por “flexibilidade, resiliência e, acima de tudo, criatividade”. Com um consumidor mais conectado pelo feed do Instagram e mais alerta ao que anda seguindo, lendo e consumindo, é necessário ser vigilante aos novos desejos que surgirão num mundo mudado pela pandemia. Em uma sociedade que incorpora novos hábitos tão rápido, cada um de nós é impactado pelo sentimento de rapidez e incerteza que isso gera; portanto, mesmo apoiados na conectividade digital — momentânea e ágil, são em momentos de crise que ansiamos por conexão humana mais do que nunca.

Global Palette A/W 22/23)

Com esse sentimento longínquo, de leveza, de esperança e desejo por se conectar, que encararemos a nova década e as cores que irão inspirar o nosso dia a dia; afinal, elas influenciam o nosso humor, como nos vestimos, como decoramos o nosso lar e até o que comemos. Segundo o estudo, ao entrar na nova década, os consumidores irão incluir na rotina pequenos luxos que os ajudam a enfrentar os tempos difíceis com maior positividade, vendo maior encanto nos pequenos prazeres do dia a dia e saciando todos os sentidos. Um período de crise cria revoluções, nos fazendo criar maior apego às coisas valiosas, de maior significado e que criam raízes emocionais dentro de nós. Por isso, as cores para a nova década são baseadas na autenticidade, na riqueza e no otimismo.

Global Palette A/W 22/23

Especificamente para 2021, a previsão da agência foca em cores atemporais e que não saem de moda, refletindo o desejo do consumidor por produtos mais duradouros e valiosos. Dando maior foco as cores: Jade e Azul Lazuli — que já foram tendências nas últimas duas previsões da WGSN, da Pantone e da Coloro. A cor Jade é lembrada como uma agente de equilíbrio, paz, foco e de uma beleza etérea, historicamente lembrada pelo seu mineral homônimo, como fonte de sabedoria, coragem e igualdade. O Azul Lazuli é o seu contraposto, uma cor mais rica, marcante, que inspira o desejo, a subversão e está geralmente conectado com o mundo digital. Sendo assim, ambas juntam a estabilidade do mundo real, com o caos do mundo virtual, criando o balanço perfeito.

Link do estudo: https://www.wgsn.com/wp-content/uploads/future-consumer-2022-executive-summary-pt.pdf?aliId=eyJpIjoieU1JckpwMG9EbUFpbVlaRyIsInQiOiJ3aXBpOUc1aVhtOHVxM2J5WnFEbUZnPT0ifQ%253D%253D

--

--

estrala estúdio

sentir o rompimento da realidade no emanar intenso da fenda.