FUBA: Teste nº 1

O projeto Estúdio Herzog é o produto final do nosso Trabalho de Graduação. Antes, enquanto ainda pesquisavamos e aprendíamos com as mídias alternativas sobre os processos da produção colaborativa de conteúdo, surgiu, a partir do contato com o CUCA (Circuito Universitário de Cultura e Artes) da UNE (União Nacional dos Estudantes), a oportunidade de dar vida à primeira edição do FUBA, Festival Universitário Bienal das Artes. Em parceria com o Diretório Acadêmico 14 de fevereiro, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, trouxemos como proposta criar um festival colaborativo que fomentasse a cena artístico-cultural em ambiente universitário.

Vimos aí a oportunidade de realizar um laboratório e experimentar tudo aquilo que observamos por meio da cobertura do festival.

A organização para a cobertura do evento foi realizada por meio de reuniões abertas onde se apresentaram os alunos do Departamento de Comunicação Social interessados em participar. Em seguida, foram divididos nichos de interesse, sendo eles vídeo, fotografia e texto, e turnos de cobertura entre os períodos matutino, vespertino e noturno.

O principal desafio da empreitada foi fazer acontecer a divisão de funções como havíamos planejado, visto que no dia alguns dos alunos que se comprometeram a colaborar não compareceram e não avisaram previamente, tendo que haver um remanejamento. Outra dificuldade foi o pouco tempo para ações de divulgação previamente ao evento, dificultando a produção de textos sobre as atrações que seriam publicados no Facebook.

Por outro lado, a tentativa de cobertura online, com divulgação de pequenos vídeos e fotos das atividades em tempo real funcionou com sucesso.

Com essa ação, além de identificar algumas dificuldades práticas na implantação do projeto, pudemos pensar, a partir de nossa observação, em atividades para preparar melhor os alunos para os novos sistemas de cobertura.

Abaixo, você pode conferir algumas fotos produzidos de maneira colaborativa pelos estudantes de Comunicação que participaram da atividade.