Um festival dentro do festival
por Felipe Abreu — Editor da OLD
O Valongo tem em sua programação uma série de workshops, exposições e palestras, mas o festival não se restringe a esta estrutura. Estão planejados diversas ações dentro do festival, as Paralelas, que criam uma ocupação ainda mais extensa da área do porto de Santos, criando uma série de eventos ligados ao festival, mas organizados de forma independente.

Serão apresentadas mostras de cinema, rodas de conversa, leituras de portfolio e muito mais, divididas entre 30 eventos, espalhados por toda a região do Valongo. O Centro de Pesquisas das Narrativas Visuais receberá a Feira Plana, que contará com quinze expositores, a Livraria Madalena e uma série de outras iniciativas ligadas à produção impressa e a construção de narrativas. Entre elas estão uma entrevista com Araquém Alcântara, roda de conversa com a equipe da Pretexto, palestra sobre fotografia de rua, leituras de portfolio e muito mais.

Além do Centro de Narrativas, as Paralelas também passarão pela Sala do Empreendedor Santista, Museu Pelé e bares e restaurantes da região. Dentro deste ambiente expandido, a equipe da Mobgraphia tem uma participação fundamental: serão cinco ações distintas, apresentando trabalhos, exposições e realizando workshops, criando um rico cenário de discussão sobre as possibilidades da fotografia mobile.

Outro destaque entre as Paralelas é a Mostra das Minas: Cinema e Feminismo. A programação discute questões de gênero e deseja aproximar as discussões sobre feminismo, criando um ambiente rico de conversas e questionamentos. A Mostra ocorrerá em dois dias: no dia 13, das 14 às 16, na Sala do Empreendedor Santista e no dia 14, das 22 e 30 às 24, no Bar Santa Magdalena. O Instituto Querô, parceiro do festival, também organizou uma série de eventos especiais com debates, oficinas e mostras audiovisuais. Serão curtas e longas, contando com a presença dos realizadores para enriquecer a conversa.

Como deu para perceber, o Valongo se propõe a ser uma experiência imersiva, de descoberta de uma cidade tão importante e tão próxima, mas ainda pouco explorada. Venha para o festival e se deixe levar entre mostras, conversas, cursos e paralelas.