Criatividade — por Rotina & Rabisco

Sobre a arte de construir a partir do zero. Detalhes nunca contados de como o projeto nasceu e cresceu com essencialmente um só recurso, a criatividade. E como que essa história pode servir de inspiração para novas iniciativas, novos artistas ou novos negócios.

O Rotina & Rabisco nasceu em Agosto de 2014

O Rotina & Rabisco é um projeto de ilustrações sobre o cotidiano. Que em menos de dois anos já inspira milhares de fãs com seus versos, poesias e traços. Presente nas redes sociais, em murais e em quadros o projeto teve seu primeiro livro lançado em setembro de 2015 na Bienal do Rio.

Este texto que nunca pretendeu ser uma receita de bolo é uma organização e revisão de ideias para inspirar a arte de desenvolver, gerar, construir, de criar. Mostrando através da história do Rotina & Rabisco que mesmo despropositadamente quando nos enriquecemos de referências, adquirimos coragem, confiança, buscamos feedbacks e aproveitamos oportunidades estamos exercendo a criatividade.

Mais sobre o Rotina & Rabisco

O começo de tudo, do zero

O Rotina & Rabisco surgiu de um hobbie da artista Bruna Vettori, que desejava retomar uma atividade comum da sua infância, a ilustração.

Sem a pretenção de publicar e transformar seus desenhos em um projeto a artista começou a ilustrar e escrever suas observações sobre o cotidiano, suas manifestações sobre o dia a dia.

Com uma identidade sendo criada, reunindo características de um universo comum, o projeto começou a ser enxergado como uma marca. E para expor o que esta marca significava o Rotina & Rabisco ganhou um Manifesto. Um dos principais acertos neste começo de jornada.

A história estava sendo desenhada, o projeto tinha recém criado o nome e estava atingindo seus primeiros resultados. Neste momento algumas ilustrações foram espalhadas na cidade de Florianópolis, em parques, praias e até pontos de ônibus. Era um passo maior para alcançar pessoas e gerar mais impacto. Tudo começava de uma forma bem orgânica e muito bem monitorada.

Foi somente após um ano, na Bienal Brasileira de Design em 2015, quando o projeto foi convidado a realizar um workshop pela empresa Meu Móvel de Madeira, que ao planejar a apresentação a Bruna se atentou para uma das características mais vitais neste início de projeto. As referências.

“Fui uma criança curiosa, daquelas que vivem olhando e mexendo nas coisas, que querem saber o porquê de tudo. Hoje, continuo assim, uma pessoa com mais de 20 abas abertas ao mesmo tempo. Sempre colecionei referências, inspirações, histórias ou ideias do mundo ao meu redor. 
Durante muito tempo, toda essa busca soava como “perda de tempo” ou falta de foco mas percebi que essas referências me ajudaram a moldar a forma que vejo o mundo, no momento certo elas vão surgindo e me ajudando a ter novas ideias. Nada foi em vão.” — Bruna Vettori

As referências normalmente são invisíveis. Tudo o que já passou, visto, lido serve de informação para o resto de vida. Artistas, formas, mensagens, desenhos, pessoas, culturas.

E organizar referências, se aprondundar sobre elas é uma habilidade muito importante, se não a mais importante no campo da criatividade. E são poucas pessoas que as organizam, priorizam, usam-as em seus projetos.

E a Bruna é uma das pessoas mais impressionantes sobre referências. Ela tem uma habilidade muito grande, desenvolvida ao longo da sua vida em catalogar artistas, organizar imagens, recorrer a bons livros e respirar inspirações. Possui um mindset estruturado neste sentido, uma lógica de organizar influências. E o que poderia parecer normal a fez criar com mais sustentação o Rotina & Rabisco.

Brilho no olho, calma na alma

Com a possibilidade e a facilidade de colocar as ilustrações no meio digital o projeto deu início ao mundo online. Inicialmente no Facebook e no Instagram.

A estratégia de início espontâneo e bem sucedida foi conversar com outras pessoas que estavam presentes no meio digital, compartilhando os rabiscos com quem pudesse ter interesse. Foram enviadas algumas mensagens e muitas delas foram respondidas. Uma surpresa muito boa.

“Quando o Rotina & Rabisco surgiu, tive a ideia de falar com grandes marcas.
Sinceramente, parecia uma ideia maluca, afinal, porque ninguém fez isso antes? Porque as marcas iriam se interessar?
Se foi por coragem, sorte, ou estratégia, eu não sei. O fato é que aconteceu. 
Fomos ouvidos e apoiados por muitas marcas e isso impulsionou muito nosso alcance nas mídias. Quando conto essa história, ouço muitos artistas desacreditados, desistindo no primeiro não ou dizendo por aí que grandes marcas não dão bola para pequenos projetos. Tem que querer e fazer, é preciso tentar pra dar certo.” — Bruna Vettori

A aproximação com grandes comunicadores é um trabalho constante e muitos já se tornaram amigos e estão sempre presentes. O Rotina & Rabisco já encantou marcas como a Ipanema, Farm, Antix, Oxford Porcelanas, AirBnb, entre outras.

Ser humano, existir

Para compartilhar uma obra de arte, uma ilustração, música ou qualquer outro trabalho autoral é necessário estar muito confiante. Para divulgá-lo é preciso estar muito bem consigo.

Um trabalho artístico pode ser muito íntimo, revelando detalhes de uma vida expressa em nenhum outro lugar senão na obra. E às vezes criar uma obra artística é mostrar valores individuais, uma forma peculiar de enxergar o mundo, se posicionar contra opiniões divergentes.

A coragem para assumir um trabalho como o Rotina & Rabisco e quebrar um padrão de ilustração foi fundamental na construção do sonho da Bruna, formada em um curso não muito comum para ilustradores como a Ciências Econômicas. E a confiança para apresentar o Rotina & Rabisco a todo momento com intensidade e sorriso no rosto, vendendo um sonho foram fundamentais nesta história.

Saber ouvir, co criar!

É muito difícil ter informação. Todo dono de negócio sabe o problema de viver 24 horas por dia o seu projeto, sem poder olhar de fora. O quanto respirá-lo intensamente o torna mais resistente para enxergar seu negócio com pontos de vistas diferentes.

E não escutar o cliente, fornecedor, parceiro ou qualquer outra crítica também só dificulta a entrada de informação. Obter uma crítica construtiva pode salvar um projeto.

“Eu sei que é difícil ouvir uma crítica, mas hoje tenho certeza que é isso que faz a gente evoluir. No Rotina, saber ouvir é tão importante quanto saber desenhar.” — Bruna Vettori

No Rotina e Rabisco, saber ouvir sempre foi um valor extremamente importante. Para cada rabisco, cada obra, cada projeto. Aos poucos, notando que as pessoas faziam cada vez mais parte do projeto, a cultura do feedback foi ainda mais fortalecida. Uma cultura pró-ativa de perguntar, de escutar e de entender o que pode ser feito para melhorar.

Não adianta esperar pela ajuda, é preciso construir processos que ajudem a receber informação e a colaboração de todos que participam.

Janelas também construídas

O Rotina & Rabisco já fez parcerias de diversas maneiras, agarrando o que de melhor passava na janela das oportunidades. Mas também não se contentava em ficar esperando.

As oportunidades sempre apareceram em momentos comuns. Uma parceria, uma pequena viagem, um café, um livro, um abraço, uma velha amizade. Não somente nos eventos, nas conferências, palestras ou cursos.

As oportunidades surgem, sempre. A ilustração da metodologia do Design Essencial, criada por Marcelo Rosenbaum, algumas viagens facilitadas através de intervenções artísticas e fotografias, publicações na Revista Vida Simples da Editora Abril.

Uma conversa no hall de um Hostel em Buenos Aires gerou uma grande amizade e uma fonte de inspiração para o Rotina & Rabisco. Uma grande e boa coincidência com o casal Lê e Zanotto, do Zanotto Tattoo Studio. Os encontros e as conversas desde então são uma mescla de compartilhamento de referências, ideias, de formas de evoluir o trabalho e de bons momentos. Um trabalho que continua inspirando o Rotina & Rabisco, de diversas formas.

Outra parceria incrível e inesperada foi com o querido Chico da Browneria, que de tanto acreditar nos valores e simpatizar com a causa do Rotina & Rabisco é uma grande apoiador do projeto em várias esferas. Foi extremamente fundamental no lançamento do Livro.

O Rotina & Rabisco sempre foi construído em diversas frentes e para diversas frentes. A frente de ilustração, de produtos com histórias, educação, novas parcerias. Só restam agradecimentos para todas as pessoas que possibilitaram a construção de tudo isso.

Por fim, o que significa criatividade?

Depois de tanta história, tantas lições aprendidas, o Rotina & Rabisco tem seu próprio entendimento sobre a criatividade. Que talvez não tenha relação com nenhum outro conceito ou definição de dicionário, mas que vai se atualizando e reformulando a medida que as coisas vão acontecendo, se baseando essencialmente na prática, no que aconteceu e acontece com o projeto.

Com pontos percentuais para cima ou para baixo — sem generalização.

Com base nisso, para cada característica seguem dicas para novos projetos, artistas, empreendedores (Dicas para você desenvolver ainda mais sua criatividade).

Sobre “Referências”

Uma boa forma de organizar suas referências é escrevendo um texto sobre a sua história, gostos, inspirações e aspirações. E talvez uma forma de ajudar a identificar estas características é começando pelo oposto, dizendo quais são as referências que você não gosta, linha de trabalho, artistas e influenciadores que você não se identifica.

Este texto bem escrito pode servir de base para a construção de um Manifesto e usá-lo para consolidar o primeira etapa na construção de uma marca. Algumas formas criativas podem ajudar a encontrar os primeiros fãs e comunicar os valores do projeto. Tudo depende de cada iniciativa, canal de comunicação e posicionamento desejado, mas sem dúvida é um excelente recursos para qualquer projeto ou artista.

Sobre “Coragem e Confiança”

Empresa grandes precisam de projetos pequenos, do toque humano, da linguagem, transparência, da proximidade. Principalmente quando este trabalho tem afinidade com um público comum de interesse. Ou quando há necessidade de criar mais conteúdo. Cada vez mais, neste contexto em que grandes marcas querem se afastar da imagem corporativa e atroz, projetos pequenos são bons recursos para trazer valores mais verdadeiros para seus consumidores. Seja confiante e corajoso, seu projeto tem espaço!

Sobre “Feedback”

Consultorias prestam serviços de pesquisa para entregar informações não aparentes. Relatórios, técnicas com avaliações, insights, sugestões de melhorias e planos de ação. Uma alternativa de curto prazo para o empreendedor.

Mas melhor do que isso é construir uma cultura de conhecimento gratuito, de buscar a opinião construtiva das pessoas em relação ao seu negócio. Se dispor abertamente com interesse para ouvir um consumidor insatisfeito, um usuário com opinião diferente, um possível cliente para um novo projeto.

Sobre “Oportunidades”

Oportunidades também são criadas. Este texto também é uma oportunidade. Então escreva, crie, se posicione, inspire!

O Rotina & Rabisco está criando um projeto de educação para inspirar e incubar artistas e ilustradores. Um protótipo de aceleradora para a Indústria Criativa. E essa pode ser uma oportunidade, para ambos!

Vamos juntos?

O Rotina & Rabisco é mais uma demonstração de que projetos podem surgir através essencialmente da criatividade. E que ela não é exclusiva, segregada ou limitada. A criatividade é para todos, em diversas formas, em diversas intensidades e em diversas áreas.

Esse artigo foi criado com a parceria Rotina & Rabisco e Estúdio TAP3. O Estúdio TAP3 é uma consultoria de gestão, marketing e comunicação para indústria criativa. Surgiu em conjunto com o projeto de ilustração e o assessora desde o início.

Se você tem alguma dúvida, enxergou uma oportunidade ou tem um projeto criativo e quer ajuda, entre em contato com a gente:
http://www.estudiotap3.com ou thiagoturini@gmail.com

O Rotina & Rabisco também está presente nos canais:

Facebook: https://www.facebook.com/rotinaerabisco/
Instagram: https://www.instagram.com/rotinaerabisco/
Blog: http://rotinaerabisco.com.br/

Alguns produtos especiais do Rotina & Rabisco:

Aos pouquinhos: http://www.aospouquinhos.com
Toda coisinha: http://www.todacoisinha.com/rotina-rabisco-ct-11001d
Coleção camisetas da Chico Rei: http://chicorei.com/rotina-e-rabisco/
Livro: http://www.saraiva.com.br/rotina-rabisco-9035439.html

Se gostou nos ajude clicando no botão “❤” e compartilhe nosso texto!
Obrigado!