Como ser o Rei do Photoshop



Sem Brincadeira! Queridos Designers e Artistas, separamos aqui várias dicas para ajudar a melhorar o seu desempenho e facilitar seu trabalho.


1. Organize seus Arquivos


Um das principais coisas que você deve saber para se tornar o Rei do Photoshop, é organizar seus arquivos de maneira apropriada, para que assim se outra pessoa for mexer no seu .psd ela entenderá o que são suas pastas e como você organizou cada layer. Além de que ter tudo organizado sempre poupa tempo!

Dá uma olhada aqui em algumas dicas que separamos para você organizar seu .psd:

Smart Objects!


São objetos inteligentes, que podem agrupar vários layers, shapes, imagens em um único local. E bem, se um item é usado com várias camadas ou shapes e em vários lugares e maneiras diferentes: transforme esse arquivo em Smart Object!

O Smart Object é ideal para ser usado em botões, ícones, backgrounds, imagens etc.
Para editar um Smart Object é muito simples: basta dar dois cliques em cima dele e abrirá um outro arquivo, .psb, aonde você poderá editá-lo separadamente do seu projeto.

Se você utilizar o Smart Object em um ícone, por exemplo, você pode utilizá-lo várias vezes duplicando-o, e se você modificá-lo — ele irá modificar todos os arquivos que foram duplicados dele.

E o que tem de incrível no Smart Object? Você poderá transformar seu arquivo (esticar, inclinar, girar, distorcer etc) sem perder a qualidade dos conteúdos originais!

Como criar um Smart Object? Basta selecionar todos os arquivos que você deseja transformar > Botão direito > Convert to Smart Object. (você também pode criar um keyboard shortcut para facilitar essa transformação)

E mais! Você poderá exportar o conteúdo do Smart Object separadamente, sem precisar recortar nada.

Mas cuidado:
Os Smart Objects podem aumentar de tamanho e deixar seu projeto mais lento.
Você não poderá criar uma máscara de camada com um Smart Object em cima de outro Smart Object!!! Mas para solucionar isso basta criar uma pasta com o smart object e criar a máscara em cima da pasta.
Uma vez que seus layers se transformaram em um Smart Object, para você poder modificá-lo, terá que entrar no psb no arquivo (para isso apenas dê 2 cliques em cima do layer). Porém, tome cuidado: se você utilizar o mesmo Smart Object para funcionalidades coisas diferentes (e não iguais), ele irá modificar todos os seus arquivos duplicados.

Agrupar seus arquivos de maneira apropriada (Crtl+G ou Cmd+G)


Bem, organizar os arquivos é sempre complexo, pois cada pessoa geralmente organiza do seu jeito. Porém, há algumas dicar para facilitar o entendimento de todos na hora de agrupar:

Utilize sempre Grupos Pais e Grupos Filhos: Por exemplo, se você está criando um layout, existe o header dessa página, o ideal é que você organize o Grupo Header como Pai, Header > Filhos, as pastas filhos podem ser por exemplo: Background, Banner, Logos, Assets etc. Dentro de cada pasta filho, você pode organizar melhor o que cada grupo corresponde, como por exemplo Background, você pode adicionar nele um fundo, uma imagem, um pattern etc.

Isso ajudará muito você identificar aonde cada item está no seu arquivo e também se outra pessoa for utilizá-lo.

E também, organize hierarquicamente suas pastas por ordem! Por exemplo, seu grupo Background deve ficar sempre por último. Deixe as camadas visíveis em cima. E se você estiver construindo, por exemplo um site, organize suas pastas Pais na ordem que elas aparecem, por exemplo: Header > Body > Footer.


Separe seus grupos e layers por cores diferentes


Quando você separa seus grupos e layers com cores diferentes fica mais simples e rápido de identificá-los de qual local eles pertecem ou que ordem estão.






Utilize as réguas, grids e colunas!


Para tornar as réguas visíveis basta (Crtl+R ou Cmd+R)

As réguas e as marcações funcionais serão sempre ideais para você saber como organizar melhor seus arquivos no espaço. Você pode utilizar 12, 8, 6 colunas como achar melhor para tornar seu projeto fluido. Clicando aqui você pode baixar e utilizar colunas prontas ou você pode utilizar o plugin GuideGuide para facilitar a criação de colunas.


Delete sempre Camadas Vazias


Para isso vá em File > Scripts > Delete All Empty Layers


Sempre nomeie seus Layers e Grupos!


Só assim você conseguirá identificar facilmente o que cada item representa. Um passo fácil para identificar um item que você não sabe aonde está é ativar o Auto Select ou deixá-lo desativado e usar Crtl ou Cmd + Clique no Objeto.


2. Comandos Especiais


Os comandos especiais existem exatamente para facilitar e tornar seu trabalho mais rápido. Separamos alguns keyboards shortcuts aqui que podem facilitar bastante:

(Cmd + Tab) Alterna entre Documentos Abertos

(Cmd +1) Deixa a tela em 100%

(Cmd + ] ou Cmd + [) Para mover suas pastas selecionadas para cima e para baixo ou aumentar/diminuir o stroke do item selecionado.

(Cmd + G) Agrupar

(Cmd + A) Seleciona toda a tela em relação ao objeto selecionado. Você pode acabar utlizando muito esse comando para alinhar itens.

(t) Clicando no ícone T da aba de layers, você poderá visualizar todos os textos do seu projeto, podendo assim modificá-los todos de uma vez.

(Alt+Cmd+Z) Múltiplos desfazer. Enquando Cmd+Z apenas volta 1 vez.

(Alt+ Arraste o Fx) Isso irá facilitar para você copiar e colar os estilos de um objeto para outro.

E claro! Você pode criar seus próprios shortcuts para ações que você utiliza frequentemente clicando apenas em Cmd + Shift + Alt + K:

3. Plugins


Existem milhares de plugins para photoshop que ajudam e muito o seu trabalho, separamos alguns dos nossos plugins favoritos:

Você usa muito protótipos e wireframes para seus projetos? Nossa dica é o Invision! Uma plataforma que você pode criar protótipos interativos e ainda usar o LiveShare que é o plugin para você adicionar seus .psd direto na plataforma: Clique aqui.

SocialKit: Para criação de peças e métricas de redes sociais.

Layrs Control: Para ajudar na organização dos seus layers.

CSS3Ps: Exportar as características do seu arquivo em CSS.

Reder.ly: Auxilia na exportação de assets e itens modificáveis.

GuideGuide: Para auxiliar na criação de colunas.

WebFont: Extensão com milhares de fontes web que você pode testar e usar.


4. Na hora de apresentar para alguém


Quando você termina o seu projeto, chega a hora do esconde-esconde para apresentar suas camadas e estados modificados de cada parte do arquivo, e a nossa dica é utilizar o Layer Comps.

Usando o Layer comps é possível criar, gerenciar e exibir várias versões de um layout em um só arquivo do Photoshop.


Bem, por enquanto é isso, acabamos a postagem com um pouco mais longa do que deveríamos. Mas ainda temos muitas dicas do photoshop para mostrar, porém fica para uma próxima vez.

Pessoal, se tiverem dicas e sugestões para nossos queridos Designers e Artistas se tornarem os Reis do Photoshop, é só comentar.