O Brasil Odeia a Ciência

O Brasil odeia a ciência… É notório isso desde antes do Brasil ser Brasil. Mas parece que o zeitgheist perdeu a vergonha de expôr isso pro mundo. Ora, com um Trump sendo líder do “Mundo Livre”, pra que vergonha com qualquer coisa?
O Museu Nacional era um símbolo da resistência. Um dos mais velhos rivais desse Brasil, torpe e indolente. Ele que agora jaz na Quinta da Boa Vista no estado da ruína — leia como quiser — é marco do sucateamento e negligência que a sociedade brasileira vem fazendo durante anos. Destruição regulamentada e saudada talvez não haja maior desde de a Grande Queima de 33 do 3º Reich.
Dentre os bombeiros antípodas, vê-se os grandes agentes engendrados em todo tipo de poder. Museus não dão lucro e ainda nos lembram que há algo além expediente. A ciência não te faz melhor operário. A cultura não engorda o gado. Nem as pesquisas matam bandidos na periferia.
O governo através de cortes e mais cortes agrupa lenha e mais lenha entorno da ciência brasileira. O Museu Nacional foi só a fagulha de uma proposta de fogueira projetada há anos e desejada há séculos. E a luz desse incêndio desobscurece a mácula do descaso.
Enquanto assistimos as chamas tomarem a ciência, o Rio 40 Graus torna-se, metonimicamente, Rio Fahrenheit 451.
