A Testnet do Bitcoin lhe permite errar sem perder dinheiro !
Por que ela foi criada?
A Testnet do Bitcoin foi criada para permitir que as pessoa experimentem e testem novas funcionalidades, atualizações e aplicativos sem usar bitcoins reais na blockchain principal, assim como permite aos desenvolvedores do Bitcoin testarem as novidades que serão executadas na rede principal.
Os bitcoins usados na Testnet são bitcoins de teste, sem nenhuma relação com a rede principal, não sendo permitido enviar ou receber bitcoins da ou para a rede principal.
A Testnet ajuda a identificar e corrigir problemas antes de implementar alterações na rede principal do Bitcoin, contribuindo para a estabilidade e segurança.
Qual a história da Testnet do Bitcoin?
O início da Testnet remonta a outubro de 2010, quando Gavin Andresen, um dos desenvolvedores do Bitcoin, enviou um pedido técnico aceito por Satoshi Nakamoto, marcando o início da rede de testes.
Apesar do sucesso inicial, em 3 de fevereiro de 2011, a rede foi reiniciada a pedido de David Françoise, introduzindo a segunda Testnet com algumas alterações.
No entanto, essa versão 2 enfrentou desafios, como aumento na dificuldade de mineração e a venda de bitcoins de testnet como moedas reais, resultando em perdas financeiras a diversas pessoas.
A solução veio em 12 de abril de 2012, quando Andresen reiniciou a rede, dando origem ao atual Testnet3. Esta terceira versão corrigiu os problemas das anteriores e permanece ativa até hoje.
A Testnet é a rede pra vc usar sem medo de perder dinheiro, então:
- Teste (envie e receba) e adquira segurança nas transações;
- Cuide direito da guarda das suas Seeds (as palavras-chave);
- Teste recuperar sua carteira depois de desinstalar e instalar a carteira de bitcoin testnet…
O tipo de endereço testnet mais comum é iniciado por “tb1”, mas você pode encontrar endereços começando pela letra “M” ou pelo número “2”.
Literalmente, passe todos os “cagaços” sem perder seu dinheiro!