Choose your battles

The art of saying "i’m not dealing with that crap today"

Eu, jornalista
3 min readSep 16, 2023
Imagem do Scribbler.

Eu diria que o maior privilegio de ser uma freelancer em homeoffice — trabalhando somente com deadlines — é poder jogar tudo pro alto, em plena terça-feira, bradando no hang loose: "amanhã eu resolvo".

E pasmem! Hoje em dia é possível ganhar muito dinheiro com a internet sem precisar vender a alma pro TikTok e começar a fazer live de NPC. Conheço histórias de programadoras que trabalham como nômades digitais e vivem viajando por aí; logo penso que deveria ter me esforçado mais em aprender matemática. Damn it!

Para nós — meros mortais que trabalham com palavras — pode ser um pouco mais complicado. Pero vamos seguindo! Nossa liberdade não será vendida e dá pra comprar cerveja por menos de 24 coroas no ICA (2,3% de álcool, but who cares!).

Não dá pra negar que após a pandemia restou chancelado que certas funções podem ser facilmente exercidas de forma remota. Na minha singela opinião, o modelo híbrido de trabalho seria o ideal (e a saúde mental de todo mundo agradeceria).

Mas eu já trabalhei em empresas / escritórios e sei bem como funciona a cultura de vigilância; existem aqueles cuja função é esquematizar cada passo dado, buscando alguma coisa de errado pra apontar. Ou então os que tentam sugar sua alma até o limite do horário. Nada que umas idas ao banheiro pra ficar no celular não resolvam.

O que eu tô querendo dizer mesmo é que acho muito positivo e confortável ter o privilégio de ouvir o nosso corpo e saber quando não estamos num dia legal.

Isso funciona tão bem que, na maioria das vezes quando me dou um day off, já me sinto um pouco melhor para dar continuidade ao trabalho no dia seguinte, com muito mais ânimo e energia do que se eu me forçasse a ser produtiva em um dia ruim. Trust me, it reaaaally works.

Só quando deixo algum trampo se arrastar por muito tempo ou quando tenho algum deadline já no pescoço é que fujo a essa regra. Mas poxa! Tem dias que o que eu quero mesmo é rolar um feed desinteressante, com uma apple cider do lado, cantando alto uma Lily Allen ou Gwen Stefani. E tá tudo bem.

É bom deixar claro que isso se estende a qualquer outra coisa; seja ter que responder um parente no WhatsApp ou resolver aquela chatice do aplicativo de banco. Temos que escolher bem as nossas batalhas diárias, com a plena convicção de que não vamos vencer todas. Mas amanhã é um novo dia e eu já tô posturada no hang loose.

-

Este é um blog pessoal. Fique à vontade para curtir, comentar e compartilhar esse artigo. Para ler outros textos, clique em meu perfil.

Me contate, me relate algo curioso ou me mande um pix em: nayaralucenna@gmail.com

--

--

Eu, jornalista

Jornalista brasileira na Escandinávia. Escrever me move desde criança, então abri esse espaço para compartilhar ideias. Entre, tire os sapatos!