Checklist | Vantagens e desvantagens do cloud computing

Encontre um nerd
7 min readApr 8, 2019

--

As vantagens e desvantagens do cloud computing fazem parte das discussões constantes nas decisões atuais das empresas.

O cloud computing tornou fácil o acesso a todos os aplicativos e softwares pela Internet. Anteriormente, o software e os aplicativos precisavam ser instalados fisicamente, o que não é mais necessariamente uma realidade.

Com a evolução da tecnologia e a viabilidade de acessar aplicativos diretamente da Internet, as empresas estão obtendo enormes benefícios da computação em nuvem.

No entanto, juntamente com as vantagens oferecidas pela computação em nuvem, as desvantagens também vão aparecendo.

Existem várias vantagens com a computação em nuvem, mas também devemos estar atentos aos contratempos que você verá a seguir neste nosso artigo sobre as vantagens e desvantagens do cloud computing.

Cloud computing: Vantagens e desvantagens

As vantagens e desvantagens do cloud computing são algo que você deve mensurar antes de tomar qualquer decisão para sua empresa.

Com o passar do tempo devido às crescentes demandas da gestão de infraestrutura de TI, a nuvem provou ser uma solução viável e essencial para mundo dos negócios. Como resultado, a necessidade de colaborar, salvar ou compartilhar arquivos em um determinado dispositivo físico não é mais necessária como antes.

Com todo esse crescimento e com cada vez mais usuários, a nuvem aparece como solução. E como tudo tem seus prós e contras, aqui estão as vantagens e desvantagens do cloud computing:

Vantagens do cloud computing

Mais capacidade de armazenamento

Nas operações de computação tradicionais, a memória era determinada pelo dispositivo específico usado.

Se equipamento ficou sem memória de disco rígido do computador pré-instalado, seria necessário um drive USB adicional, ou outros tipos de backup, para expandir a capacidade de armazenamento existente.

Com a computação em nuvem, a capacidade de armazenamento tornou-se ilimitada. Os usuários podem armazenar e fazer backup de qualquer quantidade de dados sem a preocupação de ficar sem espaço de armazenamento de dados.

Custos reduzidos

A computação em nuvem é, em muitos casos, barata pelo seu custo benefício.

Os usuários não precisam comprar infraestrutura de TI ou construir um centro de dados de operação central, porque o software e outras instalações relevantes já estão instalados no servidor do provedor de serviços em nuvem.

Ao contrário da computação convencional, na qual os usuários gastam muito dinheiro para adquirir hardware, software, utilitários e outras instalações de operações, a computação em nuvem está completamente livre desses gastos.

Existem inúmeros serviços de nuvem gratuitos, para usos básicos de computação e, se houver necessidade de ofertas de computação em nuvem específicas ou mais avançadas, ela será paga por assinatura.

Por exemplo, a maioria dos usuários da computação em nuvem paga apenas pela infraestrutura e pela capacidade. Uso avançado ou mais capacidade podem ser ampliados para horários de pico e reduzidos quando não são mais necessários.

A computação em nuvem também reduz os gastos com energia em cerca de 30%.

Mobilidade mundial

A computação em nuvem aumenta a mobilidade porque os usuários podem acessar aplicativos e dados de qualquer dispositivo em qualquer parte do mundo.

Para empresas e corporações, isso significa que os funcionários podem colaborar independentemente de onde estiverem no mundo.

Desde que haja conexão com a Internet, a computação em nuvem oferece acessibilidade, sem limitação de tempo, a dados e aplicativos, e os usuários não precisam carregar documentos ou dispositivos de armazenamento onde quer que estejam.

Com essa vantagem do cloud computing, as empresas melhoraram sua produtividade e a troca de dados se tornou mais rápida.

Sempre disponível e confiável

A maioria dos provedores de serviços de cloud computing é muito confiável em sua prestação de serviços, com uma pequena margem de falha, mantendo o tempo de atividade de 99,99%.

A conexão está ligada o tempo todo e desde que os usuários tenham disponibilidade de internet, eles podem praticamente usar os serviços da nuvem de onde quer que estejam a qualquer momento. Alguns aplicativos em nuvem até funcionam off-line.

Aqui vale dizer que este é um tópico um pouco polêmico que pode ser usado tanto em vantagens e desvantagens do cloud computing. Pelo fato da atividade do sistema não depender apenas dele como prestador de serviço, mas, muitas vezes, da sua disponibilidade de conexão.

Atualizações automáticas

Os fornecedores de cloud computing atendem a todas as atualizações e garantem sua disponibilidade durante toda a vida útil.

O usuário simplesmente precisa baixá-los e, uma vez feito isso, as versões mais recentes do aplicativo ficam disponíveis melhorando o seu desempenho.

Além disso, os usuários não precisam ser especialistas em TI para instalar o software ou as atualizações de aplicativos.

Os provedores de serviços de nuvem frequentemente notificam os usuários sobre atualizações disponíveis e também fornecem as diretrizes de instalação.

As atualizações também são aproveitadas regularmente para garantir que os sistemas em nuvem estejam sendo executados da maneira mais tranqüila esperada.

Concede vantagem competitiva para empresas

Com a competitividade cada vez maior entre as empresas, você pode ter um fator estratégico ao seu lado ao ter acesso aos mais recentes softwares que precisar, ao alcance de seu clique.

Através da computação em nuvem, você terá acesso aos aplicativos e infra-estrutura mais recentes para criar, desenvolver e aprimorar seus produtos. Sua empresa pode acessar o software que necessitar à qualquer hora, sem precisar investir em instalações ou na manutenção de outros softwares.

O cloud computing permite que você se concentre em seus principais objetivos de negócios e se preocupe menos com a instalação de aplicativos e software.

Fácil de configurar

Qualquer pessoa pode configurar um serviço de computação em nuvem em minutos. Aspectos individuais de configuração, como a seleção de senhas ou dispositivos a serem conectados à rede, também são relativamente simples.

Depois, os usuários podem começar imediatamente a usar o software, os recursos ou os dados necessários.

Desvantagens da computação em nuvem

Você verá, a seguir, que, em alguns aspectos, as vantagens e desvantagens do cloud computing se misturam e, um item que é um benefício, também pode ser identificado como um contra.

Tempo de inatividade

Como os provedores de serviços em nuvem cuidam de um grande número de clientes todos os dias, alguns deles podem ficar sobrecarregados e podem até enfrentar falhas técnicas. Isso pode levar a atrasos em seu trabalho e deixá-los temporariamente suspensos.

Além disso, se você perder sua conexão com a Internet, você não poderá acessar nenhum dos seus aplicativos, servidor ou dados da nuvem.

Claro, que hoje em dia estas falhas não são mais tão comuns quanto há algum tempo, mas sempre vale lembrar disso.

Assim como falamos nas vantagens, o acesso aos seus dados não dependem apenas do seu provedor de serviço em nuvem, mas também do seu acesso a estes serviços.

Segurança

Violação de segurança é algo que até mesmo as maiores organizações já sofreram e é um risco potencial na nuvem também.

Embora os provedores de serviços em nuvem implementem os melhores padrões de segurança e certificações disponíveis, o armazenamento de dados e arquivos importantes em provedores de serviços externos sempre abre riscos.

Dificuldade de migração

Embora os provedores de serviços em nuvem prometam que a nuvem será flexível para usar e integrar, a mudança de serviços em nuvem é algo que ainda não evoluiu completamente.

As organizações podem achar difícil migrar seus serviços de um fornecedor para outro.

Hospedar e integrar aplicativos de nuvem atuais em outra plataforma pode gerar problemas de interoperabilidade e suporte.

Controle Limitado

Como a infraestrutura do cloud computing é totalmente gerenciada e monitorada pelo provedor de serviços, ela transfere o controle mínimo para o cliente.

O cliente só pode controlar e gerenciar os aplicativos, dados e serviços operados.

As principais tarefas administrativas, como acesso ao shell do servidor, atualização e gerenciamento de firmware, não podem ser passadas para o cliente ou usuário final.

Lidando com as vantagens e desvantagens do cloud computing

Nossa lista de vantagens e desvantagens do cloud computing são uma forma de facilitar para você a visualização de como essa transição pode ser benéfica para sua empresa.

A decisão de optar por serviços baseados em nuvem pode ser grande, mas não significa que seja ruim. Ao contrário, sua empresa deve lucrar muito com todas as suas vantagens oferecidas, como:

  • economia de custos em termos de instalação e manutenção;
  • tempo de inatividade reduzido;
  • mão de obra quase insignificante envolvida;
  • nenhum investimento em relação à infraestrutura necessária para abrigar os servidores internamente.

Leia também: Terceirização de Suporte Técnico: o que você tem a ganhar

Está pensando em contratar uma empresa que te ajude a configurar um serviço de cloud computing para que suas possibilidades como negócio se expandam? Você pode encontrar fornecedores de Consultoria de TI, bem como demais serviços que sua empresa precisa em um único lugar com o oHub. Economize tempo e dinheiro e receba diversos orçamentos com um só pedido.

--

--