“Amar é uma tarefa árdua, sobretudo quando você precisa se amar. Todas as frases motivacionais e frases de efeito caem por terra, quando precisamos colocar em prática o exercício do amor-próprio. Há algum tempo lembro-me de ter lido a seguinte frase: “de todos os amores, o próprio”. Uma frase que muitos tatuam no corpo, mas que poucos compreendem de fato. Eu cresci generosa demais com os outros e estúpida demais comigo. De alguma maneira aprendi que deveria doar aos outros até minha última gota de suor, de sangue e sempre me deixar para depois.

Reconhecer isso não torna mais fácil…


A vida parecia tão mais simples há quinze anos atrás. A gente combinava de conversar sentado na calçada, tocar um violão na pracinha ou apenas ir à sorveteria. O relógio não corria tão depressa. Estar com o outro era mais prazeroso. Abraçar o amigo que há muito não víamos era incrível. A gente sentia saudade e ligava, sentia saudade e batia à porta, sentia saudade e fazia de tudo para estar.

Só que o tempo passou, a tecnologia veio e as coisas “evoluíram”. Minhas aspas à evolução se mantém por acreditar que regredimos consideravelmente. Escondemos nossos sentimentos por atrás das…


A vida poderia mandar um e-mail para nós dizendo: continue a sonhar, pois você está no caminho certo. Acontece que ela não manda, as coisas não acontecem, e nós começamos a nos desesperar. Muitas vezes vemos os nossos sonhos escorrendo entre os nossos dedos. Aquilo que antes nos enchia o coração de esperança torna as nossas noites insones. O emprego tão sonhado que escapuliu de nós, o empreendimento que não deu certo, a família que se desestruturou, a faculdade que tivemos que trancar, a vontade de se aventurar pelo mundo que está cada dia mais distante de nós.

Em meio…


Deixa eu ser um pouco de caos nesta calmaria que é a tua vida. Tirar a tua vida do marasmo e te fazer conhecer os cantos mais sórdidos desta grande Capital. Deixa eu te apresentar o mundo e te mostrar que a vida é maior do que os teus olhos podem ver. Deixa eu andar de mãos dadas como namorados, mas deixa eu te enroscar nas minhas pernas como amantes. Deixa eu te fazer peregrino em meus caminhos. Deixa eu te olhar nos olhos e te fazer mil juras em minha íris. Deixa eu desvendar a constelação que habita em…


O amor é o sentimento que dá sentido a todos as coisas. Ele nos torna indefesos diante de sua imensidão e pequenos perante a sua grandiosidade. Saber reconhecer o amor não é uma tarefa simples. O amor é complexo. Ele é como diz Coríntios 13: “Quem ama de verdade não é leviano com o coração do outro. Ele se coloca duas, três, quatro vezes no lugar do outro antes de magoá-lo. Ele oferece a verdade em forma de crescimento. Ele…

Pâmela Marques

Alguém que descobriu que escrever era preciso. Siga: www.instagram.com/eupamelamarques

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store