Sitma no Maranhão

Fui convidado à fazer um Workshop de UX e Design Thinking em um lugar bastante inusitado, uma empresa de tecnologia do Maranhão chamada Sitma que ao contrário do que imaginamos, está inovando muito no trabalho que eles fazem.

A especialidade deles é um sistema para restaurantes chamado Chefy, que está em constante evolução e melhorias, com versões criadas seguindo os elementos de Material Design e com um foco muito interessante nos usuários.

Levei o curso padrão do Reset Lab, e começamos as discussões e desenhos de uma solução focada no nicho de mercado e no produto deles. A ideia não era necessariamente melhorar o produto pois só haviam dois dias, por isso o foco era no entendimento das ferramentas e possibilidades.

Hoje o Design Thinking faz e fez com que a sitma chegue a um outro nível de qualidade conquistando clientes fora do estado » Ítalo Brito » Founder
Ferramentas criativas
Prototipando
Testando os protótipos
Sketch no papel virando protótipo no POP
Mood Board
Café?
Música não pode faltar
Discussões e mão na massa
Mind Maps
Mais Mind Maps
Personas e Jornadas
Valeuuuu!!

Além do workshop, pude acompanhar o sistema deles funcionando em tempo real em dois restaurantes (aproveitei e comi e bebi um pouco) e notei que ele atende bem às necessidades dos comerciantes.

O trabalho no dia a dia continua

A equipe da Sitma é uma equipe MUITO interessada, em menos de uma semana após o curso, eu já estava recebendo imagens dos novos desenhos, personas e jornadas em um grupo de Whatsapp criado por eles somente para isso.

Documentação bem desenvolvida
Maior foco assertividade
Organização e experiência

Estabelecemos um contato contínuo e conversamos sempre sobre os achados, os desenhos novos de personas e jornadas que eles estão construindo além da questão dos próximos passos para o projeto como um todo.

Acredito que o caminho é vasto para eles crescerem mais do que uma referência local para algo mais forte.

Até mais!


O que a galera achou:

Depois que sai da faculdade não sabia bem quais rumos seguir dentro da área que escolhi, porém depois do 1° Sitma ux weekend eu descobri novas possibilidades que me despertaram o desejo de entender mais a fundo a importancia e o impacto que o design thinking, ux, Ai, Ui tem na vida das pessoas.
Quem se propõe a desenvolver esse tipo de trabalho tem a “missão” de facilitar, melhorar a vida das pessoas e por isso que se torna tão empolgante e desafiador.

Hoje conseguimos utilizar o Design Thinking dentro do escritório como metodologia
Nossos clientes que antigamente tinham sistemas bonitos mas não tão usuais, hoje possuem ferramentas focadas em resolver os problemas das formas mais simples possíveis e pensando sempre nos usuários
No chefy nos tivemos uma melhoria de uns 70% aplicando o Design Thinking que você nos ensinou

Conheça mais deles aqui

http://sitma.com.br