8.PHP: E o que você tem a ver com isso, né?

Evaldo Barbosa
2 min readOct 25, 2017

--

Esse mês tá corridão, alguns sabem disso. Fui para a latinoware (que me trouxe uma experiência incrível) e agora vou para o Startup Weekend de Santa Inês. Agradeço bastante a indicação e o convite para o SW (para se inscrever é aqui!).

Mas quero falar mesmo é do 8.PHP agora, do qual muito estou feliz por participar mais uma vez e do assunto que abordarei nele. É mais do mesmo? Talvez sim, talvez não… É você quem vai dizer.

Uma das coisas que me relembraram lá (mas da qual eu já falo bastante sem mencionar o termo) foi de intraempreendedorismo. Essa palavrinha que aprendi na faculdade me ajuda a entender o mundo em que vivo como profissional e que me dá gás para tentar ajudar os outros desenvolvedores que conheço. Tento impactá-los com uma visão a respeito da natureza do trabalho de desenvolvedor nesse sentido.

A lembrança surgiu quando um palestrante falou a respeito da desambiguação atual dos termos empresário e empreendedor e na sua explicação ele dizia que boa parte dos empresários, se não a maioria, são somente donos dos seus negócios, mas que empreendedores mesmo são aqueles que fazem o negócio acontecer, ou seja, os seus funcionários. Esses intraempreendedores — empoderados — conseguem fazer o barco navegar pelo caminho e fazê-lo chegar a um lugar seguro meio a um mar revolto.

Na minha palestra no fórum vou falar sobre isso e como eu entendo a natureza da nossa profissão, que é essencialmente meio: Meio para que as pessoas consigam se comunicar melhor, para que façam coisas com menos trabalho, com menos recursos, que consigam automatizar tarefas, etc.

Te espero lá para ouvir o que tenho a dizer e trocar uma ideia. Dá uma olhada lá no site e veja como se inscrever.

--

--

Evaldo Barbosa

Cofundador do Agile-MA, Coorganizador do SLZ Agile & Business, membro do PHP-MA. www.mrlucky.com.br