Dar palestras é ensinar ou aprender?

Em vias de uma nova edição do nosso workshop para novos palestrantes, estava conversando com um amigo que vai se apresentar no próximo PHPub (é, somos cheios de eventos aqui no Maranhão), me dei conta do quanto é legal dar palestras. Não que eu não sentisse o gosto disso toda vez que vou me apresentar, mas do quanto se aprende com isso.

No início você é demandado, alguém te pede pra falar de algum assunto, e você tenta responder a contento e ser respeitado pelo resultado não-ruim. E esse não-ruim é mais por não saber falar em público do que qualquer outra coisa. Depois de um tempo e algumas palestras no currículo, você passa a olhar para as coisas e vem aquele sentimento de “eu poderia falar sobre isso aqui, é muito legal”.

É a hora que você percebe que realmente gosta disso e que, principalmente, gosta de aprender sobre as coisas, sobre o que acontece, sobre como acontece. Você já enxerga o mundo à sua volta de forma diferente, seja a vida cotidiana ou aspectos da sua área de trabalho. Não importa mais, você já foi tomado.

O que despertou, de fato, a minha vontade de escrever mais esse texto aqui foi a frase do meu amigo citado acima e a minha consequente resposta a ele.

Ele: Bacana demais isso. Já aprendi coisas demais fazendo esses slides.
Eu: É mais dinâmico que ser acadêmico e você escolhe o que vai estudar.

O que me move sobre apresentações é exatamente isso: aprender. Eu aprendo mais do que “ensino” e o resultado sempre fica, ainda que não seja imediatamente utilizado, mas sempre fica. Eu saio melhor de uma palestra pois estudei, apresentei e colhi o feedback sobre o assunto e sobre a apresentação em si. É sempre bom.

Para quem não vai participar dessa edição do Palestrei, só lamento. Mas nessa as vagas esgotaram em menos de 24 horas, então não fique. Em vez disso, fique ligado nos nossos cronogramas:

Todo o nosso planejamento fica aqui:
https://github.com/phpmaranhao/Planejamento2017

Like what you read? Give Evaldo Barbosa a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.