Salada de SaaS para programadores

Evaldo Felipe
3 min readJul 30, 2018

--

Após o evento que eu e o Gabriel Koerich palestramos sobre como fazemos a gestão da infraestrutura dos nossos projetos Advbox e Bulldesk, tivemos diversos feedbacks legais, e a solicitação da comunidade para passar a lista das ferramentas apresentadas nos nossos slides.

Here we go!

Travis CI (gratuito no github education)

Realiza testes automatizados no código da aplicação.

CodeClimate (gratuito com email da faculdade)

Verifica a qualidade do código produzido e porcentagem do código coberto por testes.

Forge ($10,00/mês)

Provisiona toda infraestrutura de servidores (Digital Ocean, Linode, AWS), garantindo diversos patterns de segurança, e gerenciando alguns serviços como rede entre os servidores, loadbalancer, SSL, gestão de filas, etc. Possuem API para automatizar o deploy, e recipes para instalação de softwares após provisionamento da instância.

Envoyer ($10,00/mês)

Automatiza todo processo de deploy da aplicação (CD), executando o pipeline definido, após o pull request ser aceito na branch master por exemplo. Caso o processo falhar, a aplicação não sofre downtime, e caso contrário, entra no ar a nova versão sem afetar o usuário também.

CloudFlare (Grátis)

Serviço de CDN para as aplicações, realizando cache de mais de 80% de nosso trafego, assim garantindo que os servidores não ultrapassem o consumo mensal de rede, diminui a latência, e também oculta nossos IP’s públicos.

New Relic (🔪 )

Ferramenta de monitoramento básico de recursos utilizados, com gestão de alertas predefinidos. O valor é calculado com base nas instâncias da sua rede. Usavamos quando era gratuito, mas hoje em dia vem uma faca de brinde junto com o valor, por conta disso, buscamos outras alternativas.

DataDog (gratuito no github education)

Ferramenta de monitoramento básico de recursos utilizados, com gestão de alertas predefinidos.

Let’s monitor (Grátis)

Verifica o uptime do seu domínio e a validade do certificado SSL, e notifica quando algo der errado com estes serviços.

Loader (Grátis)

Executa testes de carga na aplicação. Você realiza uma request completa de até 10.000 usuários durante 1 minuto, e verifica como seu ambiente e sistema se comportam a grandes volumes de requests simultâneas.

Papertrail (Grátis)

Agregador de logs de todas as máquinas da rede, e logs da aplicação. Basicamente ele agrega todos os syslogs dos servidores em uma plataforma externa, e indexa as informações baseadas em tags relacionada a cada servidor.

Bugsnag (Grátis)

Agredador de exceptions da aplicação, gerando uma visibilidade muito grande sobre os erros que acontecem em produção, trazendo informações da request completa feita pelo usuário, qual servidor aconteceu o erro, e diversas outras informações muito úteis para debug.

DigitalOcean (😍)

A menina dos olhos, tem crescido de forma expressiva no meio dos provedores de cloud, oferenço um serviço de excelente qualidade à um custo extremamente agressivo. O preço é definido conforme o tamanho de cada droplet (instância). Vale resaltar que existe algumas máquinas com o mesmo valor, mas com recursos diferentes, ou seja, consigo atender a minha real necessidade sem alteração do valor.

Time is money

No final da nossa apresentação, destacamos algumas lições aprendidas e nosso custo com toda a estrutura chamou a atenção do pessoal.

Conseguimos hoje atender um número expressivo de usuários e requests (15,6 mil usuários e 9 milhões requests/mês), gastando menos de R$1.000,00/mês com infraestrutura.

O grande ponto aqui é: Nem sempre uma ferramenta open-source pode ser o melhor caminho pra resolver um problema. Uma ferramenta de $10,00 ou $20,00 pode te entregar algo muito melhor, mais rápido, mais seguro, do que ter uma curva de aprendizado, as vezes muito grande de ferramentas da comunidade.

--

--

Evaldo Felipe

25, SysAdmin .feat DevOps, workaholic, rato de internet, e várias historias que não podem entrar aqui. https://evaldofelipe.com