Facilitação e Certificação na plataforma Esri

Quando adotamos determinada tecnologia em nossos projetos se faz necessário uma etapa que inclui o manuseio de certas ferramentas tecnológicas. O correto manejo destas ferramentas é um dos fatores que irá garantir sucesso e assegurar que esta tecnologia foi corretamente proposta.

Quando a tecnologia escolhida é a Plataforma ArcGIS, a Esri (Environmental Systems Research Institute, Inc) oferta uma série de cursos que podem ser realizados com a finalidade de instrumentalizar o profissional em determinadas tarefas. A Esri promove e apoia o uso de SIG para enriquecer o ensino e a aprendizagem em todos os níveis, em contextos formais e informais, nacional e internacionalmente e isto é refletido no material didático dos cursos que são ofertados em todo o mundo. Além deste cuidado com a elaboração do material didático há também uma rigorosa seleção com relação aos Instrutores que fazem a facilitação destes recursos educacionais.

Atualmente, na versão 10, a terminologia adotada para estes Instrutores é a de Esri Certified Trainers. Para se tornar um Esri Certified Trainer são necessárias duas certificações: Esri Technical Certification, da própria Esri e a Certified Technical Trainer (CTT+), da CompTIA.

A certificação da Esri necessária ao Instrutor é a mesma certificação que a Esri oferta para os profissionais usuários de sua tecnologia. A obtenção da certificação é um reconhecimento que atesta o nível de competência técnica que este profissional possui, além de distingui-lo no competitivo mercado de trabalho e funcionando também como uma meta para desenvolvimento pessoal. O processo de certificação é dividido em três grupos: (a) Desktop, para quem é um profissional que utiliza o programa ArcGIS, (b) Developer, para quem é um desenvolvedor de aplicações GIS e (c) Enterprise , para quem é um administrador de GIS corporativo. E cada uma delas ainda pode ser nível Associate ou Professional , totalizando nove certificações distintas, se considerarmos apenas as mais atuais. Também está disponível o nível Entry, lançada neste ano de 2015.

http://www.esri.com/training/main/certification/certification-exams

Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site: http://training.esri.com/certification. As provas são em inglês e são ofertadas pelo PersonVUE, parceiro de teste da Esri. No Brasil são dezenas de centros conveniados, abrangendo todas as regiões do país. No site http://www.pearsonvue.com/esri é possível agendar a prova em um centro conveniado mais próximo do candidato. Mas o Instrutor vai além destas provas e ainda há necessidade, de acordo com o curso que ele deseja ministrar, de exames específicos para cada curso (são nove exames específicos na versão 10.0).

Após a obtenção da certificação Esri vem a segunda certificação, a Certified Technical Trainer (CTT+), aplicada pela CompTIA . A CompTIA é uma empresa internacional que avalia competências essenciais de um Instrutor incluindo a preparação, apresentação, comunicação, facilitação e avaliação. O treinamento e o exame CompTIA CTT+ Essentials abrange o planejamento antes do curso, os métodos e meios de comunicação para a prestação de instrução, a credibilidade do Instrutor, as facilitação de grupos e avaliação do evento de treinamento. Para avaliação da credibilidade do Instrutor e do evento de treinamento é necessário a gravação em vídeo de uma aula real, que é enviada juntamente com os formulários para a CompTIA. As provas teóricas também são aplicadas pelo PersonVUE e contam com a mesma rede conveniada.

Soma-se a isto a necessidade de um vínculo do Instrutor com o Distribuidor Internacional da Esri, que no Brasil é a Imagem Geosistemas e Comércio. A AcademiaGIS Imagem (http://www.academiagis.com.br) possui a certificação de Autorized Learning Center (ALC) que autoriza o distribuidor Imagem a ministrar treinamentos desenvolvidos pela Esri dentro de todos os padrões e qualidade de um Centro Oficial da Esri.

Evandro Cruz
 Esri Certified Trainer |CompTIA CTT+ Trainer |AcademiaGIS Imagem

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.