Do caos a ordem — Como ser um fazedor de tarefas e se tornar um verdadeiro Jedi.

O que é procrastinação e como criar hábitos poderosos para vencer ela.

Já reparou que muitas vezes você faz algo e quando termina percebe que tem outras infinitas coisas para fazer ? e é tão confuso que você acaba fazendo algo improdutível. É, eu sei o que você sente, já passei por isso e hoje estou em processo de cura, e quero que você também entre nessa comigo ❤

E sim, amo fazer mescla de teoria(chata, mas essencial) com fantasia(incrivelmente foda, mas não tão essencial). Então grande parte dos meus posts vão estar construídos assim.

Procrastinação — Os Sith

Se você vê Star Wars vai saber que os Sith são os bad guy, eles usam o lado negro da força para obter poder e desenvolver, apesar deles serem bem produtivos, eles não tem proposito moral forte, e não muita disciplina, alem de tentar conseguir o poder a todo custo. Eu sou fã deles, mas nesse post e nos futuros, eles são meus inimigos e seu também(risadas de Darth Sidious). Tendo isso explicado vamos para a teoria.

Bom, a procrastinação é a arte de não fazer o que deveria está fazendo, ou de não fazer as coisas.

E o que isso tem de ruim na minha vida ?

Se você quer aprender um novo idioma, fazer um curso, ou qualquer coisa na vida que não seja jogar games(Sem ser profissional) ou dormi. Bom, com a procrastinação você jamais vai chegar lá, e se chegar, vai demorar anos.

Já conheceu aquele cara que aprendeu inglês em 6 meses e o outro que aprendeu em 7 anos ? bom, esse pode ser um exemplo forte de disciplina Jedi. E não, 95% das vezes que uma pessoa completa um idioma é por 2 fatores: Disciplina e forma de estudar, e não por que ele é super dotado.

Então como a Darth Procrastina(procrastinação) atua na minha vida ?

Já reparo que quando você esta fazendo algo você para para responder uma mensagem no Whatsapp, entrar no Facebook, olhar sua caixa de e-mails, ou simplesmente para a atividade para começar outra que você julga mais importante ?

É a Darth Procrastina usando o lado negro da força em você, você está sendo improdutivo. Ah relatos de pessoas que estão fazendo uma tarefa obrigatória, e do nada se veem jogando algum game e que estão nisso faz 8 horas. É terrível né ? pois é, eu já passei por isso.

Então como posso abandonar ela ? vencer essa vilã da minha vida ?

Vindo para o lado certo da força, se tornando um Jedi!

Se tornando um Jedi.

Primeiro o que é um Jedi: É disciplina, é honra, é treinamento, é compaixão. Para quem não viu Star Wars eles parecem algum tipo de anjo, se definir por essas características, parece mesmo. Pra começar os Jedi são treinados desde a infância deles, até Yoda com seu milênio de vida já foi um padawan. E até a morte eles treinam, e buscam sempre a melhoria.

O foco desse texto e dos futuros vai ser apenas para treinamento e disciplina Jedi, e talvez usar espadas e a força(na darth procrastina é claro).

Para ser um verdadeiro Jedi dos hábitos, já te falo que só esse post não vai ser suficiente, e que vai ter pelo menos 20 posts linkados a esse. Cada post vai ter um treinamento, um habito que você vai construir ao longo do tempo.

E por que devo criar hábitos Jedi ?

Primeiro, para criar um habito, você deve repetir uma tarefa por no minimo 21 dias seguidos, todos os dias. Se quiser saber sobre esses 21 dias, pesquise Phillippa Lally. Tem todo um estudo por trás disso, o que não é o foco do texto.

Mas para que criar ? pois quando você vai fazer uma tarefa nova você sente algo te incomodando não é ? parece que tudo fica mais chato, e que outras coisas são melhores do que aquilo, mesmo que aquilo seja uma obrigação do dia.

No habito isso não existe, o seu cérebro não consegue lutar contra você mais pois ele acha que aquilo é rotineiro, e seu cérebro ama o que é rotineiro. Ele gosta padrões, e por isso que algo que você faz a muito tempo não te incomoda muito.

Então vamos dizer que você quer ler vários livros, ou aprender um idioma qualquer. Então se liga que lá vem a primeiro treinamento Jedi:

#1 — Todo dia é dia

Não importa a tarefa, você deve fazer ela todo dia, todo santo dia até ela não ter mais valor na sua vida. Mas existe hábitos que são imutáveis na vida de todos, como ler livros. Ler livros é algo que deveria ser obrigatório na vida de todos, ou seja, ler livros é um habito que você deve construir, se não gosta de ler pode ficar tranquilo que com o habito você vai passar a gostar.

Ou aprender inglês, o que é obrigatório também, hoje em dia qualquer emprego “bom” pede fluência em inglês. Então tente ter fluência nele, e se já tem, tem muitos idiomas pelo mundo e nunca é demais.

Mas não comece “rasgando”, vai com calma. Se vai ler um livro, leia 20 paginas em um dia, no outro dia leia 25, e assim vai. Acrescente paginas aos poucos.

Se for inglês, tenha consciência que o inglês precisa também de uma forma de estudo, não só o habito. Então vai aprendendo as coisas com calma e aumentando gradativamente.

Dicas rápidas para não fugir do texto: No inglês, comece pela fala e pelo escutar, mas foque bastante na fala. Faça uma lista de frases mais usadas e leia elas em voz alta, pense em como seria uma conversa com elas, gesticule. Não traduza! quando pensar em book, veja um livro na mente, não a palavra “livro”. Se quiser saber mais é só perguntar nos comentários.

E esses são só hábitos de estudos, tem os de exercícios, os morais, os de relacionamento. Tem tanta coisa, que você pode se tornar uma pessoa que realmente brilha para as outras, serio, gente que domina as técnicas são tão incríveis que todos prestam atenção nelas. Então seja um Jedi dos hábitos.

Entrando no hiperespaço

Hoje é apenas a introdução, e com o tempo vou adicionando os treinamentos no fim do post. Muitas pessoas se tornaram Jedi dos hábitos com eles, e espero que no fim, você seja um mestre Jedi.

Por que não tudo hoje ? bom, eu não aguento escrever umas 20.000 palavras em um dia, e nem vocês conseguem ler(ou sim, se você for um mutante). Então vou deixar tudo organizado para vocês ❤

P.S Vou linkando aqui em baixo assim que ir fazendo :)

Treinamentos:

#1 — Todo dia é dia(esse post)

#2 — De pouco vem tudo e do tudo vem o pouco

#3 — Rota do hiperespaço — Traçando objetivo M.A.R.T.E