Como cancelar um contrato imobiliário com o seu agente?

Os detalhes de como um contrato está quebrado são tipicamente específicos das disposições originalmente estabelecidas no contrato. Mas, existem algumas características padrão de contratos imobiliários que, embora não sejam verdade em todos os casos, geralmente permitem que você termine um acordo que você fez. Você precisará estar atento aos detalhes e responder ao fim desse contrato. Os contratos imobiliários são construídos para serem fortes e muitas vezes têm provisões de tempo que tornam quase impossível alterar o acordo após uma data predeterminada.

  1. Reconheça a diferença entre compradores e vendedores. Se você estiver no mercado para comprar uma casa, deve ser fácil interromper um acordo com um agente imobiliário. No entanto, como vendedor, você achará que seu agente investiu dinheiro considerável para anunciar sua propriedade e pode não estar disposto a deixar você ir. Para manter um bom registro de atendimento ao cliente, a maioria permitirá que você termine o relacionamento, mas você pode encontrar algumas dificuldades.

2. Procure uma cláusula de exclusão. Essas cláusulas são comuns com grandes empresas nacionais. Eles permitem que você troque um agente na empresa por outro. Se você tem um problema com o indivíduo, mas está contente com a empresa, esta é uma maneira relativamente indolor de corrigir a situação.

3. Fale com o agente. A maioria dos vendedores fica insatisfeita com o agente por causa de uma falha na comunicação. É possível que os problemas possam ser resolvidos em uma conversa. Caso contrário, o agente provavelmente permitirá que você deixe o contrato.Discuta se você quer quebrar o contrato com um agente porque decidiu não vender sua casa ou porque não está satisfeito com o serviço que o agente fornece.Se não houver provisões no contrato para cancelar o acordo, muitas vezes você precisará negociar sobre uma taxa de rescisão. O agente pode solicitar que você cubra as despesas de publicidade.Se você negociar um fim antecipado do contrato, certifique-se de obter o acordo por escrito que todas as estipulações do contrato original são nulos. Muitas vezes, o contrato original terá disposições que permitiriam ao corretor receber uma comissão se você vender a casa independentemente dele.

4. Esperar. Se o agente não quiser libertar-se de suas obrigações contratuais, você pode simplesmente esperar até que o contrato seja anulado. A maioria desses contratos é válida por mais de seis meses. Durante esse período, no entanto, você precisará impedir ativamente a venda de sua casa, recusando-se a fornecer acesso à propriedade para casas abertas.

Se você conseguir vender a casa durante o período do contrato, o agente receberá uma comissão, mesmo que você tenha trocado a troca sem o envolvimento ativo. Além disso, se o corretor consegue encontrar um comprador disposto a pagar o preço da lista, os contratos geralmente permitem que o corretor reivindique uma comissão, mesmo que recuse a oferta. Essa estipulação, no entanto, só seria evocada nos casos de um relacionamento particularmente tenso.

5. Encontre violações no contrato. Se o agente não está disposto a liberá-lo e você não quer esperar que o contrato expire, a única opção restante é uma violação de contrato. O contrato pode estipular que o agente mostra a casa um certo número de vezes por mês ou tira um número específico de anúncios. Se você pode provar que o agente não realizou essas tarefas, você pode quebrar legalmente o contrato.

Este deve ser um curso de último recurso, porque a violação do contrato, em última instância, precisa ser comprovada em tribunal. É extremamente raro que seu agente se incline a levá-lo ao tribunal por um contrato. No entanto, alegando violação de contrato pode escalar rapidamente a situação.

Portanto, se você estiver enfrentando algum problema em relação a tais termos e condições legais, leia aqui para obter mais detalhes sobre Rescisão de Contrato Imobiliário.