Redução, Reutilização, Reciclagem e Estética em Móveis Sustentáveis.
Criatividade, beleza e reciclagem na criação de móveis sustentáveis.
Atualmente muito se discute sobre o reaproveitamento e consumo consciente com relação aos recursos do planeta e, dentre os vários setores pertinentes a essa discussão, a indústria moveleira não poderia ficar de fora. No Brasil, a lei é clara, fabricantes de móveis em madeira tem que seguir normas e regulamentos bem específicos sobre o material que pode utilizar, sendo que, nenhuma madeira pode ou poderá vir de área de desmatamento. Essa matéria prima (claro que salvo exceções), são originadas de reflorestamento e de plantios florestais com destinação comercial, ou madeira certificada e, a também chamada “compensados” construídos com resíduos de madeiras recicladas.
Esse texto, no entanto, vem com a missão de mostrar os resultados criativos na utilização não só de madeira como citada acima, mas também da madeira em sua forma reciclada (advinda de outros objetos como pallets, caixas de feira, outros móveis antigos, etc…), incluindo materiais de ferro velho, canos de ferro e PVC, até concreto (que estão voltando com tudo em sua aplicação em móveis).
A gama criativa que transforma às vezes o lixo em objetos de design sofisticado e de beleza única é notável em algumas peças, ressignificando objetos de sucata a objetos de desejo. Algumas lojas de móveis e microempreendedores estão se valendo desse conceito para criar suas próprias linhas de móveis sustentáveis.


O uso da forma e dos ambientes pode ser leve, divertido e funcional. O que vale é a criatividade de quem cria e de quem está disposto a pagar por ela, ou ir em busca do faça você mesmo.


O que está claro é que as pessoas estão cada vez mais abertas ao uso de materiais pouco convencionais e de reuso, seja pela consciência ecológica, pelo preço ou pela real beleza e originalidade que algumas peças denotam. O que antes era mal visto, hoje é uma tendência. Claro que gosto é gosto! É óbvio que ainda algumas pessoas torcem o nariz para minha estante de caixas de feira na cozinha e me perguntam se aquilo está ali porque acho bonito ou por falta de grana… E eu poderia responder de várias formas. Sim, está ali porque acho bonito e sim, porque mentir, também o pontapé inicial de estar ali foi pela falta de grana. Posso também falar da funcionalidade, de um ótimo material que talvez fosse para o lixo, da obrigação do ser humano de integrar-se ao meio ambiente, do caráter único daquele objeto, etc.., mas como resposta só consigo pensar que consciência e gosto é igual c…, cada um tem o seu.