O desafio de integrar Designers e Desenvolvedores Genexus

Existe um grande desafio que é comum no cotidiano das empresas que desenvolvem softwares utilizando Genexus: alinhar os times de design e desenvolvimento. A carência de entrosamento entre essas equipes impacta de forma decisiva o produto que ambos estão construindo e este depende de uma série de fatores para que atenda exatamente o requisito levantado e o objetivo que se busca além de cumprir a tarefa fim da aplicação que é gerar / economizar dinheiro. Existem pontos críticos que devem ser observados e assim melhorar a união das habilidades dos dois grupos para alcançar um resultado satisfatório. Vamos falar mais profundamente sobre eles?
1. Falta de conhecimento do trabalho do outro (o que cada um faz?)
Tanto o designer como o desenvolvedor devem saber nem que seja superficialmente o que cada um faz. Tá bom, desenvolvedor digita código e designer desenha telas… mas não é só isso! É necessário um nível de profundidade que venha colaborar com os objetivos dentro do processo de desenvolvimento de uma aplicação. No caso do designer ele pode conhecer mais o Genexus, entender o que são os objetos, diferenciar uma transação de webpanel. E o desenvolvedor teria ao seu alcance um conhecimento de padrões de design, de conceitos como por exemplo gestalt, forma, usabilidade, acessibilidade dentre outros.
2. Desconhecimento dos limites do Genexus no processo (até onde vou?)
Os dois profissionais devem por obrigação entender até onde pode implementar um projeto visual no Genexus. Sabemos das maravilhas e facilidades que o Genexus nos proporciona, mas sabemos bem onde algo vai demandar mais esforço e sabemos que esforço extra significa mais horas de desenvolvimento, encarecendo a produção do software. Desenvolvedores e designers precisam conhecer bem estas limitações. Devem entender quais práticas e métodos de design são possíveis 100% de implementar. Devem conhecer qual maneira é a mais adequada para o projeto e para o processo de desenvolvimento.
3. Entendimentos diferentes das regras de negócio do produto em desenvolvimento
Acho que este ponto serve de alerta maior para os designers. Temos como habilidades muito fortes a estética, usabilidade, poder de síntese. Mas uma grande parcela falha em entender o propósito do negócio, qual o problema que ele resolve e muitas vezes quem será o usuário da solução. Os dois profissionais precisam estar 100% alinhados sobre o entendimento das regras de negócio do produto proposto para que a soma das habilidades sejam aplicadas mais eficazmente. Nem é preciso citar que o Genexus é baseado em regras de negócio, o que já nos obriga a ter maior alinhamento neste sentido.
Mas o que pode ser feito para melhorar a integração de Designers com Desenvolvedores?

- Estabelecer padrões de trabalho adequados para os dois.
Quando se estabelece uma forma de trabalhar que beneficie em primeiro lugar o projeto e em seguida os dois profissionais, ambos ganham economizando stress, reuniões e e-mails desnecessários. Tudo que pode atrapalhar o trabalho de desenvolvimento e design chega a um nível de melhor administração porque desenvolvedor e designer estão bem alinhados no modo de fazer o projeto. - Entender melhor as habilidades do colega.
Já falei um pouco mais acima mas acredito que é válido reforçar e aprofundar isto. Se eu conheço melhor as habilidades do meu parceiro de projeto, certamente poderei medir quanto o meu trabalho pode colaborar com o dele e assim atingirmos o melhor resultado. Está muito claro que existe uma interdependência mútua para que as coisas andem bem e desta forma aconteçam entregas relevantes do projeto, as habilidades de ambos são mais efetivas e mais perceptíveis no projeto quando conhecemos melhor quem está conosco todo o dia.
3. Muito diálogo.
Desenvolva uma boa relação e inteligência emocional com seus colegas. Tudo, praticamente tudo na nossa vida profissional (nas outras áreas também?) depende do desenvolvimento de uma boa relação, trabalhar a inteligência emocional nos dias de hoje é mais que fundamental pra poder absorver opiniões contrárias, saber apontar equívocos sem ofender a moral do parceiro de projeto, solicitar correções e reparos de incoerências no projeto. No labor diário fica impossível sobreviver um dia sequer sem desenvolver boas relações, não falo de agir com segundas intenções e nem ser político, tem mais haver com respeito e bons modos para que o todo seja beneficiado.
Tenho certeza que existem outros pontos críticos e outras boas práticas para que o projeto do seu time ande com menos problemas, os pontos citados acima dão uma boa direção para uma boa integração entre estes dois profissionais importantes nas software houses. Se você tem outros pontos a mostrar comente aí e vamos debater sobre o assunto. Até a próxima ;)
Everaldo Junior
UI Designer / Genexus UI Designer
linkedin.com/in/juniorseixas
Consultorias: everaldo.seixas.junior@gmail.com
