Se faltar assunto ou surgir uma dúvida, chatbot neles!

Previsões de especialistas como Mark Zuckerberg (CEO do Facebook ) e Peter Sondergaard (VP Sênior da Gartner) apontam que em menos de uma década todos nós continuaremos a utilizar os aplicativos mas sempre com a ajuda de um assistente virtual. Apontamentos como este, definem novas regras de como as pessoas se relacionarão com os softwares e devices que futuramente serão produzidos e isso inclui os Chatbots.

Exemplo de interação com um chatbot

Mas o que é um Chatbot? De acordo com Caio Calado (Chatbot Designer)

“São softwares que funcionam dentro de aplicações de menagens”.

Eles são baseados em regras bem definidas e inteligência artificial de modo que usuários interagem através de apps e apps de mensagens.

Por definição simples os chatbots podem ser classificados em Chatbots baseados em regras e Chatbots baseados em inteligência artificial. Geralmente os que se baseiam em regras funcionam através de comandos bem definidos como palavras chaves, em caso de não reconhecimento o Chatbot não funciona. Já os baseados em inteligência artificial podem entender o que o usuário quer, além de ter a capacidade de aprender e pode entender linguagem natural. Quanto mais as pessoas utilizam o Chatbot, mais inteligente ele fica.

Chatbots são baseados em regras e inteligência artificial

Para ser mais simples ainda, pense nas respostas das seguintes perguntas:

- Qual o seu saldo no banco?
- Em qual loja o celular “x” está com preço mais baixo?
- Quantas vezes no mês passado eu gastei com cinema?
- Qual a fatura da sua operadora de internet do mês corrente? Será que posso receber o boleto e a sua linha digitável?
- Posso agendar minha consulta médica nesta semana?

Tudo isso pode ser respondido por um Chatbot =)

Chega a ser assustador como eles podem ser úteis e ao mesmo tempo trazer agilidade para nossas rotinas mas tem outras questões que devem ser pensadas com essas mudanças. E se estes Chatbots impactassem diretamente em posições de trabalho como atendentes de telemarketing, sistemas de SAC e até mesmo UX Designers? Mas isso é uma conversa que teremos em outro post, ah não esqueça de espalhar a palavra… um bot me disse que é rapidinho!

Everaldo Junior
UI Designer / Genexus UI Designer
linkedin.com/in/juniorseixas

Consultorias: everaldo.seixas.junior@gmail.com