#TrabalheMelhor: Renato Ribeiro

Evernote Brazil
3 min readAug 24, 2017

--

Renato Ribeiro é um empreendedor e trabalha com tecnologia desde 1995. Atualmente se dedica à Simply As, uma startup com sede em Brasília. Desde que conheceu o Evernote, manteve o hábito de usar o app para trabalhar melhor. Veja abaixo o papo que tivemos com ele:

Como você conheceu o Evernote?

Em 2013 participei do evento Evernote and Honda Hackathon promovido na sede da Evernote na California. Para mim foi algo mágico pois vivenciei dias de muito aprendizado, conheci de perto a cultura da empresa e formei novas amizades, as quais trago até hoje.

Você costuma usar mais a versão mobile ou somente desktop?

Utilizo o aplicativo nos dois ambientes, com maior frequência na versão desktop. A versão mobile serve mais como uma forma rápida de captura de informações.

No meu dia a dia preciso de uma ferramenta que me acompanhe de forma inteligente e simplificada, o recurso de pesquisa dentro de imagens oferecido pelo Evernote é incrível!

Como o Evernote te ajuda a trabalhar melhor? Existe algum recurso que você usa com mais frequência?

Tudo o que é importante e que precisa ser lembrado guardo no Evernote, desde anotações rápidas como simples rascunhos ou linhas de comandos que preciso repetir com frequência, até mesmo informações críticas e sigilosas — poder selecionar parte de um texto e criptografá-lo me deixa confortável em saber que, mesmo com os meus dados armazenados na nuvem, eles estarão seguros e longe dos olhos de terceiros.

Como você, grande parte dos usuários Evernote são empreendedores. Qual o seu segredo para tornar as tarefas da rotina pessoal e profissional mais produtivas?

No meu dia a dia preciso de uma ferramenta que me acompanhe de forma inteligente e simplificada, o recurso de pesquisa dentro de imagens oferecido pelo Evernote é incrível! Me permite tirar fotos rápidas de algo que esteja impresso ou escrito à mão e, posteriormente, pesquisá-las utilizando palavras dentro da imagem. Quando vou a um evento tiro foto dos materiais de divulgação do meu interesse e os armazeno no Evernote. Isto torna o meu trabalho mais produtivo (e leve), além de contribuir com o meio ambiente evitando o consumo desnecessário de papel.

Bons hábitos e um aplicativo funcional para te apoiar em suas rotinas são fundamentais para a vida moderna, por isso escolhi Evernote.

Quais “vilões” sabotam sua produtividade? Como evitar?

Na minha opinião, tudo o que te tira do foco se torna um vilão da produtividade. Há bastante tempo retirei da minha vida a televisão, e nunca senti falta disso, me tornei mais seleto consumindo notícias e entretenimentos do meu interesse. Redes sociais também podem se tornar um grande problema para quem não consegue lidar com elas, a dica é desabilitar as notificações dos aplicativos para que eles não despertem a sua atenção e reservar uma pequena parte do dia — sempre no mesmo horário — para se manter “conectado”. Bons hábitos e um aplicativo funcional para te apoiar em suas rotinas são fundamentais para a vida moderna, por isso que eu escolhi Evernote.

--

--

Evernote Brazil

Descubra o futuro da colaboração e do trabalho através de empreendedores brasileiros. #EvernoteBR www.evernote.com