Saiba como foi o garoaQA #11 na Everis

O garoaQA é um meetup que incentiva trocas de experiências através de rodas de conversa. Os temas são sugeridos, agrupados e votados pelos participantes. O meetup é realizado em empresas que incentivam esse tipo de evento. Nessa edição o garoa foi gentilmente sediada pela everis, um lugar extraordinário!

Roberto apresentando um pouco sobre a everis

A everis an NTT DATA Company se dedica à consultoria e outsourcing, é uma grande família formada por mais de 100.000 profissionais espalhados pela Ásia-Pacífico, Oriente Médio, Europa, América Latina e América do Norte. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da sua atuação em projetos inovadores e utilização de Data Science aplicado a testes.

Simulador para testes de aplicações usando inteligência artificial para caminhões e device farm da everis

O meetup iniciou com os participantes sugerindo os temas para discussão. Os mesmos foram escritos em post its.

Participantes sugerindo temas para discussão

Os temas sugeridos são colados em uma parede, agrupados por similaridade, então é realizada uma votação, onde cada participante vota em um dos temas agrupados.

Seleção de temas a serem discutidos

Os temas mais votados no Garoa QA #11 foram Devops, Automatização de testes e Metodologias Ágeis. Esses temas geraram discussões muito produtivas e consolidação/geração de conhecimento baseado em experiências do dia a dia de cada um dos participantes.

Participaram desta edição cerca de 30 pessoas que foram divididas em 4 rodas de discussão simultânea para em 20 minutos abordarem o tema proposto, conforme votação, depois sendo feita a consolidação do conhecimento pelo moderador em mais 10 minutos. Foram moderadores do GaroaQA#11 Everton James, Antonio Montanha, Nathalia Garcia e Bruno Oliveira.

Após a consolidação do conhecimento, de cada tema proposto, é realizada uma votação para que os participantes de cada roda decidam permanecer no mesmo tema ou sigam para o próximo tema, todos os grupos optaram por discutir o próximo tema. Em cada troca de tema é feita novamente a mistura dos participantes em troca de mesas, afim de que todos tenham a oportunidades de discutir com o maior número de pessoas diferentes.

Tema Devops

Falamos um pouco sobre como a cultura Devops está em alta e influenciando a forma de construir software, a galera compartilhou sobre como era a forma de desenvolver, testar e subir o código em produção em empresas com metodologia tradicional e como é nos locais de trabalho que buscam aplicar a cultura Devops.

Depois entramos na discussão sobre qual será a consequência para as empresas que persistirem nas antigas práticas e entendemos que essas empresas correm o risco de serem ultrapassadas pela concorrência, uma vez que demora mais para entregar um produto em produção.

Tema Automatização de Teste

Falamos um pouco sobre as ferramentas utilizadas para a automatização de teste por cada participante do grupo, a galera compartilhou experiências desde o uso da ferramenta Sikuli para automatizar testes em mainframe e até automatizações com Java, Ruby, Robot e Jmeter.

Depois entramos na discussão sobre como alguns locais, onde os participantes trabalharam, iniciaram o processo de automatização e acabaram largando pelo caminho. Entendemos que o principal motivo do insucesso foi o não convencimento do sponsor em conjunto com a expectativa de que seria um processo muito rápido e sem investimento.

Tema Metodologia Ágil

Falamos um pouco sobre como soft skills ajudam muito em um ambiente de trabalho ágil e que algumas empresas tem usado o “fake ágil” não usando da prática aquilo que a metodologia traz como benefícios, a galera compartilhou como foi a experiência de transição de Waterfall para o Ágil e como trouxeram grandes benefícios no entendimento e entrega do projeto.

Depois entramos na discussão sobre como a metodologia ágil ajuda a fazer com que todos os envolvidos tenham a sensação de serem realmente donos do projeto e enxergarem a importância que cada um tem para atingir o objetivo final.

Depois entramos na discussão sobre

Para fazer parte do Meetup do garoaQA, clique aqui, assim você ficará a por dentro de todas as atualizações e novas edições. O garoa é um meetup aberto a comunidade, veja o nosso Manifesto. Tem um espaço na sua empresa que poderia abrigar de 20 a 40 pessoas e quer levar o garoa para ai? Mande um e-mail (contato.garoaqa@gmail.com) pra gente e vamos conversar, seria bem legal!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade