Um guia pra vida

Alberto me ensinou mais do que muitos professores…



Uma pessoa que vai ficar na memória da viagem, com certeza. Quando escolhemos nosso tour para o Salar do Uyuni, não sabíamos que teríamos esse presente: ter Alberto como guia.

No dia seguinte de fecharmos um pacote, chega com o 4x4 um senhor com seus 60 anos e sua esposa e cozinheira Eli (nome da minha vó por acaso). Os dois bolivianos, começaram a me surpreender nas primeiras horas do caminho. Alberto não era um simples guia que sabia sobre informações de altitude e aquela história decorada, ele tinha conteúdo que só a vida podia dar.

Nos contou que tinha dois filhos, que trabalhou nas minas quando era adolescente, falou de política, de diferenças entre o oriente e o ocidente boliviano e de suas crenças em Evo como um bom futuro para Bolívia. Tinha opinião para todo assunto, que a dava com sua calma e respiração.

Só no final do tour que fui descobrir o tamanho do zelo e cuidado em servir do Alberto e sua esposa: ele dormiu no carro todas as noites para manter a temperatura do motor, sendo que a primeira fazia -25 graus; ela acordou sempre duas horas antes que a gente, ou seja, 3 da manhã para preparar nosso café. Tudo bem, pode pensar que isso é justo porque pagamos, mas cada detalhe, cada pequeno gesto de cuidado e preocupação deles mostrava uma vocação em servir.

Alberto me ensinou a valorizar a família, a tradição e as conquistas. Me fez refletir que se pode aprender com as situações mais difíceis e que as coisas mudam, sempre pra melhor, se assim quisermos.

Gratidão Alberto, bom caminho!

Email me when Everton Meneghini publishes or recommends stories