Entenda o sistema de saúde alemão

Sistema Alemão de Seguro Saúde e Techniker Krankenkasse
 
1. Seguro saúde alemão público obrigatório? Seguro saúde privado?
 
Em resumo, o sistema de saúde alemão pode ser dividido em duas partes: seguro saúde público/obrigatório (GKV: Gesetzliche Krankenversicherung) e seguro saúde privado (PKV: Private Krankenversicherung). Apesar do nome “seguro saúde público”, assim como o seguro saúde privado, os públicos também são fornecidos por diferentes companhias. 
 
Existem várias regras e limitações ao aplicar para diferentes seguros, que podem ser encontradas resumidamente abaixo: 
 
2. Seguro saúde público obrigatório
 
A maioria dos estudantes e funcionários necessitam ser membros de um seguro saúde público. No entanto, o seu status e a afiliação devem ser claros e reconhecidos. 
 
Estudantes que: . são ou irão se registrar em instituições credenciadas pelo estado. . até 30 anos de idade . estudaram menos de 14 semestres Podem aplicar para o seguro saúde público e a contribuição para o seguro é fixa. Funcionários podem aplicar para o seguro saúde público sem maiores restrições (com exceção de autônomos). A contribuição para o seguro é 14,6% da sua renda e metade é paga pelo empregador. 
 
O seguro saúde público permite também a adesão gratuita de membros familiares (filhos ou cônjuge sem renda fixa), assim os mesmos também estarão assegurados. 
 
Essa modalidade de seguro também cobre diretamente os custos com hospitais e parcialmente com farmácias, portanto, nenhum custo significante é pago pelo cliente. 
 
3. Seguro saúde privado
 
Estudante de idiomas, Au-pair, turistas, estudantes acima de 30 anos de idade e aqueles que estudaram mais que 14 semestres precisam aplicar para o seguro saúde privado e permanecerem assegurados até se tornarem elegíveis para migrar para o seguro saúde público, por exemplo, quando um estudante com mais de 30 anos é contrato por uma empresa, ele se torna elegível para o seguro saúde público.

Funcionários podem aplicar para o seguro saúde privado apenas se excederem um certo nível de renda. 
 
A contribuição para funcionários com seguro saúde privado não depende da renda, mas sim da idade e da condição de saúde. 
 
Com o seguro privado, o cliente normalmente é responsável pelos seus gastos e depois é ressarcido pela companhia. 
 
4. Techniker Krankenkasse

Nós altamente recomendamos os serviços oferecidos pela Techniker Krankenkasse se você se enquadra no perfil elegível para o seguro saúde público. Tecniker Krankenkasse é a companhia com a melhor avalição no quesito seguro saúde na Alemanha. É a empresa com o maior número de membros estrangeiros e que oferece um cartão de identificação eletrônico. 
 
Quando você se torna um membro da TK, você tem a sua disposição um time de suporte ao cliente em inglês 24hrs e o serviço de agendamento que irá te auxiliar a programar a sua próxima consulta médica sem custos. 
 
Além disso, a TK oferece um programa de bônus (Bonusprogramm), pelo qual o cliente acumula pontos quando comparece a uma consulta, se exercita ou vai a eventos, e são revertidos em serviços adicionais ou dinheiro. 
Quando você se torna membro da TK por meio da X-Patrio, nós oferecemos uma versão digital do Cartão de Identidade Estudantil Internacional — ISIC, que oferece ao cliente mais de 42.000 benefícios e descontos em mais de 130 países. 
 
Em nossa página principal é possível aplicar para o seguro saúde da mesma maneira feita para a abertura de conta bloqueada. O cliente não necessita ter um endereço alemão, nós vamos receber todos os documentos e enviaremos de volta no formato digital. 
 
É possível aplicar para o seu seguro saúde online antes de chegar na Alemanha.

Você já está na Alemanha? Não se preocupe em procurar escritórios de companhias, marcar uma consulta e ter dificuldades com o idioma. Aplique com a X-Patrio!