Luiz Bernardo Pericás: Caio Prado Jr. e #ForaTemer

LUIZ BERNARDO PERICÁS RECEBE O PRÊMIO INTELECTUAL DO ANO

A União Brasileira de Escritores (UBE) entregou dia 6 de outubro na Academia Paulista de Letras, o Troféu Juca Pato ao historiador Luiz Bernardo Pericás pela obra Caio Prado Júnior: biografia política (Boitempo).

Ao receber o mais importante prêmio intelectual do Brasil, Pericás percebeu a importância da divulgação das contribuições de intelectuais brasileiros para o debate da esquerda, neste momento em que sofremos um golpe parlamentar e judiciário.

A Editora Expressão Popular compareceu ao evento de premiação e parabenizou o escritor e colaborador da editora pelo reconhecimento de seus estudos sobre a obra de Caio Prado Jr. e por sua militância intelectual e política.

Livros da Editora Expressão Popular que o professor Pericás se envolveu com o seu trabalho com tradução/organização:
- Contos de Jack London
- Revolução Russa: história, literatura, política de Mariátegui

Confira, a seguir, as palavras de Luiz Bernardo Pericás sobre os desafios do momento atual para a esquerda brasileira:

“O Brasil viveu um momento muito difícil. As forças conservadoras conseguiram alguns avanços, recentemente. Mas, eu acho que as esquerdas precisam se reaglutinar, se reenergizar. Movimentos como o MST são importantíssimos nessa luta que teremos pela frente. E o Caio Prado Jr. é um personagem essencial nas nossas discussões futuras. Eu acho que os debates das esquerdas devem retomar personagens como Marighella, como Caio Prado Jr., como Nelson Werneck Sodré, como Luiz Carlos Prestes, e tantos outros, são os lutadores do povo, os revolucionários, que abriram o caminho para que nós pudéssemos seguir adiante. Então, meu abraço a todos. Eu agradeço imensamente. E fora Temer!”

Sobre o autor

Luiz Bernardo Pericás é historiador (George Washington University), doutor em História Econômica (USP), pós-doutorado em Ciência Política (Flacso/México), e professor de História Contemporânea (USP). Publicou Mistery Train (2007), Os Cangaceiros:ensaio de interpretação histórica (2010), menção honrosa do Prêmio Casa de las Américas, Che Guevara y el debate económico em Cuba (2014), prêmio Martínez Estrada, e Caio Prado Júnior: biografia política, Troféu Juca Pato (2016), dentre outros. Colaborador da Editora Expressão Popular, Pericás organizou, traduziu e prefaciou Revolução Russa: história, política e literatura (2012), com textos de José Carlos Mariátegui, e foi um dos tradutores dos contos de Jack London (2001).

Like what you read? Give Expressão Popular a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.