19 — A importância de uma missão

Missão, visão e lema são coisas diferentes

Missão, lema e visão são temas que muita vezes parecem ser a mesma coisa mas na verdade não são.

Todo mundo conhece o lema das grandes empresas:

Just do it
Think different
Open Happiness
Good Food, Good Life
The chemical company

A missão da empresa é o caminho definido por ela para os próximos anos, uma direção na qual os empregados devem saber de cor para lembrar-se sempre que estiver produzindo valor ou interagindo com seus clientes.

A McDonals não vende hamburguers, a Apple não vende smart phones, a Coca-Cola não vende refrigerantes, a Starbucks não vende café. Eles vendem muito mais que isto. Não é a toa que estão onde estão.

Aqui seguem algumas das missões de algumas das grandes empresas que modificam o dia de milhares de pessoas dia após dia.

Starbucks: To inspire and nurture the human spirit — one person, one cup and one neighborhood at a time.

Starbucks: Inspirar e nutrir o espírito humano, uma pessoa, uma xícara e uma vizinhança de cada vez.

Nestle: “Our mission is to bring consumers around the world Good Food for a Good Life.”

Nestle: “Nossa missão é trazer aos consumidores ao redor do mundo Comida Boa para uma Boa Vida.

P&G: We will provide branded products and services of superior quality and value that improve the lives of the world’s consumer, now and for generations to come

P&G: “Proveremos produtos de marca e serviços de qualidade superior e valor que melhoram a vida dos consumidores ao redor do mundo, agora e nas gerações seguintes.”

Basf: To provide innovative, clean and efficient energy solutions for a better tomorrow.

Basf: Prover soluções de energia inovadoras para um melhor amanhã.

O atual lema da Coca-Cola

Coca-cola: Refrescar o mundo
Inspirar momentos de otimismo e alegria…
Criar valor e fazer a diferença
.

Mercedes: The best or nothing

Mercedes: O melhor ou nada


A missão atual da Apple: “A Apple desenha os Macs, o melhor computador pessoal do mundo, junto com o OS X, iLife, iWork e software profissional. A Apple lidera a revolução digital da música com seus iPods e sua loja online iTunes. A Apple reinventa a telefonia móvel com seu revolucionário iPhone e a App store e está definindo o futuro da mídia móvel e dispositivos computacionais com o iPad.”

É bem diferente dos ideais do que Steve Jobs definiu para a empresa: “Contribuir com o mundo fazendo ferramentas para a mente que façam a humanidade avançar.”

Nike: To bring inspiration and innovative to every athlete in the world

Nike: Trazer inspiração e inovação para cada atleta no mundo.


É importante ressaltar que se a empresa vende cafés uma missão que simplesmente se propõe a vender cafés melhores pode não estimular os empregados a acordar pela manhã com a certeza que está atuando em favor de um propósito nobre.

Já se a missão da empresa for mudar o dia das pessoas que de outro modo não teriam onde ir pela manhã se não existisse a mesma tal empresa. Funcionários se sentirão mais motivados se como fruto do seu trabalho pessoas fecharem mais negócios, tornarem sua comunidade mais esfuziante ou mais engajada em programas sociais.

Como parte da sua marca as empresas tem que ter um propósito de mudar a sociedade em que vivem, serem preocupadas com seus problemas e até mesmo fomentar o comércio como forma de melhorar a vida das pessoas.

As vezes os líderes morrem mas suas missões continuam. As vezes eles morrem e sua essência fica apenas entre os clientes. No caso específico da Apple é percebido que a marca vem mudando de posição após a morte de seu sócio fundador. Steve Jobs por exemplo entendia que o seu cliente deveria poder usar seu dispositivo com apenas uma mão.

Steve não gostava de disponibilizar muitas escolhas para seu cliente. Essa enxurrada de dispositivos de todos os tamanhos e cores mostram uma estratégia focada nas escolhas do cliente, que na maioria dos casos não vive 24hs por dia pensando em maneiras melhores de usar seu iPhone ou iPad.

Jobs sabia que a empresa era quem detinha as melhores formas de tornar a experiência mais gratificante e uma abordagem que gera mais ruído do que visão com toda certeza seria refutada de imediado pelo todo poderoso líder a maior empresa de tecnologia do mundo.

Qual seu lema, missão, visão?