41-O ano começou ontem e já estamos atrasados

Mais uma chance de fazer tudo (quase) certo

Vamos ser sinceros, o ano começa agora para nós. Já é dia 4 e três dias já se foram. Não queremos desperdiçar mais nosso precioso ano da única vida que temos.

Prefiro ver o ano como uma folha em branco cheia de oportunidades para o sucesso e para o fracasso. Para os desavisados o fracasso vai nos procurar este ano sim se e é bom que esteja preparado.

Uma das coisas que podemos fazer é traçar objetivos factíveis e que não sejam de alvo certo (como a meta de tirar uma certificação ou passar no vestibular). É mais interessante que essa meta tenha um “range” para que possamos traçar um gráfico temporal onde uma linha reta nos leve do ponto A ao ponto B em X meses e logo abaixo nossa tentativa desesperada de alcança-lo antes da linha de chegada (deadline). Faça isso para todas as suas metas.

Então nada de metas vagas e sonháticas. Trace metas factíveis e que tenham passos que possam ser realizados para se sair do ponto inicial até o final. Trace metas como Perder 15Kg ou ler até 10 livros no ano como eu fiz e uma data para verificar se cada uma foi alcançada a tempo.

Outro importante ponto é definir prêmios para cada uma das metas atingidas, como comprar aquele litro de Black Label, comprar aquele terno que você merece, aquele livro importado que você tanto desejou ou ir naquele restaurante que você tanto deseja ir com a família. Existem tantas formas de se estimular a busca pelas suas metas que eu poderia listar algumas dezenas delas aqui pra você.

Outro ponto importante de definir metas é que você deve deixar uma márgem de 3x para os seus desejos. Não seja tão pouco ousado que seu sonhos se pareçam meras tarefas do dia-dia. Pense grande porque o benefício será grande para todos ao seu redor.

Eu não gosto de fazer resoluções porque elas ficam na carteira o ano todo e você não as vê. Apenas olha no final do outro ano e percebe que você não sei esforçou o suficiente para alcançar aqueles objetivos, então foco nos prêmios e não esqueça de colocar a agenda para lhe lembrar de olhar as metas para dois mil e dezesseis a cada 30 dias.

Outra coisa importante. Escreva suas metas em uma folha de papel ou em sua agenda. Não deixe de fazer isso. Toda vez que você escreve algo com sua própria mão e risca um papel eu não sei mas acontece algo mágico que parece que você assumiu um compromisso. Deve ser por isso que nós humanos nos comprometemos com nossos semelhantes através de um termo assinado e de preferência com nosso nome.

Então que tal assinar seu compromisso também? É uma boa.

Sabe, eu não sou muito adepto a planos muito rebuscados e que nos assustam apenas de olhar. Os planos tem que ser objetivos, ambiciosos e, como eu falei, com passos do 1..n para sua realização. Realizar um bom plano é prioritariamente correr riscos e arregaçar as mangas. Não há outra forma. Você pode ler manuais o dia todo mas você só vai aprender fazendo então faça e não pare de fazer, quem sabe um dia você aprende.

Eu acredito muito nos anos e muito mais nas pessoas. Apesar de me decepcionar muito com as pessoas eu sou um otimista incorrigível. Entendo que as pessoas boas vão se juntar no final, como os afluentes de rios como o Amazonas. Todas as pedras no caminho do Amazonas não o impedem de chegar ao seu destino (o mar) e ainda deixam um rastro de pedregulhos no caminho como se fossem uma cadeia de fracassados olhando o sucesso do rio.

Arregacem suas mangas e mandem ver. Não há modo mais vibrante de se ter uma vida esfusiante do que tentar mudá-la a cada dia. Como dizia o velho “Terminator”

Não existe destino que não podemos fazer.

Vou propor uma mensagem para nós usarmos no ano que vem além do já batido “Feliz Ano Novo”. Que tal falarmos: “Estaremos Juntos no Ano Novo não Importa se ele for Feliz ou Triste”. Desta forma reativamos o compromisso de sermos parceiros no ano novo que se inicia. Este compromisso deve ser reavivado não só no dia 31 de Dezembro mas também no dia 02 de Fevereiro, no dia 10 de Abril, no dia 25 de Julho e nos demais dias do ano.

Quero que você seja feliz não de qualquer jeito, fazendo qualquer coisa e sim fazendo o que você mais acredita, com as pessoas que mais acredita todos os dias do ano. Não quero que seja feliz fazendo o mal, conspirando, traindo ou roubando. Seja feliz com classe por favor.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Ezequias Rocha’s story.