
Pré-natal psicológico (PNP)
Tão importante quanto o pré-natal obstétrico, também é o pré-natal psicológico.
O que é Pré-natal Psicológico?
É um conceito em atendimento perinatal voltado para o acolhimento da gestante, para que ela possa falar sobre seus sentimentos e expectativas da gestação, parto e pós-parto, fornecendo suporte e um espaço seguro para que possa expressar suas alegrias, ansiedades, preocupações, dúvidas, medos e angustias.
Com caráter psicoterapêutico, o Pré-Natal Psicológico Individual proporciona apoio e desenvolvimento emocional, através de escuta qualificada e diferenciada do processo gravídico-puerperal, atuando de forma preventiva em diversos aspectos e favorecendo o processo de empoderamento da mulher para que ela alcance uma gestação e maternagem mais saudável e consciente.
Este acompanhamento psicológico durante a gestação ajuda a identificar precocemente sinais de fragilidade, sofrimento psíquico e possíveis casos de depressão pós-parto e outras patologias como ansiedade puerperal e transtorno do pânico pós-parto.
É preciso ficar atento, entretanto, pois na grande maioria das situações, estes processos não são patológicos, nem sempre há diagnósticos a serem feitos, nem sempre há uma depressão pós-parto ou uma rejeição ao bebê. Na maioria dos atendimentos é feito um reajustamento psíquico frente a grande mudança que é a maternidade.
Objetivo:
Estabelecer uma vivencia mais saudável e gratificante da maternidade.
Contribuir para que a mulher entre em contato com o que lhe é possível nessa nova jornada evitando uma visão de maternidade muito idealizada e que costuma trazer tanta culpa e sofrimento.
Desmitificar a gravidez e a maternidade.
Principais temas abordados:
Ø Mitos relacionados a gestação e a maternidade,
Ø Maternidade idealizada,
Ø Culpa materna,
Ø À possibilidade da perda do feto ou bebê,
Ø À gestação de risco,
Ø À malformação fetal,
Ø Ao medo do parto e da dor,
Ø Crenças e fantasias sobre parto e amamentação,
Ø Desgaste físico e emocional no pós-parto,
Ø Aos transtornos psicossomáticos,
Ø Aos transtornos depressivos e de ansiedade,
Ø Às mudanças de papéis familiares e sociais,
Ø Função paterna. O papel do pai,
Ø Vida profissional e maternidade,
Ø Às alterações na libido,
Ø Ao conflito conjugal,
Ø Ao ciúme dos outros filhos,
Ø Ao planejamento familiar,
Ø Trabalhar o desenvolvimento da confiança na própria percepção e na própria sensibilidade,
Ø Cada mulher vive essa época da vida de maneira muito particular de acordo com sua história de vida e vivencias passadas. É comum surgiram inseguranças e dúvidas acerca dos próprios sentimentos, desejos, expectativas, sensação de perda da identidade, dificuldades de aceitação das modificações do corpo, etc.
Importância do acompanhamento psicológico durante a gestação e período pós-parto.
Infelizmente a maternidade não é tão colorida quanto falam, linda sim, porém difícil para muitas mulheres, que só irão perceber isso vivendo um puerpério doloroso e muitas vezes sombrio.
Não espere ter o bebê para perceber o quanto teria sido importante preparar-se psicologicamente para essa nova etapa de sua vida. A maternidade muda você, mexe com seus hormônios, com suas percepções a respeito de suas vivências até então. Muitas coisas podem começar a emergir neste momento!!
A gestação é um período cheio de mudanças, marcada por intensos momentos de ansiedade, angustia, mudanças de humor, medos, felicidades, dúvidas e muitos outros sentimentos por parte da gestante e seus familiares
Todas essas mudanças trazidas com a maternidade desde as menores as maiores, externas ou internas, exigem de cada mulher uma readaptação, que pode ser estressante, sofrida ou uma grata satisfação.