As linguagens de programação mais usadas de 2017 (até julho)

Você sabe quais são as linguagens de programação mais usadas? É o que você vai conhecer nesse breve artigo. Vários índices de popularidade e alcance das linguagens de programação são publicados periodicamente. Vamos apresentar os principais deles para termos uma visão sobre quais são as linguagens mais demandadas do mercado.

O mundo do desenvolvimento de software possui as mais diversas linguagens. Algumas delas como Java, Python, C# e o bom e velho ANSI C são usadas amplamente no mundo todo. Algumas outras são mais restritas, como o intricado Lisp, por exemplo. Várias outras já caíram em desuso ou ficaram ultrapassadas com o surgimento de linguagens mais poderosas.

Linguagens de programação mais populares

Principais rankings de linguagens de programação mais usadas

São três os rankings mais famosos. Além deles, várias outras empresas também divulgam pesquisas sobre o assunto. A editora de livros técnicos Packt, por exemplo, faz uma extensa pesquisa todos os anos para saber quais são as ferramentas mais usadas e quais habilidades são mais valorizadas no mercado de TI. O relatório de 2017 — Skills up Report, foi divulgado recentemente. Recomendamos a leitura a todos que se interessam ou estão inseridos na indústria de software.

O primeiro ranking que vamos ver é o Tiobe Index. Mantido pela empresa de mesmo nome fundada em 2000 e especializada em assessoria e qualidade de software. Acabou se tornando uma das referências para saber as linguagens mais populares. O índice atualizado(julho/2017) conta com a seguinte lista:

  1. Java — 13.774 %
  2. C — 7.321 %
  3. C++ — 5.576 %
  4. Python — 3.543 %
  5. C# — 3.518%
  6. PHP -3,093%
  7. Visual Basic .Net — 3,05%
  8. JavaScript — 2,60%
  9. Delphi/Object Pascal — 2,49%
  10. Go — 2,36%

Outro ranking de referência é o PyPL index. Além das linguagens mais populares, o PyPL também divulga as IDEs mais usadas(julho/2017).

  1. Java — 22.6 %
  2. Python — 16.4 %
  3. PHP — 9.1 %
  4. C# — 8.2 %
  5. Javascript — 8.0 %
  6. C++ — 6.6 %
  7. C — 6.5 %
  8. R — 3.7 %
  9. Objective-C — 3.6 %
  10. 10 Swift — 2.8 %

O terceiro índice que vale a pena conhecer e acompanhar é o Redmonk. O último ranking disponível é o do mês de junho. O Top 10 é o seguinte:

  1. JavaScript
  2. Java
  3. Python
  4. PHP
  5. C#
  6. C++
  7. CSS
  8. Ruby
  9. C
  10. Objective-C

O Redmonk não disponibiliza as porcentagens. Cada índice varia devido às suas metodologias diferentes, tamanho das amostras e geografia da pesquisa. Mas percebe-se que as linguagens mais em voga não variam muito, principalmente em relação ao Top 5.

Uma ferramenta interessante é o ranking interativo da Spectrum IEEE. A publicação da prestigiosa IEEE(Institute of Electronic and Electrical Engineers) permite utilizar filtros para saber o ranking de forma mais específica. Por exemplo, saber as linguagens mais usadas na área de sistemas embarcados. Saiba como usar a ferramenta aqui.

Qual nova linguagem de programação eu devo aprender?

Por que saber quais as linguagens de programação mais usadas?

Acompanhar esses índices é uma forma de saber se as suas habilidades e conhecimentos de programação continuam atualizados e condizentes com a realidade de mercado. Evidentemente, existem linguagens de alcance menor mas que proporcionam bons salários e empregos, mas é importante ter flexibilidade e condições para desenvolver nas linguagens mais usadas do mercado.

Conhecendo as linguagens mais usadas, você pode tomar uma decisão estratégica sobre qual nova linguagem aprender de forma mais bem embasada e calcada em dados estatísticos. Baseado nos rankings que acabou de conhecer, qual nova linguagem de programação você escolheria aprender?


Originally published at www.showmetech.com.br on August 5, 2017.

A single golf clap? Or a long standing ovation?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.