10 armas da Terapia de Guerrilha do Dr. Italo Marsili

Fabiano Dias
4 min readMay 3, 2019

--

O médico psiquiatra Italo Marsili é um fenômeno do mundo digital. Com milhares de seguidores no Instagram, ele conduz uma geração ao amadurecimento através de suas lives e stories diretos e bem humorados.

Alguns se assustam com sua abordagem. Sem medo de ser duro com sua audiência, o Dr. Italo Marsili descobriu uma forma de ajudar seu público a vencer o vitimismo e se colocar em movimento.

Ele mesmo avisa: “Em algum momento você irá me odiar. Seja forte e permaneça por aqui”.

A explicação, dada por ele para sua Terapia de Guerrilha, é que ela funciona na internet, onde não se pode olhar nos olhos. Não existe uma pessoa específica na sua frente, com vida e experiência que lhe são conhecidas.

No consultório é diferente, diria ele. No entanto, nas redes sociais os resultados têm sido extremamente positivos.

Este texto elenca dez pontos importantes na Terapia de Guerrilha. Este é só um resumo, daqueles bem resumidinhos mesmo. Não estão aqui as explicações e pormenores. E com certeza alguns assuntos ficarão de fora.

1- Trabalhe

O trabalho proporciona amadurecimento. E quando falamos de trabalho, não queremos dizer CLT ou CNPJ. Uma mãe que cuida de seu filho e administra um lar é alguém que trabalha e muito.

Aprender uma técnica e dominar o “como”, é fundamental para o desenvolvimento da personalidade. Ele é enfático ao dizer que muitos se perdem procurando o propósito, o porquê. Porém, só entramos no caminho do sentido da vida, se antes dominamos o “como”.

2- Sirva e seja útil

O ser humano não se realiza em uma vida centrada em si mesmo. A vocação do homem aponta para fora. O medo de ser usado ou feito de bobo não deve nos privar de servir. Quem perde é aquele que usa e não aquele que serve. Não tenha medo: sirva!

3- Seja forte

O Dr. Italo sempre diz: “Fique forte, fisicamente forte”. A força do corpo pode se refletir nas outras dimensões da vida. Faça a experiência. Matricule-se no Cross Fit ou faça dez flexões todo dia. Veja a diferença.

Além disso, uma prática famosa da Terapia de Guerrilha é o banho gelado pela manhã. Isso mesmo, banho gelado ao acordar. É a primeira pancada do dia e qual é o problema? É só água fria.

4- Dê esmola

Esse é um dos pontos que constantemente gera polêmica: dar esmola. Dinheiro mesmo. Não julgue o mendigo. Dê o dinheiro e seja generoso. Não sabemos se sua necessidade naquele momento é comida, apenas.

5- Reze um Pai Nosso

Religião é prática. Segundo o Dr Italo, quem faz a experiência pode verificar os benefícios. Mesmo que lhe falte fé, mesmo que pareça automático ou falso. Apenas faça! Reze um Pai Nosso!

6- Não fofoque

Você já contou quantas vezes você fofoca todo dia? Faça esse exercício hoje. Nem precisa parar de fofocar. Só conte e veja como você se envenena durante todo o dia. Aquela fofoquinha aparentemente boba, aquela “crítica construtiva” ou aquele comentário podem revelar o FDP que você é.

7- Não reclame

Assim como a fofoca, a reclamação te torna fraco. Passar a vida lamentando e murmurando enfraquece seu espírito e te colocam em posição passiva e vitimista. Talvez ao ler o texto inclusive, você tenha reclamado: “Dez? Não podia ser só três?”.

Reclamar é um vício. E sabe o que é pior? Noventa porcento do que reclamamos é aquilo que chamamos de vida. Só dez porcento são problemas reais e que não serão resolvidos na reclamação.

8- Ninguém te deve nada!

Esse é praticamente o mantra da Terapia de Guerrilha. Vivemos esperando tudo de todos. A culpa é sempre de alguém e nunca minha. Mas para os guerrilheiros não pode ser assim. Aqui se assume a responsabilidade. Ninguém me deve nada, mas eu devo tudo aos outros.

9- O poder do coque

Para as mocinhas solteiras existe um segredo escondido: o poder do coque. Ai de vós que subestimais o poder do coque. Explicação? Ele nunca deu, apenas use. Os efeitos são comprovados.

O Dr. Italo já ressaltou inúmeras vezes que a beleza e o cuidado estético fazem muito bem. A forma com que cuidamos de nossa aparência nos ajuda a encarar o mundo de uma outra forma.

Para os rapazes, a beleza deve estar aliada a força. Por isso, não devem se perder nos mínimos detalhes. Fique forte, ponha uma calça comprida e raspe essa cabeça.

10- Não encha o saco

Somos uma geração mimizenta. Queremos emitir opinião a todo momento e ficar dando palpite na vida nos outros. Em primeiro lugar, cuide da sua vida. Em segundo, continue cuidando da sua. Em terceiro, se algo não lhe compete por dever de estado, não encha o saco!

--

--