O Inbound Marketing como fator de desenvolvimento para o seu negócio

Imagem: Pixabay

Atualmente o marketing digital é algo indispensável para o crescimento de qualquer negócio. Segundo dados de um estudo realizado pela Digital AdSpend do IAB (Interactive Advertising Bureau) em parceria com a comScore, o marketing digital no Brasil em 2016 teve um crescimento de 26% em comparação com 2015, totalizando um investimento de R$ 11,8 bilhões. Em 2017 a expectativa também é de crescimento de 26%, e investimento de R$ 14,8 bilhões.

Por isso, para manter sua marca como referencial você tem que conhecer o que o mercado quer, necessita ou deseja e assim, entregar o que o mercado demanda. Então:

Utilize o marketing digital a favor do seu negócio e não contra!

Uma das formas de se destacar no meio corporativo é a partir da utilização de estrategias de inbound marketing. O conceito surgiu no ano de 2009 nos Estados Unidos, após a publicação do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah, e mudou a forma como a maioria das empresas passou fazer o seu marketing.

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing ou “marketing de atração” é estabelecido por meio de ações realizadas com o objetivo de atrair o potencial cliente para o seu site ou blog, a partir da produção de conteúdo. Diferentemente do outbound marketing, ou seja, o “marketing tradicional” que utiliza técnicas de propaganda para divulgar uma marca e/ou produto, no inbound, quem procura a empresa é o cliente.

Sendo assim, é muito importante que o conteúdo desenvolvido seja relevante para envolver e engajar o público-alvo.

Para entender na prática:

#1º: Busca no Google

Ao usar a busca do Google para pesquisar sobre suas dúvidas e questionamentos você já estará praticando o inbound marketing. Portanto, fique atento: para o seu material ser encontrado mais rapidamente na web é necessário usar as palavras-chaves certas.

#2º: Aprendendo com os resultados

Após encontrar os materiais mais relevantes sobre sua pesquisa você passa para o estágio de imersão de conhecimento: é o momento de aprender e tirar suas dúvidas sobre um determinado tópico (ou vários não é mesmo?). Nesta hora é essencial que o conteúdo seja qualificado para motivar a pessoa que está do outro lado da tela do computador a não abandoná-lo.

De acordo com a maior startup de marketing digital da América Latina, a Resultados Digitais, o inbound marketing serve para 5 grandes ações:

  • Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos que fazem diferença;
  • Otimizar o processo de vendas.

Mas para que estas estratégias citadas acima gerem resultados positivos é necessário seguir algumas etapas de inbound marketing:

  • Atraia: é preciso atrair o lead para gerar vendas. Em razão disso, tenha em mente que o seu material precisa “fisgar” o público! Assim as pessoas vão poder conhecer o seu trabalho por espontânea vontade e interesse no assunto;

Formas de atrair:

Blog, links patrocinados, SEO e redes sociais.

  • Converta: para converter, o visitante do seu site precisa virar lead. Pense em formas de conversão que faça com que o usuário passe suas informações em troca de algum benefício, como por exemplo: oferta de materiais educativos;

Formas de converter:

Criação de ofertas diversificadas, landing pages e CRO.

  • Relacione-se: você deve saber que nem todo lead está apto para comprar o seu produto! Então atente-se para a jornada de compra do seu potencial cliente e crie um canal de relacionamento com ele;

Formas de se relacionar:

E-mail marketing, automação de marketing e lead nurturing.

  • Venda: a hora é agora! Durante o processo de venda torna-se imprescindível ser assertivo e direcionado. Portanto continuar a construir um relacionamento com o potencial cliente é muito importante.

Formas de vender:

Lead scoring, inbound sales e CRM.

  • Analise: é preciso saber quais são seus resultados! avalie cuidadosamente suas ações, só é possível comprovar o retorno dos seus investimentos com base em fatos;

Formas de analisar:

Web analytics e demais plataformas disponíveis no mercado.

Lembre-se:

Para alcançar o sucesso no seu negócio utilizando ações de inbound marketing acompanhe algumas dicas:

  • Conheça a sua persona;
  • Entenda o seu público;
  • Atente-se ao conteúdo produzido (ele é mesmo relevante? No que posso melhorar?);
  • Mensure seus resultados.

Monitorando as interações que ocorrem a partir de campanhas e ações de inbound marketing você poderá entender quais as melhores formas de entregar o seu serviço e assim possibilitar que o seu negócio se destaque frente aos outros!

Gostou? Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Então baixe o e-book que preparamos para você! Boa leitura :)

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.