Intruder 125cc — Cafe Racer — Projeto #001 — Stilo Motos

Fabio Peron
Jan 12, 2017 · 5 min read

Há muito tempo vinha observando algumas motos customizadas, mas nunca me chamava muita a atenção até conhecer os estilos de cafe racer, scramblers, brat…, a partir dai comecei a pesquisar mais sobre o assunto e fiquei maravilhado com os projetos que ia conhecendo.

Comecei a mostrar para um grande amigo meu Andrei Seidemann alguns projetos e de tanto eu "pilhar" ele decidimos fazer este primeiro projeto juntos, inicialmente para termos uma experiência com uma customização, pois até então éramos totalmente leigos no assunto e também para dividirmos as despesas e consequentemente montar uma moto para cada.

Procuramos algumas oficinas em nossa região, Jaraguá do Sul/SC, para executar este projeto e tivemos boas indicações da Stilo Motos em Corupá/SC, que fica a 25km da nossa cidade. Tivemos uma árdua negociação com hoje nosso grande amigo Rubens proprietário da Stilo Motos, pois tudo era muita novidade para nós.

O segundo passo foi encontrar uma moto legal para o projeto, lembrei de uma moto que meu sogro tinha e estava praticamente nova, uma suzuki intruder 2007/08 com exatamente 3.300km rodados, a intruder não nos agradava muito devido ao quadro ser mais levantado na frente, mas o estado impecável da moto fez com que optássemos por ela.

Então, mãos a obra, fizemos muita pesquisa, tínhamos muito certo o que queríamos e o que não gostávamos e sempre conversando muito com o Rubens, iniciamos o projeto em meados de outubro/2016, e a cada semana uma novidade. O primeiro grande desafio foram as rodas, pois queríamos muito colocar aros raiados e pneus grandes, ai entrou a experiência de quem estava fazendo, com algumas adaptações foi usado aros traseiros de ML na frente e traseiro também da ML, colocamos pneus Rinaldi traseiro 130/80/18 e frente 120/80/18.

Resolvido as rodas, começaram as construções das peças, o guidom e o escape foram construídos a partir do original, contato da ignição foi adaptado para a lateral para limpar o painel…

Muitas peças compramos pela internet, principalmente pelo Mercado Livre, farol, piscas, velocímetro e outras em lojas especializadas também da nossa região como as sanfonas, retrovisores, filtro…

Terceira etapa e a que consideramos uma das mais importantes foi definir o corte do quadro, pois como falei a intruder tem um formato de quadro mais alto na frente, estilo choper, e queríamos muito "depenar" o centro da moto, característica marcante das cafes, então foi feito um suporte para esconder a bateria abaixo do acento e o quadro foi cortado na metade da roda e construído uma base reta para o banco, entre o quadro original e a base foi soldado uma chapa para cobrir o buraco.

As últimas etapas foram a pintura do quadro, tanque e peças que foram construídas como os para-lamas, base do banco, etc… para o acabamento do banco foi feito um molde e levado o projeto do banco para um estofador. Gostamos muito quando o Rubens nos deu a ideia de pintar o tanque seguindo a linha do acento, tirando aquele aspecto de que o tanque ficaria alto devido ao quadro da intruder.

Nesta etapa já contávamos as horas para finalizar o projeto e dar aquele rolê! Ficávamos empolgados e satisfeito com o que víamos, era emocionante ver aquele projeto tornando-se realidade.

O motor no lugar, toda elétrica funcionando perfeitamente e o ronco do motor estava impecável.

Enfim, terminamos esse projeto #001 da intruder 125cc e já estamos pensando no próximo que será uma moto maior e vamos adorar compartilhar aqui o passo a passo.

Agradecimentos ao Rubens da Stilo Motos, contato 47. 3371–1717, 47.99196–8120, recomendadíssimo, e a Fran Jung do Estúdio Grima que fez estas fotos produzidas abaixo e novamente ao meu amigo Andrei por entrar nessa viagem comigo!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade