Ferramentas para Blog

Venho estudando como montar meu blog já a algum tempo, e nessa minha caminhada fui juntando alguns conhecimentos sabendo que serviriam, tanto para mim mesmo, quanto para outras pessoas, as ferramentas para blog que vou destacar aqui nesse artigo serão as que utilizo e como são muitas não vou entrar em detalhes agora, o uso de cada ferramenta para blog vai ficar para artigos recorrentes onde explicarei cada passo para desenvolver marketing digital.

Blog e Sistema de Hospedagem.

As Ferramentas para Blog essenciais para iniciar seu blog e os trabalhos com marketing digital.

WordPress

Ferramenta para blog nº 1 quando o assunto é blog e também graças a diversidade de designs e programadores, atende vários outros seguimentos, construindo sites cada vez mais profissionais e produtivos, você pode utilizar-lo duas formas, através da hospedagem do próprio WordPress ou num hospedagem particular, basicamente a diferença é que na do WordPress seu endereço fica assim example.wordpress.com e na hospedagem particular você escolhe através da compra de um domínio como vai querer seu endereço tipo assim seunome.com.br!

Hospedagem

Utilizo a Hostgator como hospedagem para meu blog, eles tem um atendimento de suporte muito bom, nunca tive problemas com o atendimento nem com a hospedagem em si. Na questão de valores, é um dos melhores preço que encontrei sem deixar de lado a qualidade, recomendo sem duvidas!

Temas e Plugins para turbinar seu Blog!

Existem vários temas para WordPress, no próprio repositório dele existe a opção de escolher entre milhares de opções, alguns gratuitos, outros parcialmente gratuito (quando você tem parte da funções liberadas) e outros pagos, mas tenha em mente o seguinte se vai criar um blog profissional e não tem muita experiência em Webdesign, aconselho a compra um tema pronto, os gratuitos são fracos de ferramentes de configuração e depende de uma compreensão maior a respeito de Webdesign.

Centive One

Eu utilizo o Centive One (link para um post mais detalhado sobre o assunto) este tema é pago mas vale cada centavo que paguei, você compra este tema e recebe alem do tema varias funções, como pagina de captura, ícones personalizados e captura fixada na barra lateral e muito mais (promoção com prazo limitado segundo o site do autor).

Yoast SEO Plugin

Este é um dos melhores plugins para SEO disponivel no wordpress, ele é uma das ferramentas para blog mais completas para otimização em tempo real do seu site, post, imagens e meta descrições, utilizo esse plugin na versão gratuita que já é suficiente para ajudar na hora de fazer uma publicação.

Pretty Link

Plugin que faz a diferença em um blog, com ele você pode encurtar as URL dos seu blog sem precisar recorrer a ferramentas externas como bitly, seu funcionamento e muito simples e intuitivo, e também é uma ferramenta para blog gratuita, claro que tem a versão pro que tem mais recursos, mas a versão gratuita é suficiente para esta função.

Jetpack

O Jetpack é uma ferramenta para blog indispensável para que qualquer blog. Esse plugin é responsável por posts relacionados, populares, botões de compartilhamento, divulgação, comentários e assinaturas de sistema a estatísticas e monitoramento do site, você também amará o Jetpack pela sua integração e facilidade de uso , deixando todo trabalho pesado por conta do plugin.

Disqus Comment System

Fundada em 2007 a Disqus é uma empresa pequena de San Francisco, ela surgiu para melhorar os sistemas de discussão na web, hoje acredito ser um dos maiores plugin de discussão para WordPress, sua interface e bem conhecida no mundo todo, uma ferramenta para blog sem igual, robusto, estável e com uma central própria para guardar todo a sua base de comentários e discussões online lá você tem acesso aos comentários recebidos no seu blog assim como os que você comentou em outros blogs.

Google Analytics by Yoast

Ferramenta para blog, simplesmente indispensável se você quer manter estatísticas sobre seus visitantes, integrado com sua conta do Google Analytics, este plugin da yoast tanto na versão gratuita quanto na versão premium é muito fácil de instalar e configurar, simplesmente adicionando o código UA do Analytics.

W3 Total Cache

A utilização de um plugin de cache para seu blog é quase obrigatório, ao falar de ferramentas para blog para cacheamento de dados o W3 Total Cache é imbatível, sendo usado por grandes sites como o da yoast, a configuração default já é o suficiente para o funcionamento básico do plugin, basicamente você precisa desativar o modo de preview, depois faça a ativação do cache de pagina no modo Disk (Enhanced) , depois você deverá ativar a opção Minify (Minimizar), a opção seguir é a Database Cache (Cache da Base de Dados) muito importante para blogs em WordPress, habilite também Object Cache (Cache de Objetos), esse é o básico para o funcionamento do plugin, mas existe muitas outras configurações para afinar mais as regras.

Ferramentas de Email Marketing e Gerenciamento de Leads!

LeadLoves

Uma ferramenta para todas as horas, LeadLovers (Link de Afiliado) é a ferramenta perfeita para captura, gerenciamento, vendas, treinamentos online e automatização de todas estas tarefas, não é uma ferramenta para blog propriamente dita, mas hoje em dia trabalhar com marketing digital sem uma ferramenta de landing pages unida a sequência de e-mails é uma tarefa muito difícil, posso dizer com autoridade o quanto essa ferramente vem me ajudando em geração de leads, e a manter o contato mais efetivo com minha lista de uma forma simples e transparante.

Quero deixar claro como forma de compromisso que alguns dos produtos citados aqui estão com links de afiliado, isso não gera nenhum custo extra para os interessados.

Está é minha relação básica de ferramentas para blog que eu uso, a medida que tiver novas ferramentas vou atualizando para manter o posto em dia.

Quero agradecer a atenção de todos, e pedir que se gostarem do material compartilhem com os amigo, e se tiver algum comentário deixe aqui em baixo que vamos trocando ideias a respeito.


Originally published at fabioalvescorrea.com.br.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Fabio Alves Corrêa’s story.