Marketing ou Conteúdo

FÁBIO ALVES CORRÊA·QUINTA, 18 DE FEVEREIRO DE 2016

Na verdade o correto é marketing de conteúdo!

A alguns dias um amigo me perguntou para que serve marketing digital, ele não é ligado nesta onda de relacionamento com clientes, pois nem trabalha diretamente com publico.

Nem tinha terminado de fazer essa pergunta ele já fez a segunda pergunta assim, é essa paradas de ficar postando links no Facebook para vender é isso?

Realmente, o Facebook é uma grande ferramente de publicação e uma fonte quase inesgotável de pessoas!

Mas eu lhe pergunto quando você vê uma publicação que parece ser uma publicidade você clica e sai comprando, mesmo que seja de uma migo que você conhece? 90% ou mais das pessoas não fazem isso.

Sabe porque? as pessoas não querem ser bombardeadas com vendas, não querem se sentirem como um simples $, onde não exista algo mais!

Você pode sim usar mídias sociais para fazer vendas, oferecer produtos, mesmo porque o Facebook esta se tornando uma plataforma também voltada para negócios, e todas as outras mídias estão seguindo o mesmo caminho.

Falando mais sobre o Facebook ( querendo ou não ele ditas regras e por isso é mais falado ), hoje as nossas postagens orgânicas ( que não é paga para ser entregue aos amigos ) atingem muito menos pessoas que a alguns anos atrás.

Isso se deve as politicas do Facebook em querer aumentar as formas de postagens pagas, falando em numero a taxa de entrega de postagens orgânicas vem caindo ano a ano, onde se tem informações que no passado era de 16% ou mais hoje esta perto de 5%.

O Aumento da rede de amigos, as quantidades gigantescas de seguidores em paginas obriga eles a fazerem isso, pois mantendo os percentuais anteriores isso seria um volume de interações muito grande na rede podendo até ser prejudicial para todos onde teríamos muita lentidão e erros de carregamento.

Em anúncios pagos, chamados Ads acontece algo parecido, onde cada dia mais temos ferramentas dentro do Facebook voltadas a segmentação e afunilamento para levar nossas publicações de vendas ate as pessoas certas.

Quanto a usar as mídias para fazer relacionamentos de negócios, já parou para pensar que um verdadeiro relacionamento de negócios precisa ter RELACIONAMENTO?

Sim, se você apenas posta um link de venda, um link de afiliado ou mesmo uma pagina de captura sem criar um relacionamento antes com as pessoas, as taxas de conversão deste trabalho ficam muito baixas.

Então ganhar a confiança de forma transparante e verdadeira, seguida de produtos e serviços que realmente levem algo de bom aos seus amigos e futuros clientes é o que chamamos de Marketing hoje em dia.

O conceito tradicional do Marketing que é vender usando técnicas de abordagem, convencimento e fechamento de vendas são ferramentas necessárias, mas que os consumidores estão cada dia mais preparados para não cair nelas.

Portanto meu caro amigo (que me fez a pergunta ) e todos que dedicaram um tempinho para ler essa poucas palavras, Marketing ao meu ver seja ele tradicional ( mídia impressa, publicidade em revistas, jornais outdoor etc. ) ou Marketing Digital ( E-mail, mídias sociais, blogs, e tudo que podemos fazer usando a força da internet) deve sempre se lida como:

Relacionamento, Engajamento e Conteúdo de Valor!

Ótima tarde a todos!

Fabio Alves Corrêa — fabioalvescorrea.com.br

Like what you read? Give Fabio Alves Corrêa a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.