como magic johnson foi parar nos lakers?

todos nós sabemos quem é earvin magic johnson,o maior armador da história da nba,lider de assistências da história da liga durante anos,a personificação da era showtime,cinco vezes campeão,três vezes mvp,multiplas vezes all star e por ai vai.

simplesmente magic johnson

mas nós sabemos que a história de como magic foi draftado pela franquia amarela não começa no dia em que ele foi escolhido com a primeira escolha geral do draft de 1979,muita coisa aconteceu antes disso.

pra falar de 1979,vamos voltar três anos no tempo,até 1976,o ano do bicentenário dos estados unidos,nessa época gail goodrich era o armador titular do lakers e segundo do time em pontos com 19.5,somente atrás de kareem abdul jabbar e seus 27.7 pontos de média

a camisa #25 de gail goodrich foi aposentada pelos lakers em 1996

mas gail queria ser o lider do time,e estava desanimado com seu papel cada vez menor no ataque,com suas médias de pontos caindo nas três temporadas anteriores.

(25.3 em 73–74,22.6 em 74–75 e 19.5 em 75–76)

por isso gail optou por sair de seu contrato e assinar com o então new orleans jazz como free agent.

na época,quando um time assinava com um jogador na free agency,o time que contratou esse jogador teria que ceder futuras picks como compensação,então gail goodrich saiu de LA e foi para o jazz junto com uma pick de segunda rodada em 1977,e uma pick de primeira rodada em 1978

já os lakers receberam as picks de primeira rodada de 77,78,79 além de uma escolha de segunda rodada em 1980

agora vamos ver o que os times fizeram com todas essas picks

o jazz draftou essie hollins na segunda rodada,ele nunca foi titular,foi dispensado pelos pistons e construiu uma carreira internacional nada marcante,com passagens na itália e espanha.

o jazz trocou sua pick de 1978 com o atlanta hawks que usou a escolha para selecionar jack givens,que não deu certo na nba mas teve uma carreira espetacular em kentucky,liderando sua faculdade ao titulo nacional e sendo premiado como melhor jogador do final four,sua camisa #21 está aposentada na rupp arena,hoje em dia ele é empresário.

givens foi trocado pelos hawks por joe meriweather(que infelizmente faleceu em 2013)que por sua vez foi trocado por spencer haywood,que foi bem por 34 jogos até ser trocado por adrian dantley.

AD

isso mesmo! AD,um dos maiores jogadores da história da franquia de salt lake city, ele foi um all star em utah por sete temporadas,liderando a liga em pontos por duas vezes,eventualmente dantley iria se tornar um membro do hall da fama e ter sua camisa aposentada pelo time,ele também foi treinador interino do denver nuggets quando george karl teve que se afastar devido a um cancer já curado.

dantley depois foi trocado para os pistons em troca de duas escolhas de segundo round em 87 e 90 alem de kent benson e kelly tripucka,benson e del curry(que não é aquele dell curry pai de steph,seth e da ex jogadora de volei sydel curry)foram trocados depois por darryl dawkins e mel turpin,já tripucka foi trocado por mike brown(que tambem não é aquele mike brown técnico de cavaliers,lakers e que mais recentemente foi campeão com os warriors como assistente de steve kerr)

brown depois foi trocado por felton spencer que anos depois foi trocado por brooks thompson,kenny gattison e uma escolha de primeira rodada em 1999 chamada andrei kirilenko

AK47 nos seus tempos de utah jazz

andrei kirilenko,all star e membro do primeiro time de defesa da nba,mvp da euroliga e atual presidente da federação russa de basquete.

e os lakers,ganharam o que?

os angelinos usaram a escolha de primeiro round em 77(a sexta escolha geral)para selecionar kenny carr ,que foi medalhista de ouro olimpico nas olimpiadas de montreal em 76 ainda como um universitário de north carolina state,ele teve uma boa carreira de 10 anos com médias finais de 11.6 pontos,7.4 rebotes e 1.4 assistências,números médios.

carr foi trocado por uma escolha de segunda rodada em 1980,que viria a ser wayne robinson,robinson foi trocado por uma escolha de segunda rodada em 1981 chamada harvey knuckles,um dos melhores nomes de todos os tempos,talvez esse cara seja a inspiração para a criação de knuckles quem sabe né?

mas ele só tinha o nome esquisito,nunca jogou uma partida na nba.

a escolha de primeiro round de 78 foi trocada por don chaney,charlie scott e kermit washington,que quase matou rudy tomjanovich com um soco naquele que é considerado um dos episódios mais negros da história da nba.

charlie scott depois foi trocado por ron boone que depois foi trocado por uma escolha de terceira rodada em 1981 chamada zam frederick,o jogador de nome espacial que de espacial não tinha nada mas que no seu ultimo ano em south carolina liderou o pais em pontos,só isso.

depois eles fizeram um pacote juntando a escolha de segundo round de 1980 que viria a ser sam worthen,oliver mack e a escolha de segundo round do draft de 1981,gene banks,mandando tudo isso pro chicago bulls em troca de mark landsberger,AQUELE mark landsberger,que foi posterizado por dr j nas finais de 1980

na época,os dois piores times das duas conferencias disputavam um cara ou coroa e quem ganhasse ficaria com a escolha numero 1 do draft,não tinha loteria do draft nem nada.

mas vamos voltar a gail goodrich por um segundo,lembram quando eu disse que ele jogava ao lado de kareem no lakers? quando ele foi pra new orleans sabe quem o estava esperando? pistol pete maravich!

descanse em paz pistol pete

mas os dois nunca tiveram a chance de jogar juntos ou até mesmo jogar uma temporada inteira,gail se contundiu na sua primeira temporada no jazz e nunca mais foi o mesmo jogador,e pistol pete também sofreu com contusões,jogando menos e menos jogos a cada temporada,e foi por isso que o jazz tankou a temporada inteira.

no final de tudo a situação ficou a seguinte:

o new orleans jazz ficou com a pior campanha do leste e o chicago bulls acabou com a pior campanha do oeste(nessa época o bulls era conferencia oeste)mas o los angeles lakers era dono da escolha de primeiro round que new orleans cedeu na troca de gail goodrich lembra? no cara ou coroa o lakers selecionou magic johnson e o bulls selecionou um tal de david greenwood(quem?)deixando de fora bill cartwright,sidney moncrief,vinnie johnson e jim paxson(irmão mais velho de john paxson)

e isso nos leva a seguinte pergunta? o que teria acontecido se chicago tivesse ganhado aquele cara ou coroa?

eles teriam caido em mediocridade nas cinco temporadas seguintes? provavelmente não,o que significa que eles não poderiam draftar um certo novato de north carolina no draft de 1984

esta é a cara de um homem que vai dominar a nba
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.